RA #23 - Como cobrir e fiscalizar a atividade policial
Data e hora
Localização
Evento on-line
Encontro para jornalistas, comunicadores e sociedade civil!
Sobre este evento
A chacina no Jacarezinho e o assassinato de Kathlen Romeu, no Rio de Janeiro, e os olhos atingidos de Jonas Correia e Daniel Campelo, durante o #29M no Recife, são exemplos recentes da violência policial.
No Brasil, as mortes decorrentes de intervenção policial cresceram 6,6% quando comparados os dados dos primeiros semestres de 2019 e 2020, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Essa violência letal, em sua maioria, têm a mesma mira, como mostram dados da Rede Observatório de Segurança, compilados pela campanha #PorQueEu?, uma iniciativa do #data_labe junto ao @_direitodedefesa para pressionar o Judiciário, o Ministério Público e os governos a frear as ações discriminatórias e fiscalizar de maneira efetiva a ação policial.
E você, jornalista, como está cobrindo o tema?
Vamos trocar experiências sobre como promover uma cobertura respeitosa, que não perpetue o racismo estrutural e nem fique dependente da versão policial no Redação Aberta, um espaço de encontros, debates e treinamentos para jornalistas cobrirem seus territórios.
A 23ª edição do Redação Aberta é sobre: Como cobrir e fiscalizar a atividade policial. Nossas convidadas serão Cecília Olliveira, jornalista investigativa dedicada à cobertura do tráfico de drogas e de armas e da violência, diretora do Instituto Fogo Cruzado; Elena Wesley, coordenadora de conteúdo do data_labe e gestora da Agência Narra; e Inês Campelo, cofundadora e presidenta da Marco Zero Conteúdo, parte do Conselho Editorial do Canal Reload.
Tragam dúvidas, apontamentos e informações para o nosso encontro.
O Redação Aberta é um evento totalmente gratuito, produzido pela Énois. É uma parceria da Énois com o City Bureau. Acesse os conteúdos das edições anteriores e saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
Se possível, sugerimos a compra do ingresso no valor de R$ 10 - ou pague quanto puder. Dessa forma, você estará fortalecendo as doações que recebemos para manter a Énois operando.
Assine nosso recorrente e doe a partir de R$ 10,00 mensais: benfeitoria.com/enois