PROJETO DE FORMAÇÃO EM CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Data e hora
Descrição
DATAS DAS ATIVIDADES (sempre das 18h às 21h)
03/9 (terça-feira)
LOCAL: G.R.E.S Jacaré Unidos do Jacarezinho
Av. Dom Helder Câmara, 2333
10/9 (terça-feira)
LOCAL:Colégio Estadual. Heitor Lira
R. Cuba, 320 - Penha Circular
18/9 (quarta-feira)
LOCAL:SINPRO Campo Grande
Rua Manaí, 180
25/9 (quarta-feira)
LOCAL: Casa do Jongo
R. Compositor Silas de Oliveira -Madureira
Inscrições estão abertas:
Será cobrada apenas uma taxa de R$ 15,00, mas somente para os profissionais de educação Não filiados ao Sepe-RJ*
Filiados ao Sepe-RJ e Estudantes/Movimentos Sociais estão isentos desta taxa..
* Para confirmar a inscrição os interessados deverão efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição na Tesouraria do Sepe ou via transferência/depósito bancário (BRADESCO Agência nº 3176 - Conta Corrente nº 23941-0; CNPJ:28.708.576/0001-27). Com o devido comprovante enviado pra o e-mail: registro.sepe@gmail.com. Caso não seja possível,a taxa poderá ser paga no local da atividade junto a coordenação do Curso
Objetivos gerais do projeto:
• divulgar a cultura afro-brasileira e refletir historicamente sobre ela;
• estimular a prática de atividades como danças afro-brasileiras;
• desenvolver práticas pedagógicas lúdicas e fundamentadas teoricamente sobre cultura afro-brasileira;
• orientar a busca do conhecimento sobre cultura afro-brasileira; despertar o interesse pela cultura afro- brasileira.
Objetivos específicos:
- oferecer subsídios aos profissionais de educação para desenvolver, no espaço escolar, atividades de cultura afro-brasileira:
- combater o racismo ambiental e social (negros e pobres nas favelas e em situação de risco), acadêmico (ingresso e cotas nas universidades), institucional (no pensamento empresarial, emprego e renda)
- dar respaldo teórico e prático para atividades ao longo do período letivo escolar.
- estimular a presença constante e cotidiana de espaços lúdicos de dança e música na aprendizagem dos estudantes.
- reforçar identidade afro-brasileira, através de elementos, como por exemplo, as bonecas abayomis.
- desenvolver atividade pedagógica (dramatização, criação de texto, ...) com as abayomis
- O trabalho tem no corpo seu principal aliado. As manifestações negras envolvem os sentidos de forma festiva e entendemos que os sons, cheiros, texturas, cores, sabores podem e devem fazer parte do cotidiano escolar. Uma pedagogia festiva que envolva principalmente as danças populares os sentidos, e toda a sua relação com os conhecimentos trabalhados nas disciplinas formais pode integrar a escola e estimular a criatividade dos nossos educadores e educandos.
Cronograma, territórios e formato:
A ideia é apresentar o trabalho com uma palestra, apresentação de vídeo (alternativa), oficina de Abayomi, debate e vivência de pelo menos duas ou quatro danças populares, no total de 3 horas uma vez por semana, durante quatro semanas, de 18h às 21h, de acordo com a tabela abaixo. As danças são: maracatu, ciranda, coco e jongo.
Currículo dos envolvidos:
Lucio Sanfilippo é cantor e compositor, jornalista, professor de Educação Física, Mestre e Doutorando em Educação pela UERJ e trabalha com as danças populares há mais de 15 anos.
Lândia Tavares é pedagoga e professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com especialização em movimentos sindicais, alfabetizadora por 25 anos, aposentada nas Redes Municipal e Estadual do RJ.
Sites para informações.
https://www.facebook.com/culturaafrobrasileiraformacao/
http://luciosanfilippo.com.br/ https://www.facebook.com/
groups/fasdelucio/
Currículo Lattes:
Lucio Sanfilippo http://lattes.cnpq.br/6289029246721514
Lândia Tavares http://lattes.cnpq.br/8871010271665941