Gratuito

Roteiro 1: Tramas e Histórias de Antonina – Roteiros pelo Centro Histórico

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Trapiche Municipal

Antonina, PR 83370000

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

Tramas e histórias de Antonina é um passeio pelas vivências e memórias da cidade a partir do relato dos seus moradores. Serão realizados dois roteiros a pé por lugares do centro histórico de Antonina com três pontos distintos de parada para o relato de histórias contadas por moradores de Antonina. Os roteiros foram definidos a partir de entrevistas e oficinas preparatórias realizadas com a comunidade capelista durante o primeiro semestre de 2018. Eles contemplam locais emblemáticos como as Praça Coronel Macedo, a antiga Estação Ferroviária, as antigas áreas do porto e do mercado, o Theatro Municipal, o Jekiti, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja do Bom Jesus do Saivá e seu cemitério.

Roteiro 01

Data: 17 de julho de 2018

Horário: 16h

Duração: 1h30min

Local de Partida: Trapiche Municipal

Vagas: 20



Ministrantes: Letícia Nardi, Juliano Martins Doberstein e Moisés Julierme Stival Soares.

Letícia Nardi - Arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina, pelo Programa ITUC/AL – CECI/UFPE. Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, PGAU-Cidade, UFSC, sendo bolsista Capes.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Preservação do Patrimônio Cultural com experiências em projetos, pesquisas e consultorias. É organizadora do livro Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea, em conjunto com Alicia Norma de González Castells; e autora do livro Centro histórico: entre a preservação e a dinâmica urbana. Desde 2015, é proprietária da empresa Inspire-C Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural Eireli ME.

Juliano Martins Doberstein - Historiador graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, com especialização em História do Brasil pelas Faculdades Porto-Alegrenses de Ciências e Letras - FAPA . Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Desde 2006 é historiador da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Paraná, onde trabalha na área do patrimônio cultural de natureza imaterial. É coautor do livro “Memória em ruínas: a Casa Branca do Morro Santana” (DaCasa/Palmarinca, 2005), financiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre/RS.

Moisés Julierme Stival Soares - Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2017), na área de concentração de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo, na linha de pesquisa História e Preservação da Arquitetura. Arquiteto da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná, desde 2010. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em história da preservação do patrimônio cultural edificado, atuando principalmente nos seguintes temas: história e teorias da preservação, políticas de preservação do patrimônio cultural e preservação de centros históricos e bens arquitetônicos.

(Foto de Juliano Martins Doberstein - IPHAN-PR)

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Trapiche Municipal

Antonina, PR 83370000

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo