R$1.184 – R$2.884

RETIRO DE ARTE E GEOMETRIA SAGRADA - com Tiffany Gyatso

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Curarrehue, Chile

Chile

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra ou até 2 dias antes do início do evento ( o primeiro que acontecer) para solicitar o estorno de pagamento.

Descrição do evento

Descrição

BODHISATTVA CONDOR BLANCO


ARTE TIBETANA - THANGKA DE TARA BRANCA

Thangka, é a arte do budismo tibetano que retrata deidades e símbolos usados durante práticas de meditação.

A deidade feminina, Tara Branca, nos traz os méritos de uma longa vida para que a prática espiritual possa se estender. Associada com pureza, longevidade e com ilimitada sabedoria, Tara Branca responde a todos os pedidos para aqueles que a evocam. Seus sete olhos escaneiam constantemente as 10 direções, alerta para como ajudar e apoiar os devotos em seu caminho do dharma.

Ela é branca e senta sobre um trono de lótus, onde um disco de sol e lua lhe servem como assento. Sua mão esquerda posiciona-se na Vitarkamudra, o gesto de ensinamento, e segura uma lótus azul desabrochada, como manifestação e presença incondicional do buda da compaixão, Avalokteshvara. Sua mão direita se estende no Varada mudra, como gesto de generosidade e compreensão do sofrimento alheio e misericórdia, abrindo o coração dos devotos.

O treino de thangka começa contemplando o desenho da deidade, que segue medidas exatas, estabelecidas previamente por sua iconografia. Aprenderemos as técnicas de pintura tradicional tibetana e teremos tempo para praticá-la em 4 dias intensivos de pintura e meditação. Com motivação, vontade, paciência e carinho para com a obra, você poderá no final levar seu thangka completa para sua casa, para continuar com a prática de visualização.


GEOMETRIA SAGRADA E MANDALAS

Muitas filosofias acreditam que o universo surge de um ponto no espaço e que tudo expande a partir dele. Mandalas, em várias tradições, foram criadas para representar essa ordem e muitos até descrevem ser uma fórmula matemática e que a língua de “deus” seria a geometria. Seríamos capazes de olhar para uma flor, uma colméia, o olho de um furacão e tudo a nossa volta e nos aproximarmos dessa compreensão divina?

Através do estudo da geometria iremos comparar o significado de mandalas nas tradições do hinduísmo, budismo e islamismo. Aprenderemos algumas regras de construção, usaremos réguas e compasso, ligando os pontos e criando linhas, multiplicando padrões e testemunhando a mágica e a beleza da multiplicação infinita das possibilidades do universo e no desenho.

Excelente exercício para quem deseja usar o desenho para afinar sua concentração e meditação, além de obter uma visão expandida do universo através da contemplação da forma.


"Forma é vazio, vazio é forma." - Buda Gautama.


TIFFANI GYATSO

Tiffani Gyatso é uma artista brasileira que especializou-se em Thangka: ícones do budismo tibetano, no Instituto Norbulingka, Dharamsala, Índia. Trabalha e leciona essa arte desde 2006. De 2007 a 2012 completou os extensos murais do templo tibetano de Lama Samten no RS. Ela também faz sua própria pintura contemporânea em base do processo intuitivo e contemplativo. Realiza workshops no Brasil e outros países, assim como art coaching (presencial e online) e formou o primeiro curso de Thangka online. Tem seu próprio atelier em Minas Gerais, o Retiro das Artes - Atelier YabYum, onde aprofunda os estudos com grupos interessados. Eventualmente guia grupos artísticos para Ásia. A próxima trip será em novembro 2017.



Arte e Geometria Sagrada 1Arte e Geometria Sagrada 2








Quer saber mais?

Entre em contato conosco.

E-mail: info@condorblanco.com

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Curarrehue, Chile

Chile

Ver mapa

Política de reembolso

Este organizador não aceita reembolsos * O Art. 49 da Lei 8.078/09 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo legal de 7 dias após a compra ou até 2 dias antes do início do evento ( o primeiro que acontecer) para solicitar o estorno de pagamento.

Salvar este evento

Evento salvo