Mini Cine | Ciclo de curtas-metragens independentes

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Evento on-line.

Sobre este evento

A programação do Mini Cine, que exibe curtas-metragens independentes nacionais e internacionais no Instituto Ling, foi temporariamente adaptada para o ambiente virtual. Com curadoria da Lora, selecionamos uma série de conteúdos e obras cinematográficas para o público desfrutar de casa.

A curadora do projeto, Manu Fetter, preparou um vídeo contando sobre a escolha dos filmes para este ciclo. Confira acima :)

Foram selecionados curtas infantis, lúdicos e animados. São 4 filmes da 4º edição da Mostra Semente de Cinema Infantil e Sustentabilidade. É uma iniciativa e uma realização da Okna Produções em parceria com a Virada Sustentável, que tem o propósito de sensibilizar as crianças para o tema da sustentabilidade, disseminando um olhar ativo sobre toda profusão de assuntos que partem dessa discussão. A mostra fica disponível até 30 de novembro e apresenta 18 curtas-metragens brasileiros que estarão disponíveis gratuitamente no canal.

Escolhemos filmes que nos instigam a espiar pela perspectiva infantil e, quem sabe, resgatar nossa curiosidade para desvendar os enigmas do mundo atual. São duas animações: Lé com Cré e Vivi Lobo e o Quarto Mágico, que nos trazem um respiro de inocência para refletirmos e observarmos um mundo mais colorido e plural. E as ficções: Pierre e a Mochila e O Melhor Som do Mundo, obras que nos elevam ao místico sentimento das descobertas elementares.

• Filmes •

Lé com Cré (2018), de Cassandra Reis

Brasil | 5 min | Animação, documentário

Sinopse: Dinheiro, medo e coisas de menino & menina contados por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito.

Comentário da curadora: Um documentário animado sobre algumas das nossas percepções mais genuínas, sobre valores e a naturalidade das coisas. O filme nos abre uma janela para o simples e essencial, nos convida a refletir sobre conceitos já tão estruturalizados em nossa sociedade, mas que ainda podem ser flexibilizados à mudança de comportamento.

Curta-metragem vencedor da categoria Histórias Animadas no Prêmio Brasil de Cinema Infantil em 2018.

Disponível aqui.

Vivi Lobo e o Quarto Mágico (2019), de E. M. Z. Camargo, Isabelle Santos

Brasil | 13 min | Animação

Sinopse: Vivi Lobo é zombada pelos colegas da escola por conta do seu nome. Mas quando ela descobre uma porta mágica em seu quarto, começa dentro dela um processo de transformação que a fará ver o vê-lo de uma forma diferente.

Comentário da curadora: Belíssima obra que ilustra um livro infantil composto por um mosaico de referências femininas. Em uma ode à literatura, o filme nos apresenta uma sensível animação sobre uma de nossas descobertas mais importantes na vida: a intuição. De maneira leve e com um composé de cores e traços, o curta rega uma sementinha que está dentro de todos nós.

Vencedor do prêmio de Melhor Curta de Animação na Mostra de Tiradentes - BrasilCine PE – Brasil e o Prêmio PlayKids do 30ª Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Disponível aqui.

O Melhor Som Do Mundo (2015), de Pedro Paulo de Andrade

Brasil | 13 min | Ficção

Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona sons, e quer encontrar o melhor som do mundo.

Comentário da curadora: Um curta de história longa. O filme nos convida a participar de uma busca excepcionalmente autêntica, acompanhando a vida do Vinicius que coleciona sons. Em fotografia impecável, cada frame vem acompanhado por um foley e a cada som coletado uma emoção é descoberta. Até que a obra nos questiona sobre qual seria o melhor som do mundo e, assim, nos transporta para uma jornada individual numa montanha russa de sentimentos.

O curta já foi selecionado e exibido em 48 festivais de 19 países e acumula 18 premiações, entre elas de Melhor Filme Júri Popular CineFest Gato Preto 2015 e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro for Best Short Film - Fiction 2015.

Disponível aqui.

Pierre e a Mochila (2013), de Iuli Gerbase

Brasil | 11 min | Ficção

Sinopse: Após a mãe de Pierre fugir de casa, seu tio e avô decidem se mudar com o menino para uma pequena cidade. Lá, Pierre conhece três meninas e faz novas amizades na escola.

Comentário da curadora: Uma peça avant-garde, uma obra caleidoscópica que trata de diversos temas pertinentes e presentes, e o faz em uma trama de subjetividades e sutilezas. Seja pela fotografia ou pela direção de arte, o filme nos encanta, assim como as atuações dos pequenos, que nos conquistam e convidam a mergulhar na luz. O filme nos lembra da empolgação da descoberta, da magia na troca, dando saudades do contato presencial.

Selecionado para Mostra Competitiva do 10º Amazonas Film Festival e para Mostra Infantil Calanguinho do 2º Curta Brasília.

Disponível aqui.

Atuando como uma empresa de curadoria e experiência de cinema independente, a Lora busca promover o acesso a produções alternativas estrangeiras e nacionais, expondo diferentes histórias e temas à crítica e aprendizado através da expressão audiovisual. A proposta central é expandir a exibição cinematográfica para novos ambientes, ressignificando a experiência do espectador e apresentando uma nova perspectiva de imersão contextual pela janela da tela. Com mais de 25 exibições em ruas, museus, institutos culturais, galerias e escolas, a Lora alinha curadoria a experiência para transcender a percepção cinematográfica.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo