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SECRETARIA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA - O Desenvolvimento do Profissional de...

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CURSO DE SECRETARIA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA - VIA SKYPE

O Curso tem o mesmo conteúdo do presencial com a vantagem de podermos combinar um dia melhor para as partes sem que para isso atrapalhe nossos compromissos.

Deverá ser dividido em 4 encontros de 1h30 horas (podendo ser 2 encontros no mesmo dia), não podendo ultrapassar 1 mês do primeiro dia de aula. Caso isso aconteça, a Instrutora não terá obrigação de continuar as aulas. Recomenda-se que seja feito em 2 semanas da primeira aula, no máximo.

O aluno poderá fazer perguntas das dúvidas no momento em que a Instrutora estiver ministrando as aulas, porém, ela não fará as aulas de forma especifica, como faz em cursos in company, o conteúdo será o mesmo do Curso aberto que possui a descrição mencionada abaixo.

Mesmo que tenha 2 pessoas da mesma empresa, não será possivel as duas participarem na mesma hora pois temos que zelar pela boa transmissão online.

O Curso dará direito ao Certificado, que será enviado após o termino das aulas (os 4 encontros), via sedex.

OBJETIVOS

Apresentar o perfil do Profissional de Governança, designado para a Secretaria de
Governança e sua contribuição na Estrutura de Governança observando e sinalizando as melhores práticas;
Identificar as funções, como deverão ser os relacionamentos e suas responsabilidades e, como ele deverá contribuir com toda a estrutura da governança;
Instruir como identificar o perfil e a competência dos profissionais responsáveis por essa atividade.
PUBLICO ALVO
Profissionais com a incumbência de implantar a governança corporativa, os que já
trabalham na área, porém, precisam de mais direcionamento e experiência na função.
Executivos e Conselheiros que precisam entender e procurar um profissional com o
perfil para essa área.
PROGRAMAÇÃO
Introdução à Governança Corporativa e as suas melhores
práticas.

Introdução as melhores práticas de Governança Corporativa - princípios e seus benefícios reais.

  • Apresentação do Código de Melhores práticas de Governança e o Caderno 13 – Boas Práticas para Secretaria de Governança do IBGC e Código de Cias Abertas.
  • Estatuto Social
  • Acordos entre os sócios/Assembleia geral/ Conselho de sócios.
  • Conflito de interesses na assembleia geral e no ambiente empresarial.
  • Uso de informação privilegiada como preveni-la e monitorá-la através dos sistemas de controles.

A Estrutura da Governança Corporativa e a colaboração da Secretaria no processo da GC.

  • Como elaborar o código de governança, regimentos, revisão do estatuto, código de ética e políticas.
  • Para melhor desempenho do profissional da SGC – elaboração de um Job Description, alinhado com o superior imediato.
  • Contribuir levando as melhores práticas aos órgãos de fiscalização e controles, no Conselho de Administração e Diretoria.
  • Participar e assessorar Comitês de assessoramento ao Conselho, garantindo melhor fluidez para que as questões sejam levas e tratadas.
  • Como o conhecimento em Gerenciamento de Riscos, Compliance e outros sistemas de controles, podem ser de suma importância para um melhor desempenho estratégico desse profissional.
  • Secretaria de Governança, a estrutura Organizacional e a quem se vincula, Conselho ou Gestão – apresentação de modelos.
  • O Profissional de GC e o alinhamento com o Conselho para desenhar a estrutura de GC de acordo com o momento e a cultura instalada.

Responsabilidades da Secretaria de Governança

  • Responsabilidades do Secretário de Governança e sua interação com o presidente do conselho, com os conselheiros e Diretoria Executiva.
  • Elaboração dos documentos de Governança – Revisão do Estatuto Social, Políticas, Código de Governança, Regimentos internos (conselho e comitês) auxiliar no acordo de Acionistas e outros documentos necessários que necessitem da sua contribuição.
  • Implementação dos instrumentos e ferramentas de Governança, Cronograma e prioridades para operação da Secretaria – Agendas, Atas, Calendário Anual, Propostas de Deliberação e Portal de Governança.
  • Participação na avaliação do Conselho e dos Conselheiros.
  • Estruturação da Secretaria de Governança e toda documentação confidencial.

Perfil do Profissional e competências requeridas

  • Competências requeridas desse profissional de acordo com o do perfil de cada empresa.
  • Qual perfil esperado desse profissional?

Como é o modus operandi do Secretário de Governança nas empresas?

  • Familiar
  • Terceiro setor
  • Cia Aberta e Fechada
  • Estatal ou de Economia Mista
  • COOPERATIVAS

INSTRUTORA ELSIE SARMENTO

Advogada com especialização em Direito Empresarial, Governança Corporativa e Compliance. Trabalha com Governança há 19 anos, sendo 10 deles como Assessora de Governança Corporativa, estruturando a Secretaria de GC com o Conselho de Administração.

Participou de duas Comissões do IBGC/SP: Secretaria de Governança e a outra de Ética na Governança.

Participa de outra Cominssão do IASP, de Compliance

Participação como Membro da Comissão Redatora do Caderno 13 do IBGC “Boas Práticas para Secretaria de Governança”.

Em 2019 fará parte do Corpo Docente da UNINOVE do MBA de Compliance, onde ficará responsável pela disciplina Governança Corporativa.

Escreve artigos e participa de eventos como convidada para debater sobre os temas.

#governançacorporativa #secretariadegovernança

#compliance #conflitodeinteresses #conselheiros #conselho

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