R$0 – R$150

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

IED Rio

João Luís Alves 13

Urca

Rio de Janeiro, RJ 22291090

Brazil

Ver mapa

Amigos que vão participar
Descrição do evento

Descrição


Entre os dias 23 e 26 de março, o coletivo Oitis 55 vai aterrissar no IED Rio, com uma programação especial de palestras, workshops e oficinas, além de uma feira exclusiva de expositores e nosso IED Parla de Cenografia e Criação em Desfiles de Moda.

Criado em 2013 através da conjunção de interesses e objetivos e da aproximação de talentos individuais, o coletivo Oitis 55 é composto atualmente por 23 empresas de design de produtos do Rio de Janeiro. Suas ações são pautadas por uma dinâmica de trabalho que prevê a formação de grupos e ações estratégicas pontuais, de forma a buscar o desenvolvimento empresarial para a criação de novas formas de relacionamento com a indústria e o mercado, mais flexíveis e transparentes.

Mais do que conhecer este incrível case de atuação coletiva no campo do design, os participantes poderão entrar em contato com as diversas empresas que integram o grupo, por meio de uma programação de conversas, oficinas e workshops.


Confira a programação:

Quinta-feira - 23/03

  • 18h às 19h - Abertura - Palestra ‘Case Oitis 55’
    Palestrantes: Pedro Braga - Pedro Braga Design e Heliana Marinho - Sebrae
    A palestra vai apresentar a história do grupo, desde a sua formação até os dias atuais, contando um pouco das feiras, eventos e capacitações que o grupo realizou.
  • 19h às 21h - IED Parla - Cenografia e Criação em Desfiles de Moda
    Palestrantes: Suzane Queiroz - coordenadora do curso Criação em Cenografia e Marta Reis - estilista, figurinista e diretora de arte
    A estilista, figurinista e diretora de arte Marta Reis vai bater um papo sobre desfiles, espetáculos e figurinos com a coordenadora do curso de Criação em Cenografia, Suzane Queiroz. Inscreva-se em iedr.io/iedparla-cenografia
  • 19h às 22h - Feira Oitis 55

Sexta-feira - 24/03

  • 15h às 18h - Oficina ‘Prazer, marcenaria!’
    Facilitadores: Lucas Portes, Caio Bahouth e Vinicius Mesquita - o Formigueiro
    O curso fornece uma introdução ao universo da marcenaria, ensinando quais os tipos de madeira disponíveis no mercado carioca assim como os meios e tradições para trabalhá-la. A partir de uma apresentação teórica, os participantes irão confeccionar um pequeno um abridor de garrafas de madeira.
  • 19h às 20h - Palestra ‘Uso da madeira no design brasileiro contemporâneo: sustentabilidade, artesanal e digital’
    Palestrantes: Ricardo Graham - O Ebanista,
    João Victor - Maré e Daniel Malaguti - muug
    Três pontos de vista em uma reflexão ampla sobre o tema, desconstruindo verdades absolutas e apontando caminhos para o uso da madeira no design contemporâneo brasileiro.
  • 16h às 22h - Feira Oitis 55

Sábado - 25/03

  • 15h às 18h - Oficina Design de Superfícies: reconstruindo o padrão
    Facilitador: Jayme Koatz - Estudio TZ^ e Adrianne Schreiner - IED
    Uma releitura de ícones e padrões gráficos que explora a transposição do desenho 2D para a superfície do objeto.
  • 17h às 18h - Palestra Designer & Indústria: novas relações
    Palestrante: Rodrigo Erthal - Movetto
    Reflexão sobre as novas tecnologias e os novos meios de comunicação que permitem ao designer industrial ampliar suas possibilidades profissionais.
  • 19h às 20h - Palestra Criatividade e Processo: materializando a realidade
    Palestrante: Eurico Humano - Humano Design & Arte
    Conversa sobre a experiência do processo criativo, da ideia à materialização da peça. A palestra irá discutir como as vivências pessoais auxiliam e podem ser utilizadas para desenvolver uma linguagem autoral, atravessando algumas questões filosóficas e conceituais sobre o trabalho e os materiais utilizados.
  • 16h às 22h - Feira Oitis 55

Domingo - 26/03

  • 16h às 19h - Oficina Fabricação Digital: Técnicas e processos
    Facilitador: João Victor Azevedo - Maré e Mario Lima - Maré
    Interligar pessoas para inovar e experimentar é a grande inovação da fabricação digital. A oficina vai mostrar como tirar as ideias do papel e colocá-las em prática, usando as ferramentas de fabricação digital como scanners 3D, Router CNC e Impressora 3D.
  • 16h às 22h - Feira Oitis 55

E aí, vai ficar fora dessa? Inscreva-se e garanta seu lugar!


Perguntas frequentes

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar no evento?

Não temos estacionamento no IED e o bairro da Urca não conta com estacionamento. O IED Rio incentiva a redução do uso de carro particular em prol da convivência e da qualidade de vida na cidade, principalmente na Urca. Temos um compromisso de sustentabilidade com o Rio de Janeiro. Recomendamos o uso do transporte coletivo, bicicleta ou taxi ;)

Vindo de ônibus

» As linhas 107, 513, 581 e 582 são opções para chegar na Urca, todas passam em frente ao IED.

Vindo de bicicleta

» Você também pode usar as laranjinhas do Bike Rio. Temos uma estação bem em frente ao IED. Cadastre-se e veja a localização de todas as estações no site: www.mobilicidade.com.br/bikerio

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não é preciso imprimir o convite. Para fazer o check-in é necessário apenas identificar-se na recepção. O check-in será aberto 30 minutos antes do início da atividade, chegue com antecedência!

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

IED Rio

João Luís Alves 13

Urca

Rio de Janeiro, RJ 22291090

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo