Rota Vila Inglesa - Paranapiacaba 30 km - MTB -

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Igreja Paranapiacaba

João Antunes

Paranapiacaba

Santo André, SP 09150110

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 1 dia antes do evento

Descrição do evento
Uma cidade cenográfica entre os trilhos da antiga Estação de Paranapiacaba.

Sobre este evento

PARANAPIACABA - 30 KM - MTB

Ciclo Rota pela Vila de Paranapiacaba, distrito município de Santo André, patrimônio histórico. Tem como características a arquitetura que os ingleses deixaram quando vieram construir a Estrada de Ferro São Paulo Railway, e o marco principal, o grande relógio Johnnie Walker Benson, visto de qualquer parte da cidade e que controlava os horários de chegada e partida das locomotivas.

A novidade é a recuperação do principal marco do local, o grande relógio, totalmente reformado.

A trilha tem 400 metros de altimetria, em 30 km, em meio a vegetação, por estar no alto da Serra do Mar, a cidade é cercada por uma névoa característica, é úmida e sempre convém levar uma casaco de nylon ou algo mais quentinho.A cidade tem inúmeros pontos de interesse, desde Museu da Estação, a casa do Engenheiro, Igrejas e trilhas que levam a nascente.

Um evento que mistura cultura e boas paisagens.

A ALTIMETRIA : índice de metros de subida e descida da trilha

A altimetria de Paranapiacaba é de 400 mts,  temos duas subidas, uma no início e outra no final, de asfalto, ou seja, todo mundo vai conseguir ! Considerada nível fácil/média de esforço e médio de técnica pelo terreno cascalhado.

TIPOS DE INGRESSO

-Just Ride : este ingresso, o ciclista precisa estar no local de início do passeio na hora estipulada, teremos acompanhamento, carro de apoio, apoio mecânico , pic nic caprichado.

- Aula : quem se sentir mais seguro, pode marcar uma aula de durante a semana , para conhecer melhor o próprio equipamento, uso do câmbio, como frear, posicionamento na bike, itens de segurança. Entrar em contato pelo gaspar@onebikehub.com.br ou whats 11 970 741452 para agendar.

O passeio será realizado em qualquer condição climática, podendo ser cancelado apenas pelo organizador caso exista risco aos participantes.

O Carro de apoio só irá nos acompanhar onde for possível circular.

RESPONSABILIDADES

IMPORTANTE

O ciclismo é um esporte de risco, quando você adquirir o ingresso você estará ciente e assumindo a responsabilidade sobre qualquer eventual ocorrência durante o passeio e afirmando ter condições médicas para exercer a atividade física, isentando os organizadores de qualquer responsabilidade em caso de acidentes.

Quem adquirir o ingresso também estará autorizando o uso das imagens feitas em nossas redes sociais.

A condução da bicicleta deve ser de modo seguro e sem colocar em risco outros participantes, avisaremos caso seja necessário e colocaremos no apoio se continuar o risco.

Nosso equipe é formada por socorristas certificados, teremos apoio mecânico básico e chamaremos o serviço médico de emergência local em caso de necessidade.Teremos um carro de apoio onde for possível, com água e frutas.A bicicleta em bom estado e o equipamento de segurança também são de responsabilidade de cada ciclista, solicitamos que cada participante leve uma câmara reserva na medida correta.

BRIEFING

O briefing com todas as informações necessárias será passado na semana do passeio, o objetivo principal é de integração do grupo,contemplação da natureza e diversão. A atividade não tem caráter competitivo e sempre esperaremos o grupo todo.

Um grupo de whatsapp será criado na semana da atividade para interação dos participantes e troca de fotos, terminará dois dias após o evento. NÃO ESQUEÇA DE PREENCHER O NÚMERO DO CELULAR.

CURIOSIDADES

Dizem que Tarsila do Amaral pintou um dos seus quadros inspirada na igreja da cidade.

A IGREJA DE PARANAPIACABA

A igreja de Paranapiacaba, primeiramente denominada "Capela do Alto da Serra", e recebeu licença qüinqüenal para celebração de missas pela primeira vez em 8 de agosto de 1884.Antes da capela propriamente dita, a localidade contava com um oratório, cujo registro mais antigo data de 1880.A igreja teve como padroeiro o Bom Jesus. Com a criação da paróquia de Ribeirão Pires, em 1911, a igreja do Bom Jesus do Alto da Serra passa a ser ligada a ela.

PAU DA MISSA

O "pau da missa" é um eucalipto centenário originalmente utilizado para avisos relacionados às missas de sétimo dia.Devido a sua boa localização, entre a Parte Alta e a Parte Baixa, esta árvore tornou-se um dos símbolos de Paranapiacaba, pois servia como suporte para informações da comunidade, integrando as duas partes da vila.

TAQUARUSSU

Quem diria que entre as montanhas da Vila de Paranapiacaba, Santo André, e Mogi das Cruzes, existe um vilarejo, que mais parece uma cidade cinematográfica? Chamado de Taquarussu, o local fica no distrito de Quatinga, e tem uma história muito peculiar. A Vila foi uma importante fazenda da Mineradora Fanti Belgiomini Ltda., recebendo muitos imigrantes italianos em busca de trabalho.Durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra, que era quem mantinha Paranapiacaba, entrou em crise não conseguindo mais mandar carvão mineral para os maquinários. Foi então que as famílias Fanti e Belgiomini passaram a abastecer a São Paulo Railway, nome da linha férrea na época, com o carvão que produziam.O vilarejo é lindo, parece aqueles lugares que só se vê em sonho, mas carece de informações turísticas. Por ser um achado no meio das montanhas da região, ainda é pouco explorado inclusive pelas empresas de turismo local. Ao longo do caminho, que é todo acompanhado pela Mata Atlântica, é possível ver espécies de aves e bichos bem característicos da vegetação, além de nascentes e pequenas corredeiras.A Vila de Taquarussu foi restaurada em 2007 e continua impecável. Hoje, seis famílias moram e preservam as construções, em especial a Igreja de Santa Luzia, uma das mais antigas de toda a região, que fica aberta ao público. De frente com ela, além do pequeno e charmoso coreto, há duas construções em que funcionavam antigos comércios e um posto de gasolina curioso. Ainda hoje há ali uma bomba manual de abastecimento.Há alguns passos, um lago rodeado de pinheiros chama a atenção. Mais do que isso, a quantidade de famílias sentadas debaixo dessas árvores fazendo piquenique, ou até mesmo aquele merecido descanso ao raro som da natureza formam cenários adoráveis.Taquarussu é encantador. Pode ser a pé, de bicicleta ou de carro. O importante é reservar em sua agenda um final de semana para conhecer este lugarzinho tão escondido e tão inspirador. E se for até lá, prepare um bom piquenique, pois na vila não há nenhum lugar para comer ou comprar comidinhas. Não esqueça de levar água, repelente, protetor solar, roupas leves, tênis e claro, a câmera fotográfica.

Texto Carol Zane

Redes e Contato

www.onebikehub.com.br

@onebikehub

Whats (11) 970741452

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Igreja Paranapiacaba

João Antunes

Paranapiacaba

Santo André, SP 09150110

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 1 dia antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo