Gratuito

PALESTRA GRATUITA | OUTUBRO ROSA

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Icon Business & Mall

735 Avenida Presidente Kennedy

Estrela do Norte, RJ 24445-795

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
UMA PALESTRA GRATUITA DE 40min PODE SALVAR SUA VIDA!

Sobre este evento

Quem nunca ouviu falar do Outubro Rosa? Este movimento nasceu na década de 90 com o intuito de estimular a população a participar do Controle do Câncer de Mama. Ao longo dos anos, diversos países passaram a apoiar esse movimento e quando o mês de Outubro chega a Cor Rosa se faz presente nas campanhas realizadas!

Um dos Temíveis Problemas que mais atinge a mulher, infelizmente, é o Câncer de Mama. Essa Terrível Doença mexe tanto com a autoestima feminina quanto com sua saúde. O pior é que ela é a mais comum e a que mais tem matado mulheres por todo o planeta! Devido à necessidade de chamar a atenção para algo tão importante é que este movimento surgiu!

Afinal, a prevenção é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de evitar esse tremendo sofrimento causado as mulheres e seus familiares! Felizmente, quando o câncer de mama é descoberto em sua fase inicial as chances de cura são muito maiores! Daí a importância de se autoexaminar mensalmente e até fazer a Mamografia!

O que é a Campanha Outubro Rosa?

Como você já viu, o Outubro Rosa se trata de uma campanha que visa conscientizar toda a população a respeito da grande importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama! Mas, por que toda a população deve participar?

Isso é necessário porque essa impiedosa doença também afeta os homens, mas poucas pessoas têm essa informação! Além disso, o apoio dos homens é um grande aliado no combate a esse mal!

Geralmente, essa importante campanha que tem como símbolo o laço cor de rosa, é realizada nos meios publicitários ou em empresas! Seu foco é informar a todos sobre essa doença, mostrar as formas de prevenção e de como fazer o autoexame corretamente! Sabemos que tocar à própria mama ajuda a identificar alguma alteração, mas, apenas isso, não substitui de forma alguma a Mamografia!

Fazer o autoexame, com certeza, é melhor do que nada, mas somente a mamografia é capaz de diagnosticar com precisão o nódulo quando ele ainda não é palpável. Sendo diagnosticado no inicio, as chances de cura são muito maiores! Possivelmente, você deve ter ouvido falar ou conhece alguma mulher que foi curada por ter conseguido diagnosticar essa doença precocemente! Não é verdade?

Mas, lamentavelmente, você também já ouviu falar, ou conheceu alguma mulher que faleceu por conta de ter diagnosticado a doença em um estado avançado e o doloroso tratamento não foi capaz de salvá-la! Muito triste isso!

Qual é a Missão de uma Campanha Outubro Rosa?

Apesar de o público feminino ter mais atenção com sua saúde, muitas mulheres, ainda, não se cuidam como deveriam! Fazer o autoexame, como já discutimos, é extremamente importante e ajuda na prevenção do câncer! Mas, você acredita que apesar de ser simples de fazê-lo muitas mulheres não o fazem?

A Missão da campanha Outubro Rosa é incentivar o público feminino a ter uma atenção maior com a própria saúde! Isso é feito através de palestras, campanhas nas mídias sociais, empresas e também por meio das unidades de saúde!

Poucas pessoas sabem que o câncer de mama em seu estágio inicial não apresenta qualquer sintoma! É uma doença silenciosa que quando dá sinais de vida, pode tirar a vida!

Muitas mulheres acreditam que sentirão algo como dor ou ardor no seio, por exemplo. Por isso relaxam e não cuidam da própria saúde! Você conhece alguém que não vai ao médico ou que só vai quando está quase morrendo? Eu conheço várias pessoas assim! Por causa disso, essa doença tem sido descoberta tardiamente em muitos casos!

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura! Através da Influente Campanha Outubro Rosa a sociedade é informada dos cuidados que precisa ter para se prevenir dessa doença, evitar o sofrimento e o óbito! É justamente essa a missão da campanha: informar a população e incentivá-la a fazer exames periodicamente! Vamos salvar vidas!

Média de mulheres Afetadas pelo Câncer de Mama

Você sabia que a quantidade de mulheres que têm o câncer de mama é Alarmante? De acordo com previsão feita pelo Instituto Nacional do Câncer, INCA, em 2016, 57.960 mulheres foram diagnosticadas com essa doença só no Brasil!

No nosso país, o câncer de mama fica atrás apenas do câncer de pele que não é o melanoma! Dados divulgados pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer revelam que 1 em cada 4 tipos de câncer que as mulheres enfrentam é o de mama!

Os últimos dados que essa Respeitável Agência publicou foi no ano de 2012 e, segundo ela, este tipo de câncer tinha a incidência de 1,6 milhões de casos com o público feminino. Em todo o mundo, o câncer de mama é o que mais tem matado as mulheres!

Segundo a agência, no ano de 2012, entre os casos de morte por câncer, 14,7% eram pacientes que tinham câncer de mama! Para aquele ano, a taxa de mortalidade foi de 521.907 casos!

De acordo com dados do Inca, em 2016, a previsão é que surgiria em torno de 57 mil novos casos desta doença somente no Brasil. Isso corresponde a 28% de todos os casos estimados de câncer na mulher para aquele ano.

Segundo este instituto, a região Sudeste do país possui mais da metade de todos os casos deste tipo de câncer. Já a segunda região é a Nordeste, seguida pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte!

O Ministério da Saúde possui o SIM, Sistema de Informações sobre Mortalidade! Segundo o Sistema, no ano de 2013, faleceram 14.338 pessoas em decorrência do câncer de mama no país. Deste total, foram 14.206 mulheres e 181 homens!

Lembrando que o evento será fotografado e filmado, fazendo sua inscrição você concorda e abre mão dos direitos de imagem do evento.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Icon Business & Mall

735 Avenida Presidente Kennedy

Estrela do Norte, RJ 24445-795

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo