R$150 – R$300

[oficina] Linguagem fotográfica e desenvolvimento de trabalhos, com Dulce S...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Professora: Dulce Soares

[oficina Linguagem fotográfica e desenvolvimento de trabalhos]

A oficina propõe o desenvolvimento de projetos pessoais e a ampliação do conceito da narrativa visual. Os participantes deverão trazer impressões de trabalhos fotográficos já realizados e também das novas imagens que serão desenvolvidas durante a oficina. As temáticas, os processos e desdobramentos serão discutidos em grupo observando a relação e a interação das imagens fotográficas. Serão apresentadas obras de fotógrafos que possam incrementar o repertório visual e dialogar com projetos dos participantes.

Pré-requisitos: Os participantes devem ter conhecimento fotográfico básico, dispor de uma câmera fotográfica ou de um celular que permita ajustes manuais e ter domínio técnico sobre o aparelho.

Materiais necessários: Os alunos deverão, a cada encontro, apresentar suas fotografias ampliadas ou impressas em papel, em qualquer formato.

A oficina tem 6 encontros e será realizada as quartas das 19h às 21h30, nos dias 20 e 27 de maio e nos dias 3, 10, 17 e 24 de junho.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em pelo menos 5 encontros da oficina. (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).


PROGRAMA

1) Elementos da linguagem fotográfica e recursos visuais. As imagens únicas, as sequências e as séries. Apresentação dos participantes, seus trabalhos e a possível ampliação do discurso visual.

2) Ensaio e documentário. Definição e conceituação dos projetos dos participantes que serão ampliados durante a oficina. Mesa redonda sobre o trabalho de fotógrafos como W. Eugene Smith, Lewis Hine, Duane Michals e Margaret Bourke-White.

3) Apresentação do desenvolvimento dos projetos dos participantes. Propostas de edição e ampliação do tema. Mesa redonda sobre o trabalho de fotógrafos como Maureen Bisilliat, Marc Ferrez, Hildegard Rosenthal, Irving Penn e outros fotógrafos com base no interesse dos participantes.

4) Apresentação do desenvolvimento dos projetos dos participantes. A paisagem urbana e a paisagem na natureza. Mesa redonda sobre o trabalho de fotógrafos como Ansel Adams, Edward Weston, André Kertész, Brassaï, Jacques Henri Lartigue e outros fotógrafos com base no interesse dos participantes.

5) Apresentação do desenvolvimento dos projetos dos participantes. Propostas de edição e apresentação. Exercício conceitual sobre o trabalho dos alunos.

6) Análise do caminho percorrido nesta experiência. Direcionamento das ações e de projetos futuros de cada participante. Formas de apresentação e divulgação.


PROFESSORA

Dulce Soares é fotógrafa. Desde 1970 dedica-se a ensaios de documentação urbana e de natureza. Além da crônica visual, as sequências e séries são uma característica de seu trabalho. Com formação em fotografia na escola Enfoco, no Visual Studies Institute e na George Eastman House, nos EUA, realizou diversas exposições individuais e coletivas, incluindo as individuais no Masp, em 1979 e 1981, quando publicou o livro Vestidos de noiva: rua São Caetano e Barra Funda: esquinas, fachadas e interiores. Os negativos de ambos ensaios encontram-se no acervo do Instituto Moreira Salles.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo