Gratuito

Neurotecnologia no Brasil: Criando as sinapses para a inovação

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

inovaBra habitat - Auditório 10º andar

Av. Angélica, 2529

Bela Vista

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

SOBRE O EVENTO

SOBRE O BRAINN
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) apoia 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) que têm como missão desenvolver investigação fundamental ou aplicada, focada em temas específicos; contribuir ativamente para a inovação por meio de transferência de tecnologia; e oferecer atividades de extensão voltadas para o ensino fundamental e médio e para o público em geral.

Um desses CEPIDs é o Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (BRAINN) que foi criado com o foco na investigação dos mecanismos que levam à epilepsia e ao acidente vascular cerebral (AVC), assim como os danos causados por sua progressão. Para desenvolverem pesquisas que têm como requisitos: a relevância clínica, o realismo e a originalidade científica, o BRAINN conta com competências em áreas que incluem: genética, neurobiologia, farmacologia, neuroimageamento, informática, robótica, engenharia, física e suas diversas combinações.

O PROJETO EM DESENVOLVIMENTO
Desde o começo de 2018, motivado pela oportunidade de gerar mais impacto e inovação a partir do conhecimento gerado por seus pesquisadores em neurociência, o BRAINN iniciou um projeto com o objetivo de avaliar a oportunidade e criar um centro de inovação voltado para a realização de suas atividades de neurotecnologia*.

A visão de um espaço independente e autônomo para melhor geração de valor para a sociedade através da geração de startups, desenvolvimento de equipamentos e procedimentos médicos, projetos colaborativos com a indústria, formação de novos talentos para o mercado, foi a mola mestra para a realização desse projeto.

O projeto está em sua fase final de execução e foi conduzido em 2 frentes de trabalho:

  1. Estruturação de uma visão das oportunidades existentes no mundo em Neurotecnologia, que resultou num mapa de tecnologias e oportunidades a ser divulgado durante esse evento.
  2. Estruturação de um business case para criação de um centro de inovação em neurotecnologia, para o qual o ponto de partida é a realização de um workshop com diversos atores do ecossistema para desenho de potenciais projetos colaborativos de inovação em neurotecnologia.

O workshop em questão, tem o objetivo de divulgar de mapa de tecnologias e oportunidades em Neurotecnologia e promover a construção de projetos colaborativos de inovação com diversos atores do ecossistema.

Serão convidados para participação no workshop: cientistas, empresas, startups, investidores e agentes de fomento, interessados no tema.

Agenda Preliminar do Evento

Período da Manhã (09h00 as 12h00)

  • Abertura
  • Apresentação do Projeto
  • Divulgação do Estudo sobre Neurotecnologia
  • Debate sobre as oportunidades em neurotecnologia no Brasil
    • Fernando Cendes, Pesquiador BRAINN
    • A definir, Empresa Associada à ABIMO
    • A definir, Startup relacionada a Neuro
    • A definir, Representante de Agência de Fomento
    • Eduardo Toma, Moderação Inventta
  • Encerramento da Manhã

  • Break para Almoço

Período da Tarde (14h00 as 17h00)

  • Abertura da Tarde
  • Fishbowl: Oportunidades de Inovação em Neurotecnologia
  • Dinâmica de discussão de construção de projetos
  • Encerramento

  • O campo da neurotecnologia apresenta grande potencial em inovação e transferência tecnológica. Os desafios estão na produção de equipamentos complexos e de softwares voltados para diagnóstico e tratamento. Isso inclui o desenvolvimento e a construção de sistemas de imageamento funcional do cérebro, usando fótons infravermelhos; o desenho e a microfabricação de neurossondas para pesquisa inovadora e uso clínico; o desenvolvimento de softwares otimizados para processamento de imagens médicas; o desenvolvimento de técnicas rápidas de diagnóstico, baseadas em rastreamento genético; o desenho e a construção de interfaces cérebro-computador para tecnologias de assistência; e o desenvolvimento de sistemas de reabilitação.

SOBRE O PALESTRANTE

Líderes do BRAINN

  • Fernando Cendes
  • Li Li Min
  • Roberto Covolan

Facilitador Inventta:

  • Bruno Moreira é CEO da Inventta empresa de consultoria do Grupo Instituto Inovação, do qual é um dos sócios. Tem experiência em planejamento, desenvolvimento e gestão de novos negócios. Atuou em grandes projetos de consultoria, através dos quais desenvolveu conhecimento de finanças corporativas, marketing, com um sólido entendimento de processos e sistemas de diversos setores. Como executivo desenvolveu suas habilidades de liderança, gestão e trato de assuntos estratégicos.
Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

inovaBra habitat - Auditório 10º andar

Av. Angélica, 2529

Bela Vista

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo