R$12,50 – R$25

Os legados de uma cultura

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Bunkyo

Rua São Joaquim, 381

Liberdade (próximo ao metrô São Joaquim)

São Paulo, SP 01508900

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Realização Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social em parceria com a JCI Brasil Japão e SBGC.


COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO NIKKEI

PAINEL: OS LEGADOS DE UMA CULTURA


Sobre o projeto Identidade Nikkei:

Em agosto de 2018, em meio às comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, quatro jovens ativos nas atividades da comunidade nikkei deram início a um novo projeto, batizado inicialmente como Identidade Nikkei.

Esse projeto foi idealizado e está sendo coordenado por Ricardo Nishimura (Diretor do Bunkyo), Carla Okubo (Coordenadora do Bunka Matsuri 2019), Alexandre Kawase (Secretário Geral da Associação de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei) e Márcia Nakano (Assessora da Presidência do Bunkyo).

O objetivo geral do Identidade Nikkei é identificar os valores nikkeis do Brasil e divulgá-los publicamente para que seja possível transmitir o legado da cultura japonesa para as próximas gerações e compartilhá-los com a sociedade brasileira.

Trata-se de um projeto inovador no contexto da comunidade nikkei, pois está sendo realizado de forma colaborativa com pessoas da comunidade, sejam eles nikkeis ou não-nikkeis que admiram e praticam a cultura japonesa.

O trabalho está sendo executado por meio de um workshop desenvolvido por André Saito, Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Nesse workshop, reunimos grupos de 15 a 30 pessoas para reflexões acerca dos valores nikkeis no Brasil. Desde o início do projeto, já foram realizados sete workshops nas cidades de São Paulo, Londrina, Presidente Prudente, Manaus e Curitiba.

Após alguns meses trabalhando de forma independente, o projeto Identidade Nikkei será incorporado ao Bunkyo na forma de uma comissão, batizada de Kakehashi Japão Brasil, e que ficará sob responsabilidade do Comitê Jovem.



Sobre o Painel Os Legados de uma Cultura:

Na 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior, realizada em 2018, no Havaí, uma das deliberações foi a declaração do dia 20 de junho como o “Dia Internacional do Nikkei”. Trata-se de uma homenagem à data em que os primeiros imigrantes japoneses desembarcaram no Havaí.

Algumas ações estão sendo realizadas pela comissão do projeto Identidade Nikkei em prol dessa deliberação. Uma delas foi a de pleitear junto ao vereador Aurélio Nomura a proposta de inclusão do Dia Internacional do Nikkei no calendário oficial da cidade de São Paulo. Tal proposta está tramitando na Câmara Municipal como Projeto de Lei PL 202/2019.

Outra ação que já teve início é a realização do painel “Os legados de uma cultura”, que ocorrerá no dia 25 de junho, às 19:00, no Bunkyo, e que vai reunir três palestrantes de destaque para um debate e reflexão em torno das contribuições dos valores nikkeis para a sociedade brasileira:

clóvis

• Clóvis de Barros Filho: Professor Doutor e Livre docente pela ECA-USP e um dos palestrantes mais requisitados do Brasil. Em 2018, lançou o livro Shinsetsu: O poder da gentileza, onde ele interpreta a sabedoria e a cultura japonesa pensando na alma ocidental.

chieko
• Chieko Aoki:
Empresária, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels e nome constante na lista das mulheres mais poderosas do Brasil. Propaga entre seus funcionários os valores herdados da cultura japonesa, juntamente com valores da cultura brasileira.

marciogomes
• Márcio Gomes: jornalista e repórter da Rede Globo, foi correspondente internacional no Japão por 5 anos (de 2013 a 2018), onde narrou diversas crônicas sobre a cultura japonesa e reportagens de destaque sobre o país.

Patrocínio:

Fundação Kunito Miyasaka
Café Fazenda Aliança

Apoio:

Consulado Geral do Japão em São Paulo
Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas "Gaimusho Kenshusei"
Tradbrás
Abjica
Dô Cultural

Organização do evento:

Evento organizado pela Comissão do Bunkyo Kakehashi Japão Brasil, em parceria com a JCI Brasil Japão e SBGC.

O valor arrecadado neste evento será destinado ao Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e aos projetos sociais da JCI Brasil Japão.

Site do Bunkyo: http://www.bunkyo.org.br/pt-BR/
Site da JCI Brasil Japão: https://jcibrasiljapao.org.br/

Informações importantes:

Data: 25/06/2019 (terça-feira)
Horário: 19:00 - 22:00
Local: Grande Auditório do Bunkyo
Endereço: R. São Joaquim, 381 - Liberdade, São Paulo - SP, 01508-900
Metrô mais próximo: São Joaquim (linha azul)
Estacionamento: Pago no Local
Assunto: "Os Legados de uma Cultura"
Palestrantes: Clóvis de Barros Filho, Chieko Aoki, Márcio Gomes.

Política de Meia-Entrada

Conforme a LEI Nº 12.933, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2013, tem direito à Meia Entrada, a pessoa que:

tiver mais de 60 anos
for estudante
possuir entre 15 e 29 anos e é comprovadamente carente
é deficiente físico
é acompanhante de deficiente físico durante o evento

Importante: favor comprovar o benefício na entrada do evento com documento. Ex. RG, Carteirinha de estudante, etc.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Bunkyo

Rua São Joaquim, 381

Liberdade (próximo ao metrô São Joaquim)

São Paulo, SP 01508900

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo