O que há de novo no Universo, com Thaisa Storchi Bergmann
- Ages 16+
O que há de novo no Universo: do Big Bang à procura de planetas habitáveis, com Thaisa Storchi Bergmann
Data e hora
Localização
Instituto Ling
João Caetano , 440 Três Figueiras Porto Alegre, RS 90470260 BrazilPolítica de reembolso
Agenda
7:00 PM - 9:00 PM
Aula 1 - O Big Bang e o Universo primordial
Sobre este evento
- Estacionamento pago no local
Desde os primórdios da Humanidade procuramos respostas sobre a origem e o futuro do Universo. O que existia antes do seu aparecimento? Quantas galáxias existem? O que são Buracos Negros e Quasares? Existe vida em outros planetas? Com o desenvolvimento de instrumentos como o telescópio espacial James Webb e o Event Horizon Telescope, nosso entendimento sobre como e quando se formaram as primeiras estruturas e sobre como o Universo e suas galáxias (como a nossa Via Láctea) parecem ter evoluído mais rapidamente do que pensávamos, ganhou novas perspectivas. Em três encontros, a astrofísica Thaisa Storchi Bergmann apresenta os resultados mais recentes da ciência nesta área, que têm mudado nosso entendimento sobre o Universo. Através de imagens, filmes e discussão com os participantes, partiremos do evento Big Bang, passando pelos grandes mistérios do Universo, como a matéria e a energia escuras, até chegarmos na busca por vida fora da Terra.
Confira o programa do curso:
Dia 19.8 - Aula 1: O Big Bang e o Universo primordial
Quando todas as partículas e primeiros elementos químicos – o Hidrogênio e Hélio, foram formados e deram origem a tudo o que conhecemos: nebulosas, estrelas e seus planetas, buracos negros e galáxias. Discutiremos como o James Webb está revolucionando o nosso entendimento de como e quando se formaram suas primeiras estruturas, logo após a Era da Escuridão e como o Universo e suas galáxias (como a nossa Via Láctea) parecem ter evoluído mais rapidamente do que pensávamos.
Dia 26.8 - Aula 2: Os mistérios do Universo
A matéria e a energia escuras, que dominam o conteúdo do Universo em termos de massa/energia, determinando assim o seu "rumo". Quantas galáxias existem no Universo? Como sabemos da existência de matéria escura? E da Energia Escura? O que são Buracos Negros e Quasares? O que novos instrumentos têm revelado sobre estes constituintes do Universo e sua evolução ao longo dos seus 13,8 bilhões de anos de idade? Como a nossa galáxia, a Via Láctea, evoluiu para ser como a observamos nos dias de hoje?
Dia 2.9 - Aula 3: O nosso lugar no Universo
O terceiro encontro será sobre nosso lugar no Universo, focando nos planetas do Sistema Solar e exoplanetas ao redor de outras estrelas, e a procura de vida fora da Terra. Hoje sabemos que a presença de planetas ao redor das estrelas é mais a regra do que exceção. O Universo tem trilhões de galáxias, cada uma com trilhões de estrelas, cada estrela com pelo menos um planeta ao seu redor. Ou seja, há mais planetas do que estrelas no Universo. Assim sendo, será que estamos sozinhos? Parece improvável, e observações recentes com James Webb têm mostrado a presença de oxigênio e moléculas na atmosfera de exoplanetas. Novas missões estão em andamento para a procura de vida fora da Terra, como as da NASA: Artemis e HWO – Habitable Worlds Observatory.
Conheça a Ministrante:
Thaisa Storchi Bergmann graduou-se em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e concluiu mestrado e doutorado na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Fez estágios de pós-doutoramento na Universidade de Maryland, no Instituto de Ciência do Telescópio Espacial (STScI, na sigla em inglês), no Instituto de Tecnologia de Rochester – RIT, na sigla em inglês, no Instituto de Tecnologia Rochester e na Universidade de Harvard, todos nos Estados Unidos. Foi professora visitante no Instituto de Tecnologia de Rochester e na Universidade de Harvard. Suas linhas de pesquisa incluem astrofísica extragaláctica, em particular no estudo dos processos de alimentação e de buracos negros supermassivos em galáxias. Outros temas dos seus estudos envolvem: galáxias ativas, galáxias starburst e região nuclear de galáxias, estudando as propriedades do gás emissor e da população estelar. Em 2010, recebeu o Prêmio Scopus da Editora Elsevier e, em 2015, o Prêmio L’Oréal/Unesco para Mulheres na Ciência. Além de ser membro da Academia Brasileira de Ciências - ABC, Thaisa também é membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês).
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente: instituto.ling@institutoling.org.br
Política de reembolso:
Em alinhamento com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo para realização do reembolso é de até 7 dias do início da atividade. Caso você tenha efetuado a compra com menos de 7 dias de antecedência à programação/curso, o cancelamento somente poderá ser realizado até 48 horas antes do início do evento.