R$20

Ópera: Estética e Psicanálise | Traição

Ações e painel de detalhes

R$20

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Evento on-line

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento
Ópera: Estética e Psicanálise | Traição

Sobre este evento

No terceiro encontro da programação Ópera: Estética e Psicanálise, o Maestro Ronel Alberti e o professor Rafael Werner conduzirão um recital lírico comentado, cujo tema será Traição. A audição contará com a participação dos músicos Rodolfo Wulfhorst (piano), Cynthia Barcelos (soprano) e Clarisse Diefenthäler (mezzo-soprano), interpretando trechos de óperas de Purcell, Puccini, Saint-Saëns, Rossini e Verdi.

A programação tem curadoria do barítono Carlos Rodriguez e propõe apresentar uma visão dos personagens à luz da estética filosófica e da psicanálise. Os comentários a par da performance dos solistas guiarão o público pelas motivações ocultas e pela linguagem estética de personagens imortais da história da música.

Confira o material especial que preparamos sobre a atividade clicando aqui.

RONEL ALBERTI DA ROSA é graduado em regência pela Escola Superior de Colônia, Alemanha, e Mestre e Doutor em Filosofia pela PUCRS (Porto Alegre). Realizou estágio de pesquisa na Karl- Eberhard Universität de Tübingen e de pós-doutorado em Ética na Mídia na Universidade de Kaiserslautern, Alemanha. Leciona as disciplinas de Bioética e Estética Filosófica na PUCRS (Porto Alegre).

RAFAEL WERNER LOPES é bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela PUCRS em Ética e Antropologia. É professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da IMED. Coordena o Polifacética: Grupo de Pesquisa em Filosofia Contemporânea e Psicanálise. É membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre.

CYNTHIA BARCELOS é Bacharel em Canto pela UFRGS. Em 2008, foi solista da obra "Fantasia Coral", de Beethoven, sob a regência de Isaac Karabtchevsky. Em 2012, participou da ópera "Dido & Enéias", de H. Purcell, realizada pela UFRGS, interpretando a protagonista "Dido". Em 2014, interpretou a mesma personagem no Theatro São Pedro de Porto Alegre. Participou do primeiro DVD de música erudita contemporânea do Rio Grande do Sul: a obra "Súbita Conexão", de Marcelo Nadruz. Em 2014, foi agraciada com o prêmio do Júri Popular e Menção Honrosa no 14º Concurso Internacional de Canto Aldo Baldin. Em 2018, foi selecionada no Concurso PRELÚDIO, da TV Cultura de São Paulo.

RODOLFO WULFHORST começou a estudar piano aos aos anos com sua mãe. Formado em Ciências da Computação, concluiu seu mestrado em Inteligência Artificial Aplicada à Música, na UFRGS. Estudou piano com Ney Fialkow. Desde 1992, atua como pianista acompanhador, tendo atuado com conceituados músicos do cenário erudito nacional. Tem extensa atuação como pianista em montagens de óperas. Participa atualmente dos projetos “Terça Lírica” e "Arte Lírica", que ocorrem, respectivamente, no Palácio da Justiça de Porto Alegre e no Foyer do Teatro São Pedro.

CLARISSE DIEFENTHÄLER é Mezzo-soprano bacharel em Música pela UFRGS e radialista da FM Cultura de Porto Alegre, iniciou sua trajetória musical ainda na infância, tendo estudado piano dos nove aos 16 anos de idade. Desde 2013, tem se aperfeiçoado em masterclasses com importantes nomes da cena lírica, como Homero Velho, Carla Maffioletti, Eiko Senda e Susie Georgiadis. Como solista, atuou junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da Ulbra e Orquestra Sinfônica da Universidade Caxias do Sul. Em 2017, foi selecionada para a masterclass da Royal Opera House, com David Gowland e André Heller-Lopes, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2018, destacou-se como participante do renomado programa Prelúdio, da TV Cultura de São Paulo, sendo regida pelo maestro Júlio Medaglia. Atualmente, é orientada pelo barítono Carlos Rodriguez.

Na compra do ingresso, você receberá o link da transmissão através do seu e-mail. No dia da atividade, você também receberá lembretes via e-mail, assim não perde o horário e aproveita do início ao fim :)

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Evento on-line

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo