R$540

Retiro Plantae - Desvendando mistérios vegetais

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

R. Euclides João Alves, 963

963 Rua Euclides João Alves

Armacao do Pântano do Sul, SC 88066-296

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Desvendando segredos vegetais. As plantas e a música por todas as nossas relaçoes !

Sobre este evento

Retiro Plantae – Desvendando Segredos Vegetais.

Uma imersão na natureza, dentro e fora de nós. Abençoadas e abençoados pela força das águas da Lagoa do Peri, e na abundância da Mata Atlântica vamos nos encontrar com a pureza cristalina das plantas nativas e da música como guia de um mergulho transformador.

Bárbara e Joaquín desenvolvem um trabalho educativo e terapêutico entre homens e mulheres, o Complementares Opostos, e tem a música e as plantas como suas ferramentas de autotransformação e saúde integral. Prepare-se para muito verde dançando entre os acordes e batuques.

Programação

Sexta, 28/02

16:00 – Recepção e acomodação, lanche leve.

17:00 – Banho de Lagoa e banho de ervas.

19:00 – Roda de Rapé e Cantos em volta da fogueira. (Saiba mais sobre o rapé no fim da programação)

22:00 – Ceia leve e recolhimento silencioso

Sábado, 29/02

08:00 – Despertar, Meditação, Sauna tradicional Shipibo com plantas medicinais, banho de ervas.

09:00 – Café da Manhã

10:00 – Iniciação ao universo das plantas, da fitoterapia à alquimia: o vegetalismo.

13:00 – Almoço e contemplação silenciosa

15:00 – Canto vegetal, qual o som que vibra nas plantas? qual som vibra em nós?

18:00 – Banho de ervas e ceia leve

20:00 – Cerimônia de Ayahuasca (opcional, saiba mais sobre a cerimonia no fim do texto)

Domingo

08:00 – Despertar, Limpeza das vias respiratórias e da mente com preparado tradicional shipibo (Mucura) e banho de ervas

09:00 – Café da Manhã

10:00 – Passeio de reconhecimento de plantas nativas da Mata Atlântica em trilha para Cachoeira da Gurita.

13:00 – Picnic na cachoeira

14:00 -Passeio de Barco na Lagoa do Peri.

15:00 – Partilha final

16:00 – Lanche e despedida

Cerimônias de Rapé e Ayahuasca

Cerimônias são encontros onde nossas intenções e orações são direcionados com o fim da cura de nosso corpo ou aspectos enfermos de nossa personalidade. A cerimonia tem um poder enorme por nos levar de encontro a memorias profundas da existência de nossa alma, abrindo caminhos ainda não trilhados, ou pouco trilhados dentro de nós. Cerimonia é um portal com mundos desconhecidos, internos e universais, e permite levar e trazer bons fluidos e boas noticias.

O rapé usado de forma cerimonial nos permite conectar com a Terra e com nós mesmos. Esse curandeiro vegetal, também chamado de Pajé Rapé em algumas culturas, é resultado da união de duas plantas: o tabaco e o tsunu; que aplicado nas narinas com o uso de um instrumento ritualístico chamado Tipi gera uma gama de sensações ora densas, ora sutis, afim de nos levar de encontro a nossa essência real. Ele não oferece riscos a saúde e tampouco há contraindicação de seu uso para qualquer pessoas, sendo protagonista na cura de doenças mentais e emocionais, doenças das vias respiratórias e neurológicas, e males do espirito.

A ayahuasca está para os povos amazônicos assim como o Yoga para o povo oriental, a união do cipó jagube e das folhas da chakrona formam essa bebida unica, equilibrada em seus princípios femininos e masculinos, que cura o corpo físico mental e emocional através da cura de nosso espirito. Ela é uma doutora, ao mesmo tempo que é sacerdotisa dos planos sutis. A consagração segura e ritualistica, feita de forma responsável, expande nossa consciencia para termos outros pontos de vista da realidade e de nossos dramas pessoais. Ela promove uma vivencia transpessoal, para além da pessoa, leva a sentirmos parte do todo, ajudando na transformação e lapidação pessoal e universal.

Em ambos os rituais a música tem papel central na guiança, no direcionamento, e na harmonização interior e do ambiente, proporcionando uma experiência única.

Durante o retiro vamos priorizar esses trabalhos como sendo o mergulho mais profundo no reino vegetal, e na centralidade da música. A experiencia do encontro com essas medicinas em meio a natureza, combinada com banhos e outras plantas dá profundidade e segurança para a experiencia. A ayahuasca é contraindicada em casos de bipolaridade, esquizofrenia, psicose, e pessoas que façam uso regular de remédios de venda controlada. A participação na cerimonia de ayahuasca é opcional.

A alimentação sera orgânica, vegana, e feita por uma mulher incrível chamada Divina. Além de alquimista dos sabores Divina é memória viva de um povo baiano, sertanejo, que entre as plantas e plantações se faz gente de força e fé inabalável.

Se tiveres alguma restrição alimentar nos avise!

A hospedagem será em quarto coletivo, ou barraca, se optar pela barraca é seu dever trazer todo o material de camping.

Bárbara Ferreira é historiadora, alquimista autodidata, e iniciada nos saberes da floresta amazônica onde cresceu e se criou, através da Tradição Shipibo se aprofundou nas medicinas da Floresta as quais fazem parte da sua caminha há quase 1 década.

Joaquín Fernandez é músico e rezador uruguaio, se fez brasileiro na Bahia, onde buscou estudar as músicas de conexão espiritual, e iniciou a senda das medicinas da Floresta, hoje dedica sua musicalidade a consciencia, espiritualidade, e amor. Também é estudioso das medicinas da Floresta na tradição Shipibo.

O valor do retiro é de $540, se pago a vista via depósito bancário, e $593 para o parcelamento aqui no site.

Para mais informações chame via whatssapp no número 048 98464 2044 ou no email complementaresopostos@gmail.com

Bem vindas e bem vindos !

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

R. Euclides João Alves, 963

963 Rua Euclides João Alves

Armacao do Pântano do Sul, SC 88066-296

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo