Gratuito

Práticas DevOps apoiando a transformação digital

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

inovaBra habitat - Auditório 10° andar

Angélica

Consolação

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

SOBRE O EVENTO

Transformação digital é a mudança pela qual as empresas estão passando em sua maneira de fazer negócios para entender e atender o consumidor digital com muita agilidade. Infraestrutura escaláveis em Cloud, BigData e Práticas DevOps são alguns dos projetos que os setores de T.I estão implementando para suportar estas transformações. O evento mostrará - através de palestras práticas - meios de se implementar práticas DevOps e quais ferramentas open source podem ser utilizadas - seja para uso em uma grande corporação como a Caixa ou em uma start-up como a Rankdone.

Transformação Cultural, Social e Digital

Das 9h00 as 12h00

  1. Abertura - Práticas DevOps com softwares open source e a transformação digital na Caixa Econômica Federal. (20 min)
  2. Infraestrutura Ágil, Escalável e Versionada. (40 min)
  3. Coffee Break - 20 min
  4. Integração e Entrega Contínua de Software. (40 min)
  5. DevSecOps - Entregando Softwares seguros e Compliance como Código. (40 min)

SOBRE OS PALESTRANTES

Será apresentado como a CAIXA está passando por um processo de transformação digital e conseguindo renovar seu ambiente tecnológico com ferramentas e processos inovadores que permitem automatizar fim a fim os processos de implantação de sistemas ganhando agilidade, segurança e padronização. Tudo isso utilizando práticas DevOps e ferramentas Open Source inovadoras, simples e eficientes, levando a uma redução de esforço de trabalho em pelo menos 80%.

Palestrante: Leandro Alvarez

Duração: 20 minutos

Minibio: Entusiasta e apaixonado por tecnologia e de como ela pode transformar nossa vida. Engenheiro de Computação, especialista em Governança de TI, com 15 anos de experiência, tendo como seu maior desafio neste momento renovar a TI da CAIXA e preparar a empresa para os desafios digitais. Na Caixa, já foi responsável por desenvolvimento e implantação de videoconferência, monitoração de milhares de equipamentos nos Datacenters da Caixa, arquitetura de virtualização de servidores e participação ativa no projeto de migração de 02 Datacenters. Atualmente, está trabalhando na Gerência Nacional de arquitetura tecnologia onde é responsável por planejamento e Designs de Nuvem Privada, além de grandes contribuições na implantação de práticas DevOps.


  • Palestra 1 - Infraestrutura Ágil, Escalável e Versionada.

Se o desenvolvimento de software é ágil a infraestrutura também deve ser. Já imaginou uma infraestrutura sendo escalável, automatizada, padronizada e versionada da mesma forma que acontece com o desenvolvimento de softwares?
Ferramentas abordadas: Docker, Git, Jenkins, Puppet, Ansible e RunDeck
Conceitos Relacionados: Infraestrutura Ágil, Gerência de Configurações, Containers

Palestrante: Gabriel Araújo
Duração: 40 minutos
Minibio: Gabriel Policante Araújo atua como Analista de Infraestrutura em Software Livre/DevOps há mais de 7 anos. Formado em Redes de Computadores pelo Senai Suiço e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Santo Amaro. Possui experiência em ferramentas voltadas para aplicação da cultura Devops e arquitetura Multi Cloud. Atualmente é consultor e instrutor na 4Linux de cursos voltados ao Sistema Operacional Linux e Ferramentas do Mundo Devops. Possui Certificação LPIC1 e LPIC2. Entusiasta de assuntos relacionados a automação para provisionamento de infraestrutura como código. Antes de atuar na 4Linux trabalhou com SaaS na Locaweb.



  • Palestra 2 - Integração e Entrega Contínua de Software.

Os desafios de se desenvolver software em um cenário onde dezenas de desenvolvedores codificam simultaneamente e as alterações feitas por qualquer um deles pode entrar em produção com um simples 'click'.
Ferramentas abordadas: Git, Jenkins, Sonatype Nexus, SonaQube, JUnit / PhpUnit, MSTest, Codeception, Selenium, Flyway e Phinx
Conceitos Relacionados: Integração Contínua, Entrega Contínua, Agile, Lean e ITIL, SCRUM.

Palestrante: Júlio Ballot
Duração: 40 minutos
Minibio: Júlio Rangel Ballot atua atualmente como Analista de Infraestrutura em Software Livre/DevOps na 4LInux. Formado em Engenharia de Computação pela Universidade de Taubaté, possui experiência em Administração de Sistemas Open Source e ferramentas voltadas a práticas DevOps, com ênfase em CI/CD (Continuous Integration / Continuous Delivery), atuando há 10 anos na área de Tecnologia da Informação em empresas como Micro Frequency e System & Computers. Entusiasta das áreas de automação e programação de sistemas, ministra cursos voltados ao Sistema Operacional Linux, sendo certificado LPIC-1 e Exin DevOps Master.



  • Palestra 3 - DevSecOps - Entregando Softwares seguros e Compliance como Código.

Sabemos que em todo negócio segurança é um dos fatores mais importantes. Com todas as regras e regulamentações existentes hoje como PCI/SOX/FedRAMP e outras, as análises de segurança devem ser feitas na mesma velocidade de entrega de novos softwares e infraestruturas, Compliance como Código e Segurança como Código são passos fundamentais dentro de uma pipeline de CI/CD.

Ferramentas abordadas: OWASP ZAP, Ansible Tower/AWX, Gauntlt, Gerrit, DevOps Audit Defense Toolkit, ThreadFix,
Conceitos Relacionados: DevSecOps, Red & Blue Team, SOX

Palestrante: Alisson Menezes
Duração: 40 minutos
Minibio: Alisson Menezes atua como Gerente de T.I da 4Linux e tem 9 anos de experiência em projetos FOSS (Free and Open Source Software) e Python; Formado em Análise de Sistemas pela FMU e cursando MBA em BigData pela FIA; Possui as certificações LPI1, LPI2 e SUSE CLA, LPI DevOps e Exim - DevOps Professional. Autor dos cursos Python Fundamentals, Python for Sysadmins, MongoDB for Developers/DBAs, DevSecOps, Co-Autor do curso Infraestrutura Ágil e Docker da 4Linux e palestrante em eventos como FISL, TDC e Python Brasil. Já trabalhou nas empresas Locaweb, DotStore e EVEO. É entusiasta das mais diversas áreas em T.I como Segurança, Bancos de dados NoSQL, DataScience mas tem como foco principal as áreas de DevOps e automação.



Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

inovaBra habitat - Auditório 10° andar

Angélica

Consolação

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo