Vendas terminadas

O Avesso do Claustro (Cia do Tijolo)

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Galpão do Folias

Ana Cintra 213

Campos Elíseos

São Paulo, SP 01201060

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 1 dia antes do evento

Descrição do evento

Descrição

O AVESSO DO CLAUSTRO

Neste espetáculo a Cia do Tijolo convida o público a um encontro com uma das figuras mais importantes da história brasileira do século XX: Dom Helder Câmara, o bispo vermelho. A biografia do grande homem já seria suficiente para justificar a escolha do tema do espetáculo.

Dom Helder atravessa nossa história e é personagem decisivo na construção do que poderíamos chamar de um pensamento de esquerda na América Latina. De sua passagem pelo Integralismo, “um pecado da juventude”, como ele define esse período de sua vida, até sua “conversão” em direção ao socialismo, Helder esteve presente nos mais importantes momentos da história mundial: um dos brasileiros mais conhecidos no exterior durante os anos 70 e 80,persona non grata durante o regime militar, indicado 3 vezes ao Nobel da Paz, primeiro brasileiro a denunciar no exterior os crimes de tortura ocorridos nos porões da ditadura .

Foi um dos mais ferrenhos aliados de presos políticos, colaborador dos sem terra,dos sem teto e dos moradores das favelas do Rio de Janeiro e do Recife. Incentivador das comunidades eclesiais de base e daquilo que hoje chamamos políticas de empoderamento. Defensor de uma igreja progressista,chegou a ser conhecido como conspirador durante o Concílio Vaticano II por sua capacidade estratégica e midiática. Dom Helder acreditou numa forma de luta política em que o povo, ao articular suas próprias demandas, se torna sujeito de sua própria história.

O ator Dinho Lima Flor, que divide a direção com Rodrigo Mercadante, dá vida ao bispo poeta. Dom Helder entra em cena para dialogar com esses tempos turbulentos em que vivemos. Segundo os artistas criadores do espetáculo, “invocamos o santo rebelde como companheiro de trincheira em tempos turbulentos e convidamos nossos companheiros, com Deus ou sem Deus, para se juntarem a nós nesse desafio cotidiano de reinventar formas de vida que anseiem o impossível”

Cia do Tijolo

A Cia do Tijolo é fruto de muitos encontros. Encontro de artistas que em 2008 decidiram realizar um mergulho na vida e na obra de Patativa do Assaré. Desse primeiro impulso surgiram o Show Cante Lá que eu Canto Cá e o espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô. Depois vieram outros encontros com outros pensadores e com outros artistas. Veio Garcia Lorca que inspirou nossa Cantata para um Bastidor de Utopias, Paulo Freire que serviu de norte para a criação de Ledores no Breu e a figura de Dom Helder Câmara, o bispo vermelho em O Avesso do Claustro. São nove anos de existência buscando caminhos nos quais política, poesia e música sejam novamente capazes de construir experiências alternativas ao discurso dominante.

Ficha Técnica​​

Direção: Dinho Lima Flor e Rodrigo Mercadante

Direção Musical: Wiliam Guedes

Dramaturgia: Cia do Tijolo

Orientação teórica: Frei Beto

Atores: Lilian de Lima, Karen Menatti, Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante e Flávio Barollo. Músicos: Maurício Damasceno, William Guedes, Leandro Goulart, Eva Figueiredo, Clara kok e Felipe Chacon

Figurinista: Silvana Marcondes

Concepção e Construção de Cenário: Cia do Tijolo e Silvana Marcones

Desenho de luz: Aline Santini

Bonecos: André Mello

Operação de luz: Laiza Menegassi

Operação de som: Leandro Simões

Direção de montagem: Alécio Cézar
Design Gráfico: Fábio Viana
Fotografia: Alécio Cézar
Produção Executiva Cris Raséc
Produtores: Lucas Vedovoto e Artur Mattar
Produção de comunicação: Mercutcho! Arte e Comunicação

Realização: Cia do Tijolo
Administração: Cooperativa Paulista de Teatro

SERVIÇO

Temporada – de 31 de maio a 1° de julho

Qui, sex e sáb. 20h e dom. 19h

Local – Galpão do Folias (Rua Ana Cintra, 213 - Campos Elíseos - São Paulo - ao lado do metrô Sta Cecília)

Ingresso: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia)

Duração: 150 min.

Lotação: 96 pessoas

Indicação etária: acima de 12 anos

Wi-fi público
Aceita cartões de débito e crédito
Estacionamento conveniado ao lado
Acesso para pessoas com mobilizadade reduzida

Data e hora

Localização

Galpão do Folias

Ana Cintra 213

Campos Elíseos

São Paulo, SP 01201060

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 1 dia antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo