Oficina de Ginecologia Autônoma Vulva Política + Ecomadre

A venda de ingressos terminou

As inscrições estão fechadas
No momento as vagas apenas a Oficina Vulva Política + Ecomadre estão esgotadas. Estamos muito felizes e gratas pelo interesse de tantas pessoas! Entre em contato com Beatriz Sabô pelo número (61) 9 999993-5431 para maiores informações quanto a lista de espera.

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Setor de Habitações Individuais Geminadas Sul 707

SHIGS 707, Bloco R

Asa Sul, DF 70360-510

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

A venda de ingressos terminou

As inscrições estão fechadas
No momento as vagas apenas a Oficina Vulva Política + Ecomadre estão esgotadas. Estamos muito felizes e gratas pelo interesse de tantas pessoas! Entre em contato com Beatriz Sabô pelo número (61) 9 999993-5431 para maiores informações quanto a lista de espera.
Descrição do evento
O adentrar no caminho do autoconhecimento e autocuidado

Sobre este evento

A Oficina Ginecologia autônoma Vulva Política + Ecomadre nasceu da potência e parceria criativa entre ▲ Beatriz Sabô (@vulvapolítica) e Bárbara de Paula (@ecomadre.doula) ▲

É voltada a quem tem interesse em mergulhar nos conhecimentos trazidos pelas nossas vulvas, vaginas, órgãos reprodutivos e os cuidados sobre eles, entendendo o corpo como território político e o cuidado como ato de resistência. A oficina tem como objetivo impulsionar o adentrar no caminho do autoconhecimento e autocuidado, misturando prática e teoria, compartilhando histórias, saberes, experiências e estudos científicos.

A oficina se propõe a ser um espaço vivencial seguro de trocas entre nós mulheres de diferentes idades e trajetórias que temos em comum a busca por protagonismo no cuidado à saúde e luta pelos nossos direitos.

Nesta edição especial oferecemos dois módulos ao longo de um final de semana, com a possibilidade de fazer somente um módulo de sua escolha ou a oficina completa:

• Módulo 1 (Sábado, 21/09 das 13h as 19h): ::AUTOCONHECIMENTO::

• Módulo 2 (Domingo, 22/09 das 13h as 19h): ::AUTOCUIDADO::

Alguns temas que serão abordados em cada módulo:

Módulo 1 :::AUTOCONHECIMENTO:::

Neste módulo, nós faremos uma volta política-social-cultural desde as sociedades matrilineares, o surgimento do capitalismo, a institucionalização da ciência institucionalizada e o início da ginecologia moderna. Praticaremos o auto-exame vaginal e cervical nos apropriando e ressignificando o espéculo para um instrumento de autonomia. Resgataremos a nossa história para assim nos (auto)conhecermos e honrarmos as mulheres e povos que nos permitiram estar nessa jornada.

• Ginecologia moderna e a hipermedicalização de nossos corpos

• Métodos contraceptivos não-hormonais

• A anatomia interna e externa do sistema reprodutor e sexual feminino

• Menarca e Menopausa

• Funcionamento biológico e características físicas do ciclo menstrual-ovulatório

• Autopercepção dos sinais de fertilidade

• Diário e mapeamento do ciclo

• Autoexame vaginal e cervical

• 4 fases e arquétipos do ciclo menstrual-lunar

• Sintomas físicos, emocionais e seus significados

Módulo 2 :::AUTOCUIDADO:::

Neste módulo, nós abordaremos o cuidado da vagina, vulva e órgãos sexuais e reprodutivos. Compartilharemos os saberes, experiências, práticas e receitas caseiras para que possamos nos tratar de forma mais respeitosa e responsável com os poderes da natureza e sabedoria ancestral. Compreendemos que o nosso corpo físico, mental, emocional e espiritual é o nosso instrumento para a transformação individual e coletiva. Nos cuidarmos e cuidarmos umas das outras é um ato político e de cura.

• Alimentação nutritiva para as 4 fases do ciclo menstrual

• Queixas físicas e desequilíbrios ginecológicos

• Principais práticas curativas e preventivas da Ginecologia natural (Chás, tinturas, banhos de assento, vaporização do útero, óvulos vaginais)

• Feitio de medicinas naturais e fitoterápicas

• Menstruação sustentável e saudável

• Plantar a Lua e Oráculo menstrual

• Energia sexual e sexualidade

• Pompoarismo consciente

• Rituais para o despertar do amor próprio

》Contribuição《

Participação em um 1 módulo: R$175,00

Preço Pacote para os 2 módulos: R$315,00

Agradecemos aqui a todas que estão nos apoiando a continuar realizando esse trabalho eco-empreendedor feminista. Significa muito para nós!

E agradecemos também a quem possa contribuir com valores maiores para potencializar o acesso a participantes que não possam contribuir financeiramente no momento.

Para essa oficina vivencial estamos disponibilizando 2 vagas para bolsas (integrais e parciais) voltadas às pessoas negras, indígenas e trans, e mães solteiras de baixa renda. Se você se enquadra nesse perfil, entre em contato conosco!

Estamos aceitando também a contribuição diretamente para nossas contas bancárias. Se for da preferência, entre em contato conosco pelos números abaixo.

Assim para qualquer dúvida ou sugestão:

Beatriz: (61) 9 9993-5431 | Bárbara: (21) 996376605

Quem somos

Beatriz Sabô é Cientista política de formação, Mestranda em Bioética, Multiplicadora da Ginecologia autônoma e natural, Terapeuta Menstrual MadreTierra® e Terapeuta Thetahealing®. É criadora da Vulva Política, projeto que multiplica saberes sobre vulvas, úteros, ciclos menstruais, sinais de fertilidade e prazeres como ato político e de luta por justiça reprodutiva, social e ambiental. Beatriz acredita que o caminho do autoconhecimento e autocuidado como o nome diz, é muito pessoal, particular mas que não deve e nem precisa ser solitário pois estar em comunidade é de uma força revolucionária, potente e nos dá energia para a transformação tanto individual quanto coletiva.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Beatriz: vulvapolitica.com e instagram.com/vulvapolitica

Bárbara de Paula é Multiplicadora da Ginecologia Autônoma e Natural, Doula de parto e pós-parto, Educadora Sexual e Perinatal, Placenteira e Terapeuta Menstrual MadreTierra® . É idealizadora da Ecomadre, através da qual oferece atendimentos, fabrica e vende produtos naturais e ecológicos ligados à ginecologia natural e viaja o Brasil facilitando cursos, oficinas e rodas de conversa de Ginecologia Autônoma, Medicina Placentária e saúde reprodutiva e sexual. Socióloga por formação e guiada pelos princípios do Ecofeminismo, Justiça Reprodutiva e Educação Popular, Bárbara acredita no poder da autonomia e auto-percepção de nossos corpos como uma luta política, e na resistência das medicinas de nossas ancestrais como ferramenta revolucionária de cura coletiva.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Bárbara: www.instagram.com/ecomadre.doula e www.facebook.com/ecomadre.doula

Data e hora

Localização

Setor de Habitações Individuais Geminadas Sul 707

SHIGS 707, Bloco R

Asa Sul, DF 70360-510

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo