R$150 – R$300

[oficina] Apresentação x Representação, com Ding Musa

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Professor: Ding Musa

[oficina Apresentação x Representação]

Uma investigação da construção de imagens aliada ao desenvolvimento de linguagem através da fotografia. Ao estabelecer as conexões entre o processo técnico encontrado por cada artista para a construção de suas linguagens e corpo da obra, exploraremos a compreensão de nossas próprias escolhas como fotógrafos. A cada aula serão abordados alguns autores e os recursos técnicos por eles utilizados em suas práticas (de tipos de câmeras e outros aparatos técnicos a procedimentos), bem como a importância de tais escolhas na construção da linguagem de cada um. Esse estudo e essa análise coletivas serão acompanhadas da leitura da produção dos participantes.

Pré-requisitos: A oficina é voltada para pessoas que já tenham se iniciado em fotografia e queiram entrar em contato com seus processos técnicos de constituição de linguagem.


A oficina tem 6 encontros e será realizada ás quartas feiras das 19h00 às 21h30, nos dias 4, 11, 18 e 25 de março e 1 e 8 de abril.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 5 encontros da oficina. (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).


PROGRAMA

1) Apresentação da oficina e dos fotógrafos a serem abordados. Breve introdução ao processo fotográfico, sua história/ surgimento e desenvolvimento através das reflexões de determinados autores. William Crawford, Peter Galassi, André Rouillé, Marie Loup Sougez e Ansel Adams (controle de tons/paisagem idealizada). Cambridge in Colour Tutorial (curves, highlight, shadows, RGB, escala de gris etc.). Reprodução e fac-símile: possibilidades.

2) Fotojornalismo/narrativa. A câmera, a posição do observador, a fotonovela, o poder de síntese, um livro em uma imagem. Weege, W. Eugene Smith, Garry Winogrand, Joel Sternfeld, William Eggleston e Jeff Wall.

3) Retrato. A câmera, as estratégias, a construção de linguagem. Do desenvolvimento, dos recursos e possibilidades até a adoção de um ponto de vista “neutro”. Richard Avedon, William Wegman, Robert Mapplethorpe,Thomas Ruff e Cindy Sherman

4) Arquitetura, paisagem, espaço geográfico. Da documentação da paisagem baseada na pintura e critérios estéticos à documentação, catalogação e reprodução do espaço. Atget, Bernd e Hilla Becher e Thomas Demand.

5) Aproximação intencional ao universo pictórico. Instrumento de documentação versus manipulação (pintura). Photo secession. Alfred Stieglitz, Edward Steichen, Clarence H. White, Harry Callahan e Hans Bellmer.

6) A fotografia, a política, a morte e o desejo. Robert Frank, Dorothea Lange, Walker Evans, Hiroshi Sugimoto e Wolfgang Tillmans.


PROFESSOR

Ding Musa é artista visual. Seu trabalho, embora centrado na fotografia, abrange também vídeo, desenho objetos e instalação. Já ministrou aulas de história da fotografia no Senac e no Sesc Santana, e também trabalhou como diretor de fotografia para cinema. Participou de diversas mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior, como as recentes Parêntesis, na Galeria Raquel Arnaud, e Unidade de construção”, no Museu Nacional da República em Brasília.



Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo