R$650

O Mundo dos Azeites e a Safra Brasileira 2018

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

A Casa Viva

Sacopã, 756

Lagoa

Rio de Janeiro, RJ 22471180

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Se você já se perguntou:

  • O que define um bom azeite? Como escolher?
  • Quanto menor a acidez melhor o azeite? Tem que ter gosto de azeitona?
  • Qual a diferença de Azeite de Oliva Extra Virgem, Azeite Virgem e Azeite de Oliva? Existe Azeite de Abacate?
  • Existem variedades diferentes? Depende do país, da azeitona?
  • O Brasil produz azeite? São bons?

Responda estas perguntas e muitas outras no curso: O MUNDO DOS AZEITES E A SAFRA BRASILEIRA 2018 nA Casa Viva.

Nos dias 2 e 9 de agosto de 2018 de 18h30 às 22h com a chef e azeitóloga Francine Xavier e os professores convidados do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal – Dr. José Alberto Pereira e Eng. Nuno Rodrigues.

Serão noites deliciosas com muita conversa, bons azeites, puros e harmonizados para degustação. Se quiser, traga seu vinho!

O CURSO:

Desde 2008 produzimos azeites no Brasil, aumentando sua produção, pesquisa e qualidade a cada ano. Nossa identidade vem sendo desenhada e cada vez mais reconhecida e respeitada. Estamos escrevendo nossa história como produtores, poder participar deste momento é um privilégio para os produtores e consumidores!

O brasileiro ainda é visto pelo mundo como um consumidor que não reconhece bem as qualidades e defeitos dos azeites, assim torna nosso mercado perfeito para o escoamento de produtos que não seriam tão apreciados por consumidores que já tem o gosto mais formado.

Vivemos com o azeite a experiência que tivemos com o vinho nos anos 80, sabemos os benefícios mas ainda não conhecemos bem o produto.

Nosso principal objetivo com este curso é contribuir para a formação do gosto e ajudar você a reconhecer se o azeite que consome é realmente o que anunciam.

No curso você terá a oportunidade de:

  • Conhecer a história deste alimento ancestral e como ele se desenvolveu no Brasil e no Mundo;
  • Identificar os benefícios do azeite para a saúde, separando mitos de verdades;
  • Iniciar sua formação do gosto definido suas preferencias;
  • Degustar azeites identificando atributos positivos e negativos;
  • Degustar a nova safra de azeites brasileiros, extraídos em fevereiro de 2018
  • A cada dia harmonizar três mini porções (entrada, principal e sobremesa) com azeites distintos, analisando as qualidades de cada parceria.
  • Ter uma aula com dois dos maiores experts de Portugal em Azeites de Oliva Extra Virgem.

O CONTEÚDO:

  • Azeites no Brasil, Portugal e no Mundo
  • Analise Sensorial
  • Atributos e defeitos do azeite
  • Mitos e verdades para escolha de azeites
  • Princípios básicos de harmonização

OS PROFESSORES:

Francine Xavier (dias 2 e 9 de agosto)

Mestranda em Práticas de Desenvolvimento Sustentável pela UFRRJ, trabalha há trinta anos com gastronomia, montou e fez a gestão do primeiro grupo de estudo e pesquisa em azeite de oliva extra virgem no Rio de Janeiro, no período de 2009 à 2016, quando foi gerente de gastronomia do Senac Rio.

Estuda azeites desde 2009, iniciou suas pesquisas com a escola Italiana, quando foi apresentada à Elaioteca do professor Mauro Martelossi da International Olive Oil Agency. Seguiu sua formação no IFAPA de Cabra (Andaluzia- Espanha), orientada por uma das maiores especialistas do mundo, doutora Brígida Jiménnez. Este ano iniciou seus estudos sobre a escola portuguesa, orientada pelos doutores José Alberto Pereira e Nuno Rodrigues do Instituto Politécnico de Bragança- Portugal.

É pesquisadora de azeites brasileiros, organiza cursos para a formação de produtores e degustadores, propõe blends, divulga a cultura do azeite e apoia a formação de gosto de consumidor.

Dr. José Alberto Pereira (dia 2 de agosto)

Licenciado em Engenharia Agrícola (UTAD), Mestre em Controlo de Qualidade (FF-UP), Doutor em Ciências Agrárias (UTAD) e Agregado em Nutrição e Química dos Alimentos (FF-UP). É Professor Coordenador com Agregação na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (ESA-IPB). É Presidente da Comissão Científica do Mestrado de Qualidade e Segurança Alimentar da ESA-IPB, e responsável pela disciplina de Tecnologia da azeitona, azeites e óleos vegetais. Participa/participou como Investigador Responsável ou membro da equipa de investigação em mais de 35 projetos nacionais e internacionais nas áreas da olivicultura/tecnologia dos produtos do olival (azeite e azeitona de mesa) e modos de proteção sustentável contra pragas agrícolas. Desde 2012, é Vice-Presidente para a Olivicultura da Associação Portuguesa de Horticultura e representante nacional no Conselho Oleícola Internacional para a área de azeitona de mesa. Tem atuado como docente em diferentes cursos de olivicultura e azeite e participado como membro do júri de diferentes concursos de qualidade de azeite. É autor e co-autor de vasta bibliografia nas suas áreas de atividade científica.

Eng. Nuno Rodrigues (dia 2 de agosto)

Licenciado em Engenharia Alimentar e Engenharia Agronómica, e Mestre em Qualidade e Segurança Alimentar pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança), e Doutorando em Engenharia de Biossistemas pela Universidad de Léon (Espanha). Tem dedicado grande parte da sua atividade técnico-científica à área de análise sensorial de azeite e azeitona de mesa, áreas onde participou como membro de painel em diferentes concursos nacionais e internacionais. Docente/monitor em diferentes cursos na mesma temática em diferentes cursos organizados por Associações do setor ou Universidades em Portugal, Espanha e Brasil. Experiência na caracterização de produtos do olival (azeite e azeitona de mesa) ao nível de físico-químico e sensorial. Autor de vários trabalhos nas áreas da olivicultura, do azeite e da azeitona de mesa.

Maiores informações com Tita Moraes (21) 96433-6507

Uma realização:

A CASA VIVA, CAMBUCÁ & AZEITES PRADO VAZQUEZ

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

A Casa Viva

Sacopã, 756

Lagoa

Rio de Janeiro, RJ 22471180

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo