Criar um jardim vai muito além de plantar flores e plantas bonitas — é construir um espaço vivo, funcional, integrado ao meio ambiente e que respeite as relações ecológicas e humanas. Nesta oficina, vamos aprender a projetar jardins sustentáveis e biodiversos, que sejam refúgios de vida e bem-estar. Serão abordadas as etapas para a criação de um jardim, analisadas a partir do viés da ecologia e da biodiversidade. Vamos falar sobre a flora nativa do Rio Grande do Sul, como identificá-la e como alcançar a sustentabilidade através do uso das plantas nativas. A oficina pretende criar uma experiência de conhecimentos sobre as plantas nativas, com prática de plantio e estímulo do contato com a natureza. Cada participante levará para casa uma muda de planta nativa, como inspiração para o desenvolvimento do seu próprio jardim.
Conheça a Ministrante:
HELENA SCHANZER – Engenheira Agrônoma, com mestrado em Conforto Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFRGS. É também especialista em planejamento paisagístico e meio ambiente pela Universidad Nacional de La Plata, Buenos Aires, com pesquisa sobre como as plantas melhoram a temperatura do ambiente e o bem-estar das pessoas. Atua há 35 anos com projetos de paisagismo sustentável, Certificações de Sustentabilidade e consultoria de jardim. Atua ainda como perita judicial, realizando avaliações ambientais e agronômicas. Ministra cursos de paisagismo e jardinagem, nos formatos presencial e online, acessíveis a partir de seu perfil no Instagram @helenaschanzer. Entre os anos de 2015 e 2017, manteve o blog “Jardim de Helena”, junto à Rádio Gaúcha, tratando sobre jardinagem e paisagismo.
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente: instituto.ling@institutoling.org.br
Política de reembolso:
Em alinhamento com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo para realização do reembolso é de até 7 dias do início da atividade. Caso você tenha efetuado a compra com menos de 7 dias de antecedência à programação/curso, o cancelamento somente poderá ser realizado até 48 horas antes do início do evento.