Poéticas do invisível: luz, tempo-espaço na Astrofísica
Data e hora
Localização
Evento on-line
Política de reembolso
Tempo-espaço e a velocidade da luz se tornam, neste curso, instrumentos poéticos de reinterpretação do universo
Sobre este evento
Descrição: Entre a quietude visual de “Ondas paradas de probabilidade”, instalação da artista suíça Mira Schendel, à atmosfera estimulante de “Desvio para o vermelho”, do brasileiro Cildo Meireles, temos uma lista extensa de trabalhos de artistas que se apropriaram de conceitos da física quântica para criarem pontes entre a teoria e a realidade, dando corpo ao invisível.
Embora a maioria de nós tenha estudado as leis de Newton no colégio e gastado horas desbravando planos cartesianos, a realidade bidimensional, organizada e previsível construída por esses dois rockstars dos livros educativos já não acompanha as descobertas da física, muito menos são coerentes ao nosso tempo.
Ministrados pela arte-educadora e artista Roberta Uiop e pela estudante de física Dindara Galvão, POÉTICAS DO INVISÍVEL: LUZ, TEMPO-ESPAÇO NA ASTROFÍSICA é um curso que propõe três encontros para compreender, refletir e dialogar sobre alguns dos conceitos chave de uma área de conhecimento que, assim como a arte, se dedica à identificar e materializar novas percepções de realidade.
Ementa:
I - A compreensão do tempo em diferentes momentos da história.
II - A luz como ferramenta para observar o tempo
III - Formar imagens de estados internos - Registros do Curso
Público Alvo> Pessoas interessadas em promover intersecções entre astrofísica e novas formas de interpretação do mundo.
Mini bio:
Roberta uiop é arte-educadora e artista, em 2015 inicia os estudos em astrofísica e astronomia pela EMA Escola Municipal de Astrofísica e pelo Planetário do Carmo e do Ibirapuera em paralelo ao trabalho de Drag Queer e performer em espaços como a ODD e o festival Dekmantel. Traz experiências de mediação interdisciplinar adquiridas em exposições sobre arte-tecnologia e experiências do corpo coletivo como as de Hélio Oiticica em 2010 e Lygia Clark em 2013.
Dindara Galvão é estudante do último ano de Física da Universidade de São Paulo, sempre buscando explorar a intersecção entre ciência e arte. Integra o projeto Cri@tividade, onde escreveu, dirigiu e produziu o curta metragem em realidade virtual “Women in Science”, sobre mulheres cientistas, que foi exibido internacionalmente em congresso na Itália e também para mulheres cientistas de toda a américa latina , além de percorrer institutos em SP . Além dos estudos em ciências exatas, Dindara também desenvolve outras pesquisas na área de artes cênicas e visuais.
Info:
Datas: 17/07, 24/07, 31/07
Hora: 10h30>12h (horário de Brasília)
Bolsas Integrais são destinadas exclusivamente a minorias sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade. Para se candidatar: https://forms.gle/DMf3ptMhTyaWnrUH9