O LIVRO VERMELHO DE JUNG – com Roberto Crema
Data e hora
Localização
Evento on-line
Política de reembolso
O Imaginal em Ação
Sobre este evento
HORÁRIOS
15.07 - Sexta 19:30 às 22h.
16.07 - Sábado das 9h às 12h e das 15h às 18h.
CONTEÚDO
Nesta jornada introdutória imaginal pela topografia do Livro Vermelho dos amplos horizontes da psicologia complexa de C. G. Jung percorreremos alguns de seus episódios simbólicos mais marcantes, por meio de uma breve anamnese do que o próprio autor considerou um confronto com o inconsciente, uma aventura arquetípica iniciática que representou a matéria prima vibrante que se consolidou em toda a sua vasta e paradigmática obra.
O Livro Vermelho significa uma viagem pelo universo visionário arquetípico onde o ego imaginal de Jung interage diretamente com as imagens estruturantes em uma dinâmica onde aprende, ensina e sem se identificar segue adiante. Uma arena de encontro e dialogicidade com os mortos e múltiplas personalidades míticas e intrapsíquicas. Um ousado e inovador mergulho de resgate da própria alma, que alia profundeza à altitude de um microcosmo interior do qual, como um prólogo de seu processo de individuação nasce, ao mesmo tempo, o mito pessoal e a psicologia visionária de Jung.
Trata-se de uma introdução ao testemunho junguiano de exercício livre da imaginação ativa, que nos conduz a um mergulho dionisíaco psicodramático na originalidade de um campo simbólico, onde o pensamento se transveste em drama e a linguagem se expressa como articulações vivenciais dotadas de uma vestimenta metafórica e figurativa. O Livro Vermelho, segundo seu organizador Sonu Shandasani, é uma elaboração lírica tecida com a linguagem do drama, da estética, da aventura e da literatura. Uma poética da alma, embriaguez sóbria, com insights que reimagina um novo olhar para um novo viver.
Refletiremos sobre o Encontro imaginal, o resgate da alma, o Livro dos Mortos de Jung, um cristianismo reimaginado, a trindade Elias, Salomé e a Serpente, o Senhor do Jardim, A loucura divina, Evangelho de Filêmon: coincidentia oppositorum; além do bem e do mal; os Sete Sermões aos Mortos, o Tao da hospitalidade...
"Em algum lugar, além do bem e do mal, existe um jardim. Eu encontrarei você lá."
RUMI
ROBERTO CREMA
Psicólogo, Antropólogo e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris. Criador do enfoque da Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia. Coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional (1987), que impulsionou a criação da UNIPAZ. Introdutor, no Brasil, da Formação Holística de Base (1989) e do Colégio Internacional dos Terapeutas (1992). Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation (Escócia). Reitor da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. Autor e coautor de 30 livros.