Gratuito

Olhares e Encontros SobreTodasAsCoisas

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

inovaBra habitat - Auditório 10º andar

Av. Angélica, 2529

Bela Vista

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

SOBRE O EVENTO

Com apoio de um moderador e três comentaristas, duas personalidades e vinte jovens estudantes estarão reunidos para refletir e debater sobre questões determinantes para a construção cultural da sociedade contemporânea. As personalidades são convidadas por sua relevância nas temas propostos; os estudantes são previamente selecionados pela equipe SobreTodasAsCoisas e pela UniBrad em diversas escolas/faculdades/ongs, a partir de textos que produziram para mostrar suas visões sobre os temas do evento.

O debate horizontal entre pessoas de diferentes gerações, formações e contextos sócio-econômicos – unidas pelo crença no desenvolvimento da sociedade por meio da cultura – permite o confronto de diferentes ideias, experiências e visões, contribuindo para a elaboração de ideias e respostas para as questões complexas da sociedade contemporânea.

O evento será registrado em vídeo e uma edição final, de aproximadamente 7', será disponibilizada nas plataformas UniBrad, InovaBra, Bradesco, SobreTodasAsCoisas, nos sites de todas as escolas/faculdades/ongs envolvidas e nas redes sociais. A produção desse material áudiovisual estará a cargo da Maria Farinha Filmes.

Os jovens estudantes que foram selecionados e convidados a participar do evento terão o compromisso de compartilhar o conteúdo debatido em suas respectivas escolas.


SOBRE OS PALESTRANTES

Ruy Ohtake (personalidade convidada)
Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP, em 1960, é autor dos projetos do Instituto Tomie Ohtake, hotéis Unique e Renaissance, do Parque Ecológico do Tietê, do sistema de transporte urbano Expresso Tiradentes e da sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube, entre outros. Também trabalhou por quase dez anos em Heliópolis, maior favela de São Paulo, procurando estabelecer ali uma espécie de laboratório de urbanização e participação social. Lá, além dos projetos para o polo educativo e cultural, criou um conjunto habitacional com 71 edifícios. Ruy considera a arquitetura como obra construída, pois acredita que a responsabilidade do arquiteto inicia-se desde o projeto, a construção, a presença no espaço da cidade e a sua utilização pelos usuários. Portanto, a arquitetura é obra perene, que a história revelará a sua permanência, sua importância. A arquitetura deve emocionar, empolgar, surpreender e estar atenta às inovações tecnológicas e à contemporaneidade. Forma, materiais e cores são os instrumentos de sua expressão arquitetônica e design.

Mônica Salmaso (personalidade convidada)
Cantora nascida em São Paulo em 1971, começou sua carreira na peça "O Concílio do Amor", dirigida pelo premiado diretor Gabriel Villela em 1989. Em 1995, lançou seu primeiro cd "Afro-sambas" e em 1997 foi indicada cantora-revelação na categoria MPB pelo Prêmio Sharp. Com seu cd "Voadeira", de 1999 (considerado pela crítica um dos dez melhores lançamentos daquele ano), foi vencedora do 2º Prêmio Visa MPB – Edição Vocal pelo juri e por aclamação popular, e também do prestigioso Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Já gravou com artistas como Chico Buarque, Edu Lobo e Naná Vasconcelos, entre outros, e participou das trilhas sonoras "O corpo", de Arnaldo Antunes, e "Sem mim", de José Miguel Wisnick e Carlos Nuñes, ambas especialmente criadas para o Grupo Corpo de dança. Em 2012, ganhou o 23º Prêmio da Musica Brasileira como melhor cantora com o cd "Alma Lírica Brasileira", gravado no ano anterior em trio com os músicos Teco Cardoso (sopros) e Nelson Ayres (piano); o respectivo dvd ao vivo, dirigido por Walter Carvalho, recebeu o 24º Prêmio da Musica Brasileira em 2013 como melhor dvd de música. Seus discos já foram lançados em países da Europa, no Japão, nos Estados Unidos, Canadá e México. Em 2018 ganhou o 29º Prêmio da Musica Brasileira como melhor cantora e melhor cd na categoria Regional por seu trabalho "Corpo de Baile".

Valéria Midena (idealizadora do projeto - moderadora)

Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP e com especialização em Branding pela FGV, tem quase 30 anos de experiência profissional, atuando nas áreas de branding, design e produção de conteúdo. Com formação complementar nas áreas de música, antropologia, filosofia e história da arte, é autora e editora do SobreTodasAsCoisas.com.br, colunista do SãoPauloSão.com.br, redatora colaboradora de diversos portais, além de ministrar palestras sobre temas ligados às suas áreas de conhecimento.

Beia Carvalho (comentarista)
Beia é palestrante futurista e presidente da Five Years From Now®. Inspira plateias a visualizarem suas empresas e vidas daqui a 5 anos. Pesquisa o futuro, os rumos da inovação e as gerações atuando nestes processos. Premiada com 4 leões em Cannes, integra a Rede de Repensadores e London Futurists. Prêmio Excelência Mulher em 2010, é publicitária graduada pela ECA-USP e ministra palestras sobre Inovação, Gerações Y-X-Z e Era da Inteligência em REdes, entre outros temas para as maiores marcas do país.

Daniel Benevides (comentarista)
Daniel estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP, mas virou jornalista, profissão que já exercia desde os 16 anos. Com passagens pelas revistas "Set", "Bizz", "Jornal da Tarde" e revista "Trip", colaborações para a Folha de S. Paulo, Valor Econômico, revistas "Bravo", "Rolling Stone", "Vida Simples" e "Vogue", entre outras, também passou pela TV: foi VJ e diretor na MTV e diretor e roteirista na TV Cultura e Rede TV! Nas horas vagas, foi ainda cantor e letrista da banda de rock alternativo "3 Hombres". Tem três filhas e atualmente escreve sobre música e literatura. É também editor e tradutor.

Marcos Barreto (comentarista)

Marcos Barreto é economista e empreendedor cultural. Foi diretor da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB) e secretário municipal de habitação e desenvolvimento urbano de São Paulo, além de Subprefeito da Sé no ano de 2013. Foi presidente da Fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, braço de responsabilidade social da empresa siderúrgica e diretor da Amil. Atualmente é sócio da Tupi or not Tupi, casa de música na Vila.



Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

inovaBra habitat - Auditório 10º andar

Av. Angélica, 2529

Bela Vista

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo