Nesta oficina sensorial e colaborativa, os participantes irão vivenciar práticas manuais e ancestrais que se transformam em potência para um novo futuro da moda. Conduzida por Mariana Basualdo e pelo grupo de pesquisa em tingimentos naturais, meio ambiente e saúde, da UFCSPA, a atividade oferece uma imersão criativa e crítica em saberes que ampliam a percepção sobre os materiais, os ciclos e os modos de fazer, provocando novos olhares para o ato de criar e vestir.
Mais do que uma atividade técnica, este é um espaço de escuta, partilha e experimentação. Um convite para se reconectar com a natureza, com os saberes tradicionais e com o potencial regenerativo da moda feita com tempo, afeto e respeito ao ciclo da vida.
Durante a oficina, serão exploradas:
- Técnicas de tingimento natural com resíduos naturais e compostos caseiros;
- Métodos de estamparia botânica com flores e folhas;
- Processos de criação de biomateriais, como bioplásticos artesanais.
Sobre os ministrantes:
Mariana Spuldaro Basualdo
Designer de moda com especialização em pesquisa de tendências. Atuação com foco estratégico em análise de comportamento e inovação de produto, por meio de práticas sustentáveis e abordagens circulares. Desenvolve pesquisas voltadas ao uso de bioplásticos como matéria-prima alternativa para a moda.
A oficina propõe uma imersão no universo do tingimento natural de tecidos, uma prática ancestral que ressurge como alternativa sustentável frente aos impactos ambientais e sociais da indústria têxtil. Através de metodologias acessíveis e adaptadas a diferentes contextos, serão exploradas técnicas de extração de corantes a partir de resíduos orgânicos (como cascas de cebola, café, feijão e raíz de açafrão), além do uso de mordentes caseiros de baixo impacto ambiental.
Projeto Extensionista UFCSPA: O projeto de Tingimentos Naturais propõe uma imersão no universo do tingimento natural de tecidos, uma prática ancestral que ressurge como alternativa sustentável frente aos impactos ambientais e sociais da indústria têxtil.Com aplicações que vão desde a produção artesanal de peças têxteis até reflexões sobre economia circular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o projeto se propõe a ser um espaço de aprendizado prático, criativo e transformador.
A abordagem metodológica combina princípios de design estratégico, sustentabilidade e inclusão social, promovendo a replicabilidade das técnicas com recursos simples, utilizando utensílios domésticos e protocolos padronizados. As oficinas de tingimento natural desenvolvidas pelo projeto visam não apenas a transmissão de conhecimento técnico, mas também a valorização da cultura do fazer manual, o estímulo à geração de renda e a construção de um olhar crítico sobre o consumo e a moda.
Esta programação é uma realização do Instituto Ling, com patrocínio da Sindilojas.
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente: instituto.ling@institutoling.org.br
Política de reembolso:
Em alinhamento com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo para realização do reembolso é de até 7 dias do início da atividade. Caso você tenha efetuado a compra com menos de 7 dias de antecedência à programação/curso, o cancelamento somente poderá ser realizado até 48 horas antes do início do evento.