Ocupar a Terra, Ocupar a Tela: mulheres, terra e movimento

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Instituto Moreira Salles - IMS Rio

476 Rua Marquês de São Vicente

Gávea, RJ 22451-040

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Oficina de Cinema: “Ocupar a Terra, Ocupar a Tela: mulheres, terra e movimento”

Sobre este evento

A proposta da nossa oficina será realizada em uma vivência de três dias, das 14h às 18h, nos dias 2, 3 e 4 de outubro por Graciela Guarani, Michely Fernandes e Sophia Pinheiro.

“Ocupar a terra, ocupar a tela”, possui como objetivo principal discutir as questões das mulheres indígenas e suas relações com a terra a partir do acionamento poético e político do audiovisual.

Além da análise das imagens produzidas por elas mesmas e um panorama teórico/empírico sobre essas práticas, propomos que cada participante realize exercícios audiovisuais com a finalidade de produzir suas próprias cartografias/escritas de si e relações de pertencimento com a terra, à luz da experiência de resistência dessas realizadoras.

AULA 1 | Quarta-feira, dia 2 de outubro | 14h às 18h

Mulheres, terra e a imagem: o que alguns filmes nos mostram

Local: Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel - Rua das Palmeiras, 82, Botafogo.

O início da oficina tem como objetivo compartilhar projetos de mulheres e suas relações com a terra por meio das imagens, a fim de contextualizar nossa proposta. Exibiremos quatro filmes: Demarcação Daje Kapap Eypi (2015), A voz das mulheres indígenas (2015), Opará (2016), Teko Haxy (2018) e Kaiowá Kuñataí (2016). Assim, iniciamos a oficina com um questionamento: com qual finalidade e de que modo essas mulheres utilizam a imagem?

AULA 2 | Quinta-feira, dia 3 de outubro | 14h às 18h

Territorialidades, corpos e escritas de si

Local: IMS Rio - Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.

Com o relato da trajetória das cineastas, começaremos uma discussão sobre a política das imagens e das representações entre as mulheres indígenas brasileiras, a partir de seus relatos pessoais.

AULA 3 | Sexta-feira, dia 4 de outubro | 14h às 18h

Oficina prática: filme-carta para si

Local: IMS Rio - Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.

Após os dois primeiros dias da oficina, os participantes produzem um filme-carta manifesto. A proposta é trabalhar a mensagem do filme com foco na autoreflexão política, percepção das suas vivências e conexões subjetivas com os espaços, a terra e a coletividade. Nesse momento o foco é trabalhar com as ideias do fazer compartilhado, conceitos de roteiro, direção e montagem não convencionais. A realização deste último dia prático, corrobora com os acionamentos propostas pela oficina na consciência criativa e resistente do fazer imagético sensível. Sensível não apenas porque é centrado em questões das mulheres, mas sensível porque sensibiliza a experiência vivida com a prática cotidiana aos “assentamentos” e “retomadas” das imagens.

Neste terceiro dia, visualizaremos os filmes-carta produzidos e montaremos.

É recomendável levar celular para a prática da oficina.

Serviço

2, 3 e 4 de outubro

14h às 18h

Gratuito

Crédito da imagem: Claudia Andujar. Catrimani, RR, 1974.

Data e hora

Localização

Instituto Moreira Salles - IMS Rio

476 Rua Marquês de São Vicente

Gávea, RJ 22451-040

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo