R$150 – R$300

[oficina] J. Carlos e o ofício do ilustrador, com Rafael Campos Rocha

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Professores: Rafael Campos Rocha

[oficina J. Carlos e o ofício do ilustrador]


J. Carlos foi um dos maiores artistas gráficos brasileiros de todos os tempos. Nesta oficina, com partes teóricas e práticas, buscaremos aprender com sua obra, que pode ajudar o artista gráfico – iniciante ou experiente – a entender o próprio trabalho e desenvolvê-lo de forma inédita e pessoal.

Pré-requisitos: Idade mínima de 13 anos.

Materiais necessários: Lápis, borracha, caderno de desenho, caneta.


A oficina tem 6 encontros e será realizada às quartas, nos dias 11, 18 e 25 de setembro e 2, 9 e 16 de outubro das 14h30 às 17h.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 5 encontros (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).


PROGRAMA

1) O que é uma ilustração? Rápida explanação sobre os limites e possibilidades dos artistas gráficos desde o Renascimento europeu até os dias de hoje, culminando com J. Carlos e sua herança nas artes gráficas brasileiras. Exercícios de ilustrações a partir de um tema pré-determinado.

2) Desenho e destino. Explanação teórica sobre desenho, forma e função nas artes gráficas. As alternativas para um desenho fora do cânone perspectivo, a mudança de paradigma do desenho no modernismo ocidental e os novos paradigmas para a arte e a comunicação no mundo contemporâneo. Exercícios de desenho de observação, somados ao desenho livre.

3) J. Carlos e as artes gráficas do início do século XX. Uma exposição do cenário das artes gráficas do início do século XX e os três principais artistas brasileiros do momento: J. Carlos, Belmonte e Calixto. Exercício: pequena vinheta ilustrada no estilo de cada um dos três grandes nomes do período.

4) A era do funcionalismo. Um panorama das artes gráficas do início do século XX e seus principais artistas. O lugar de J. Carlos no panorama mundial das artes gráficas. O paradoxo entre o industrialismo do meio e o artesanato do artista e intelectual da arte. Exercícios práticos de diagramação, composição e design de material impresso e produzido pelos próprios alunos.

5) Pensando letras. Os maiores e mais importantes designers e criadores de letras. J. Carlos como um dos maiores designers de letras do país. Como se cria um logotipo e o que é identidade visual. Exercício: criação de um logotipo para um tema específico e, depois, a criação do próprio logotipo como designer e ilustrador.

6) Lamparina e os quadrinhos de J. Carlos. Nas histórias em quadrinhos de J. Carlos -- que é também um dos maiores cartunistas da história do país --, design, narrativa e desenho livre se adaptam e se potencializam em uma escala poucas vezes vista no mundo. Exercício: criação de uma história de uma página. A história será pensada em um todo orgânico, com letras, desenho e diagramação desenvolvidas individualmente.


PROFESSOR

Rafael Campos Rocha é roteirista, cartunista e Ilustrador, tendo publicado em veículos como Folha de S.Paulo, piauí e 451, além de várias publicações especializadas em quadrinhos. Recebeu os prêmios Society for New Design e Europa Newspaper Award por pelo seu trabalho na Folha.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo