SALAMES E FERMENTADOS - CURSO PRESENCIAL CAVA (SP)

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

a Cava | Charcutaria Escola

Travessa Gilda

35

Santo André, SP 09190-520

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
INSCRIÇÕES ABERTAS!

Sobre este evento

SALAMES E FERMENTADOS

CURSO PRESENCIAL CAVA (SP)

Serão 2 dias de evento:

- 03/07/2020 - Das 20h às 22h

- 04/07/2020 - Das 9h `às 16h

Neste curso o Peterson ensina as técnicas que envolvem a produção de salames e fermentados e o aluno pode vivenciar na PRÁTICA cada detalhe do processo.

Começamos nosso encontro na noite de sexta-feira (03/07) com uma deliciosa introdução à Charcutaria seguida de uma Degustação Guiada com o Peterson Rebechi. Uma experiência única!

E seguimos no sábado (04/07) com todo conteúdo e prática do curso.

:: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- DIA I

HISTÓRIA DO PROFESSOR

Um breve relato da trajetória do Peterson e como ele se tornou referência da Charcutaria Artesanal no Brasil. As influências dele e como ele faz charcutaria.

OS SALAMES E OS FERMENTADOS

Existem várias diferenças nas produções regionais da Charcutaria. Peterson mostra um pouco do que já viu, do que já provou e também do que aprendeu com outras culturas. Produzir salames requer técnica e precisão na produção. Entender cada etapa é essencial para o sucesso!

DEGUSTAÇÃO GUIADA

Para avaliar as futuras produções, os alunos precisam de boas referências, nessa etapa, todos os alunos experimentarão alguns produtos para entender acidez, textura e sabor. Uma experiência única!

- DIA II

DESOSSA E MOAGEM

Aqui é onde começa o Curso Prático. Nessa etapa, Peterson mostra em cada detalhe como desossar o animal, e como escolher a moagem correta para trazer a textura dos salames.

A MASSA

Nesse módulo, o mais importante do curso é como preparar a massa cárnea, como adicionar os temperos, a mistura e como executar de forma precisa essa etapa que muitos desprezam.

ENSAQUE, AMARRAÇÕES E ETIQUETAGEM

Com os produtos curados, eles ensinarão como fazer a amarração dos produtos, de forma tradicional, como era feito antigamente pelos artesãos. Um boa amarração faz toda a diferença visual do seu produto final.

CAMARA DE MATURAÇÃO

Na último e não menos importante parte do curso, ele mostrará a importância de uma boa maturação, controle de umidade e temperatura, desenvolvimento de mold e fungos que preservam e trazem sabor ao seu produto.

Produtos produzidos:

- Salames tradicionais

- Fermentados pastosos (sobrasssada. blumenau e nudja)

- Salames com alterações de texturas

- Salames de alto calibre

** Linguiças diversas produzidas na hora para o lanche do DIA 2.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

a Cava | Charcutaria Escola

Travessa Gilda

35

Santo André, SP 09190-520

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo