Como a subjetividade se constitui na relação com o outro, desde o início da vida? Como a infância e a adolescência são confrontadas pelo excesso de estímulos ou pela precariedade de vínculos? A parentalidade, para além da condição biológica, desempenha uma função psíquica de cuidado, transmissão e reconhecimento. A qualidade dos vínculos formados na infância influencia significativamente o desenvolvimento emocional, social e cognitivo ao longo da vida. A parentalidade atenta, seja na figura dos pais ou do cuidador responsável, favorece a construção de vínculos seguros, promovendo maior autoconfiança e autonomia nas crianças. Este curso convida a uma reflexão sobre a formação da subjetividade e os desafios atuais enfrentados por pais e responsáveis, em um contexto de transformações sociais e culturais que moldam a vida contemporânea. Em dois encontros, serão explorados temas essenciais para compreender o desenvolvimento psíquico de crianças e adolescentes.
Confira o programa:
7.10 – Aula 1 - Constituição da subjetividade e parentalidade
Exploração sobre a formação da subjetividade na relação com o outro, fundamentada em conceitos psicanalíticos de Freud, Roussillon e Winnicott. A parentalidade é abordada como uma função psíquica central para o desenvolvimento emocional saudável.
14.10 – Aula 2 - Parentalidade na contemporaneidade
Análise dos desafios atuais da parentalidade diante do excesso de estímulos, da fragilidade dos vínculos afetivos e das transformações sociais. O encontro convida a repensar a escuta e o cuidado para lidar com esses impactos na infância e adolescência.
Atividade aberta ao público em geral, com vagas limitadas.
Realização: Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre – SPPA e Instituto Ling.
Professores da rede pública de ensino podem solicitar bolsas de estudos com 80% de desconto. São disponibilizadas até duas bolsas para a atividade, conforme a ordem de requerimento.
Sócios da SPPA contam com desconto de 10%.
Entre em contato conosco e solicite seu cupom: instituto.ling@institutoling.org.br.
Conheça a Ministrante:
Magali Fischer é psicóloga e psicanalista pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Especialista em crianças e adolescentes pelo CEAPIA – Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e da Adolescência, atua como professora e supervisora do Curso de Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica da Infância e Adolescência da instituição, contribuindo com sua vasta experiência clínica e acadêmica para a formação de novos profissionais.
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente: instituto.ling@institutoling.org.br
Política de reembolso:
Em alinhamento com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo para realização do reembolso é de até 7 dias do início da atividade. Caso você tenha efetuado a compra com menos de 7 dias de antecedência à programação/curso, o cancelamento somente poderá ser realizado até 48 horas antes do início do evento.