[oficina] Processos fotográficos históricos: albuminas contemporâneas, com...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Professor: Ailton Silva

[oficina Processos fotográficos históricos: albuminas contemporâneas]

Apresentação dos procedimentos para realização de albumina, técnica de impressão do século XIX. Além de aprender a imprimir suas próprias imagens, os alunos poderão conhecer diversos aspectos da história da fotografia relacionados a este processo de obtenção de positivos e seus usos mais atuais.

Pré-requisitos: Os participantes devem ter prática em laboratório fotográfico analógico e interesse em técnicas históricas alternativas.

A oficina tem 3 encontros e será realizada de sexta, das 19h às 21h, no dia 15, e sábado e domingo das 14h às 18h, nos dias 16 e 17 de maio.

Só receberá certificado de participação o aluno que estiver presente em todos os encontros (a presença será computada em até 30 minutos depois do início da aula).


PROGRAMA

1) Contextualização histórica da albumina, como surgiu o processo e o que significou para a fotografia. Discussão sobre alguns trabalhos de fotógrafos do século XIX e contemporâneos em albumina. Explicação geral do processo que será executado nos aulas seguintes.

2) Albuminar papel. Preparo de negativos.

3) Sensibilização e exposição.


PROFESSOR

Ailton Silva é fotógrafo e impressor especializado em processos analógicos históricos e contemporâneos. É responsável pelo laboratório fotográfico do Instituto Moreira Salles, dedicado à preservação e restauração de acervos de negativos originais. Trabalha com fotografia desde 1996, tendo iniciado seu trabalho autoral em 2007, pelo qual participou de exposições como Albuminas contemporâneas (CCJF), Artesania fotográfica: a construção e a desconstrução da imagem (BNDES) e Aesthetics of Joy: Holi and Carnival (em Delhi, Índia). Em 2019 foi um dos ganhadores do prêmio Mario Cravo Neto com o projeto Lençóis maranhenses em colódio úmido.


Perguntas frequentes

Há exigências de idade mínima para entrar no evento? Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao evento?

Metrô: próximo às estações Consolação (Linha Verde) e Paulista (Linha Amarela).

Ônibus: pontos na rua da Consolação e na avenida Paulista, com várias opções de linhas.

Estacionamento: não há estacionamento no local, apenas vagas especiais para pessoas com deficiência.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas? Pelo email cursos.paulista@ims.com.br.

Qual é a política de reembolso? É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento? Não é necessário levar o ingresso impresso, apenas um comprovante de identidade.

Posso atualizar as informações da minha inscrição? A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos? A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema? Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada? Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista

São Paulo, SP 01310300

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo