Gratuito

Mini Cine | Ciclo de curtas-metragens independentes

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento online

Descrição do evento
Evento on-line.

Sobre este evento

A programação do Mini Cine, que exibe curtas-metragens independentes nacionais e internacionais no Instituto Ling segue no ambiente virtual, mas em novo formato. Com curadoria da LORA, além da seleção de conteúdos e obras cinematográficas para o público desfrutar de casa, realizaremos uma live para debater as indicações.

A cada novo ciclo, Manu Fetter, curadora do projeto, irá conversar com um convidado que esteja em harmonia com os assuntos abordados nos filmes selecionados. A convidada desta edição será a paleobotânica e pesquisadora Dra. Cristine Trevisan, que participará do encontro com transmissão direta do Instituto Antártico Chileno, em Punta Arenas, no Chile.

Ao se inscrever, você receberá os links de acesso aos filmes curados no e-mail de confirmação. No dia 26 de março, às 19h, acontece a live no Instagram com para falar sobre os curtas escolhidos. Siga o Ling no Instagram e não perca essa conversa: @instituto.ling.

A Manu preparou um texto falando sobre a escolha dos filmes para este mês. Confira:

Neste mês, escolhemos cinco filmes de arte para refletirmos sobre ciclos. Os ciclos elementares da nossa vida na terra, seus fluxos e tempos, em perspectiva com o que estamos vivendo atualmente diante das mudanças climáticas e orgânicas, sob a perspectiva do cinema experimental.

As cinco expressões estão agrupadas nesta composição e em harmonia, com a proposta de observar os ciclos do nosso planeta. Começando desde o ponto de vista dos céus e dos mares, através da obra Pursuit e Elemental. Até chegarmos a um sobrevoo na esfera terrestre com Earth, para então compreendermos a visão cósmica destes ciclos, desde o universo até o centro de nós mesmos, em Hope. E, por fim, refletirmos sobre as simetrias cíclicas que compartilhamos com a natureza enquanto seres vivos, através da ótica espelhada de Symmetry.

Os filmes são obras experimentais, e este tipo de produção nos traduz uma experiência estética que tem o objetivo de despertar a reflexão em detrimento da ação. Isso significa que, quando assistimos a uma obra dessas, nos aproximamos do processo de manifestação daquela expressão e somos convidados a nos posicionar como espectadores ativos. E os espectadores ativos são críticos, observadores e principalmente conectores de mundos e conhecimentos.

Abram espaço para experimentar e experienciar estes filmes.

• Filmes •

Pursuit (2019), um filme de Mike Olbiski

EUA | 7 min | Livre

Sinopse: O filme nos convida a atuar como espectador ativo, nessa experiência de se assistir a uma obra experimental. Mike Olbinski é um caçador de tempestade que encontrou narrativas e histórias no movimento das nuvens.

Elemental (2018), um filme de Armand Dijcks

EUA | 4 min | Livre

Sinopse: O fotógrafo Ray Collins captura a magia que acontece na interseção da água e da luz. Cada tomada neste filme foi criada a partir de uma única das fotos originais de Ray. As fotos são transformadas num híbrido entre foto e vídeo, em looping infinito que faz um único momento durar para sempre.

Earth (2012), um filme de Michael König

França | 5 min | Livre

Sinopse: Sequências de lapso de tempo de fotos tiradas pela tripulação de expedições 28 e 29, a bordo da Estação Espacial Internacional de agosto a outubro de 2011, a uma altitude de cerca de 350 km. Todos os créditos vão para eles.

Hope (2018), um filme de Max Cooper

França | 5 min | Livre

Sinopse: Hope é um poema visual sobre a viagem de um pensamento, com escala de transposição para o gigantesco cósmico. Tenta representar a complexidade do cérebro e o nascimento de um sentimento, pois uma partícula carregada viaja pelo neurônio e dá o poder de criar informações e emoções.

Symmetry (2011), um filme de Daniel Mercadante

EUA | 3 min | Livre

Sinopse: Um filme sobre o equilíbrio.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento online

Salvar este evento

Evento salvo