R$60 – R$120

[oficina] Retrato e Identidade, com coletivo Trëma

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IMS Poços

Teresópolis, 90

Cristiano Ozório

Poços de Caldas, MG 37701058

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

A forma e o conteúdo de uma série de imagens que tem o retrato como fio condutor serão o objeto dessa oficina com o coletivo Trëma, vencedor da Bolsa ZUM/IMS de fotografia 2015, que resultou no trabalho Memento, um estudo sobre o memória de seus personagens a partir não apenas da sua expressão física, mas também de suas recordações. Participantes serão convidados a pesquisar sobre outros colegas da oficina e produzir uma série de imagens e textos (fotografia própria ou vernacular, arquivos, escritos pessoais ou citações, redes sociais, etc) que considere em concordância com a sua interpretação sobre a identidade de seu objeto de pesquisa.

Os participantes devem trazer uma câmera analógica ou digital que permita ajustes manuais e possuir conhecimento básico sobre ela.

Programa

DIA 1 - Apresentação da Trëma e dos participantes da oficina Retrato e Identidade. Sorteio de duplas e proposta de atividade de pesquisa e fotografia. Participantes vão produzir um breve perfil escrito de seus respectivos parceiros a partir de conversas e entrevistas realizadas em aula. Este perfil, com algumas alterações propostas em seguida pela Trëma, será a base teórica da atividade prática de fotografia a ser realizada no restante da oficina. O final da aula será dedicado a uma conversa sobre o processo de pesquisa em projetos de fotografia.
DIA 2 - A segunda aula será aberta com uma breve discussão teórica sobre o retrato, com apresentação de trabalhos de diferentes estéticas e períodos da história da fotografia, com ênfase naqueles que tratam da identidade expressa de seus objetos (Exemplos: Small Trades, de Irvin Penn; Conductors of a Moving World, Brad Zellar; Hiroh Kikai, Asakusa Portraits; social media influencers e bancos de imagem). O restante da aula será dedicado a conversas e à produção de uma série de 5 a 10 fotografias, incluindo ao menos um retrato e um texto curto, que reflita o perfil do parceiro de dupla, produzido no primeiro encontro. Os participantes poderão produzir as fotos em estúdio ou em locação externa; poderão ser usadas fotos de arquivo pessoal, redes sociais e qualquer outra fonte relevante para a interpretação e estética pessoal do fotógrafo a respeito de seu objeto, coletados durante ou entre as aulas. Neste período de produção, a Trëma estará disponível para revisar criticamente os trabalhos em andamento.
DIA 3 - Prosseguiremos para a finalização da série de fotografias e do(s) texto(s). Apresentação do trabalho final com debates sobre o processo de trabalho entre os participantes da oficina.

Sobre Trëma

O Trëma é um esforço coletivo formado em 2013 por quatro fotógrafos. O grupo produz desde então estórias que discutem temas da sociedade brasileira, com especial interesse em manifestações identitárias, tradicionais e contemporâneas, no ambiente comunitário.

Observação: A oficina só acontecerá mediante a ocupação de no mínimo 50% das vagas.


Perguntas frequentes


Há exigências de idade mínima para entrar no evento?
Idade mínima de 16 anos.

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar ao IMS Poços?
Ônibus: o IMS Poços fica próximo ao Terminal de Linhas Urbanas.
Estacionamento: facilidade em estacionar nas imediações.

Como posso entrar em contato com o organizador se tiver perguntas?
Pelo e-mail ims.pc@ims.com.br ou pelo telefone (35) 3722-2776

Qual é a política de reembolso?
É permitido solicitar o reembolso integral até 7 dias antes da data de início do evento.

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?
Não é necessário levar o ingresso impresso. É obrigatório o comprovante de identidade e documento comprobatório de meia-entrada, quando for o caso.

Posso atualizar as informações da minha inscrição?
A atualização de informações pode ser feita até 1 dia antes do início do curso.

Minha taxa de inscrição ou o ingresso podem ser transferidos?
A transferência da matrícula pode ser feita até 1 dia antes do início do curso. Após o início do mesmo, não é possível fazer a transferência.

O nome no meu ingresso ou na minha inscrição não coincide com o nome do participante. Há algum problema?
Sim, é preciso que o nome da matrícula seja o mesmo de quem irá frequentar o curso. Caso tenha comprado o curso para outra pessoa, é possível fazer a transferência do mesmo até 1 dia antes do início do curso.

Quem tem direito a meia-entrada?
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IMS Poços

Teresópolis, 90

Cristiano Ozório

Poços de Caldas, MG 37701058

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo