Pular navegação principal
Conteúdo da página

Salvar este evento

Evento salvo

SÃO PAULO - WORKSHOP DE CONSTELAÇÕES FAMILIARES DE BERT HELLINGER POR PATRICIA BELDA

PATRICIA BELDA

Quarta-feira, 26 de setembro de 2018 das 17:00 às 22:30 (Horário Padrão de Brasília Horário Brasil (São Paulo))

SÃO PAULO - WORKSHOP DE CONSTELAÇÕES FAMILIARES DE...

Informações do ingresso

Tipo de ingresso Restando Fim das vendas Preço Taxa Quantidade
Todos Participantes
Estes ingressos se destinam aos participantes que desejam conhecer o trabalho, atuar como representantes nas constelações, e/ou ficar na lista de espera para "constelar". VAGAS PARA CONSTELAR ESTÃO ESGOTADAS PARA ESTE DIA.
26/09/2018 R$40,00 R$2,80 Adicionar à lista de espera

Compartilhar SÃO PAULO - WORKSHOP DE CONSTELAÇÕES FAMILIARES DE BERT HELLINGER POR PATRICIA BELDA

Detalhes do evento

APÓS SUA INSCRIÇÃO, VOCÊ RECEBERÁ [POR EMAIL TODAS AS INFORMAÇÕES DETALHADAS DO EVENTO.     

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS DE BERT HELLINGER

O que são Constelações Familiares?

Constelação Sistêmica ou Familiar é um trabalho terapêutico e filosófico que foi desenvolvido pelo pedagogo, psicoterapeuta e filósofo alemão BERT HELLINGER, cuja técnica envolve fenomenologia. Hellinger desenvolveu seu método a partir de observações empíricas, fundamentadas em diversas formas de psicoterapia familiar, dos padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações. Através de vivências em grupo, ele descobriu a existência de uma consciência, uma memória, que atua nas famílias e visa a perpetuação do grupo. Há três leis que atuam nos sistemas familiares, também denominadas Ordens do Amor. Através das técnicas vivenciais das Constelações Familiares é possível trazer à tona as dinâmicas ocultas da família, identificando assim, as leis que foram desrespeitadas. A partir daí é possível criar uma solução para o aprisionamento e sofrimentos dos membros do grupo.

O que são as Ordens do Amor?

Bert Hellinger descobriu que há três leis, ordens ou necessidades que atuam na família e outros grupos/sistemas:

HIERARQUIA (ordem de chegada no sistema)

PERTENCIMENTO (direito de pertencer ao sistema)

EQUILÍBRIO (entre dar e tomar/receber)

Quando tais leis são violadas numa família, surgem compensações que atuam em outros membros da mesma e/ou gerações posteriores. Graças à representação, o cliente pode perceber onde está o emaranhamento, como tais leis podem ser novamente respeitadas e a possibilidade de restabelecer a ordem no seu sistema. Então ele pode, ao vivenciar a dinâmica, enxergar o próximo passo que o conduzirá a uma solução para a questão que o aprisionava, sem que ele tivesse consciência. Não há necessidade do cliente entender esta terapia com a mente e a razão e “analisar” o processo. Basta ele se deixar tocar para receber o trabalho e sentir seus efeitos posteriormente.

Como é o Worskhop de Constelação Familiar?

Um workshop de Constelação Familiar é uma vivência em grupo e não um curso acadêmico. Faz-se uso de representantes neutros (sem vínculos com o cliente) para representar membros da família e trabalhar um tema trazido por ele. O terapeuta age como facilitador entre o cliente e o "campo", que traz à tona tudo que está no inconsciente, na memória familiar. No "campo" são colocados representantes da família do cliente. E a energia ali se revela. A constelação de um cliente pode durar de minutos à uma hora e meia aproximadamente. Conforme a disponibilidade do terapeuta e da permanência grupo pode-se fazer de três a seis constelações em um dia inteiro de trabalho. Quem assiste também recebe igualmente o trabalho. O cliente que faz uma constelação normalmente deve aguardar alguns meses para trazer uma nova questão. Não se trata de sessões semanais.

O trabalho não está ligado a nenhuma religião, embora esteja baseado em espiritualidade.

O que significa “Constelar um Tema”?

Constelar um tema é uma das maneiras de participar de um workshop. A pessoa que decide constelar um tema é denominada de cliente. O cliente traz um tema pessoal que quer trabalhar e o constelador (terapeuta) explora o tema com algumas perguntas e pede para o cliente escolher pessoas que irão representar determinados papéis. O cliente coloca os representantes no salão e o constelador irá acompanhar a dinâmica que surgir.

O que é um Sistema?

Sistema é um grupo de pessoas que permanecem unidos ou vinculados, em função de um interesse comum e forças que os permeiam, independente de que tenham consciência ou não destas forças.

Quem faz parte do Sistema Familiar de uma pessoa?

Pais, avós, bisavós e ancestrais, tios, primeiro amor (onde houve vínculo sexual), cônjuges, ex-cônjuge(s), filhos vivos ou mortos, filhos abortados, outros excluídos ou esquecidos e pessoas prejudicadas ou assassinadas por um membro da família.

O que significa “Assistir” ou “Participar como Representante ou Ouvinte”?

Nesta forma de participação, a pessoa ficará presente e disponível para participar ou não de alguma constelação de um cliente.

Quais temas podem ser trabalhados nas Constelações Familiares?

Qualquer tema importante que o cliente não esteja conseguindo solução pode ser trabalhado, tais como: relacionamentos, desequilíbrios emocionais, separações, doenças crônicas, problemas financeiros, falência, vida profissional, dores incessantes, entre outros.

Preciso levar minha família inteira?

Não. O trabalho atinge todos os membros da família (vivos e mortos), mesmo não estando presentes. Serão representados por pessoas no grupo.

Posso levar minha esposa, marido, namorado(a), pais?

Sim, mas não é necessário.

Sou psicólogo(a), posso levar meu paciente para constelar?

Sim, isso é muito comum, além de esclarecedor, tanto para o psicólogo como para o paciente. A constelação é um excelente método para acelerar e clarificar diagnósticos terapêuticos. O paciente também pode ir sozinho.

Quem é Bert Hellinger?

Hellinger nasceu na Alemanha em 1925. Foi seminarista numa ordem católica e aos 20 anos tornou-se padre. Formou-se em Teologia e Filosofia e foi enviado como missionário católico para a África do Sul, onde atuou como diretor de várias escolas. Obteve o título de Bacharel em Artes e se graduou em Educação Universitária. No final dos anos 60, renunciou ao clero e voltou à Alemanha. Estudou Gestalt-terapia, Psicanálise e Terapia Primal. Após anos praticando dinâmica de grupo, chegou à própria Terapia Sistêmica. Hellinger se divorciou de Herta, sua primeira esposa e se casou com Sophie, com quem mantém até hoje cursos, oficinas e seminários em vários países. A partir das Constelações Familiares, ampliou seu método de trabalho para outros sistemas, assim como as Constelações Empresariais, Constelações Organizacionais, Constelações Educacionais, Conflitos Étnicos, etc. O conjunto de todos os tipos de constelações, advindas do método criado por Bert, passou a se chamar Constelações Sistêmicas. Atualmente seus trabalhos evoluíram para as Novas Constelações.

Quais obras de Hellinger são traduzidas para o Português?

Hellinger escreveu vários livros sobre as constelações familiares, dentre os traduzidos para o português, estão:

  • A Fonte Não Precisa Perguntar pelo Caminho pela Editora Atman
  • A Simetria Oculta do Amor pela Editora Cultrix
  • A Paz Começa na Alma pela Editora Atman
  • Amor a Segunda Vista pela Editora Atman
  • Conflito e paz: uma resposta pela Editora Cultrix
  • Desatando os laços do destino pela Editora Cultrix
  • Liberados Somos Concluídos pela Editora Atman
  • No centro sentimos leveza pela Editora Cultrix
  • O Essencial É Simples pela Editora Atman
  • Ordens do amor pela Editora Cultrix
  • Ordens da Ajuda pela Editora Atman
  • Para que o Amor de Certo pela Editora Cultrix
  • Pensamentos a Caminho pela Editora Atman
  • Religião, Psicoterapia e Aconselhamento Espiritual pela Editora Cultrix
  • Um Lugar para os Excluídos pela Editora Atman
  • O Amor do Espírito Ed. Atman

Leitura sobre os Campos Mórficos:

  • A Sensação de estar sendo observado, de Rupert Sheldrake

 

Tem dúvidas sobre o SÃO PAULO - WORKSHOP DE CONSTELAÇÕES FAMILIARES DE BERT HELLINGER POR PATRICIA BELDA? Entre em contato com PATRICIA BELDA

Salvar este evento

Evento salvo

Quando e onde


JARDIM PAULISTANO
SÃO PAULO
Brasil

Quarta-feira, 26 de setembro de 2018 das 17:00 às 22:30 (Horário Padrão de Brasília Horário Brasil (São Paulo))


  Adicionar ao meu calendário

Faça login ou cadastre-se

Para comprar estes ingressos de forma parcelada, é necessária uma conta na Eventbrite. Faça login ou cadastre-se em uma conta gratuita para continuar.