SECRETARIA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA - TURMA EXTRA
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Sobre este evento
REALIZAÇÃO DO CURSO EM 4 DIAS - CARGA HORÁRIA DE 16 HORAS
DIAS 10,11, 16 e 17 DE FEVEREIRO DAS 18h30 às 21h30h
OS LINKS E O MATERIAL DE APOIO SERÃO ENVIADOS EM ATÉ DOIS DIAS ANTES DO CURSO.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE SECRETARIA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA -
Desenvolvimento do Profissional de Governança Corporativa
OBJETIVOS Apresentar o perfil do Profissional de Governança, designado para a Secretaria de Governança e sua contribuição na Estrutura de Governança observando e sinalizando as melhores práticas;
Identificar as funções, como deverão ser os relacionamentos e suas responsabilidades e, como ele deverá contribuir com toda a estrutura da governança;
Instruir como identificar o perfil e a competência dos profissionais responsáveis por essa atividade.
PUBLICO ALVO Profissionais com a incumbência de implantar a governança corporativa, os que já trabalham na área, porém, precisam de mais direcionamento e experiência na função. Executivos e Conselheiros que precisam entender e procurar um profissional com o perfil para essa área.
PROGRAMAÇÃO Introdução à Governança Corporativa e as suas melhores práticas.
Introdução as melhores práticas de Governança Corporativa - princípios e seus benefícios reais.
- Apresentação do Código de Melhores práticas de Governança e o Caderno 13 – Boas Práticas para Secretaria de Governança do IBGC e Código de Cias Abertas.
- Estatuto Social
- Acordos entre os sócios/Assembleia geral/ Conselho de sócios.
- Conflito de interesses na assembleia geral e no ambiente empresarial.
- Uso de informação privilegiada como preveni-la e monitorá-la através dos sistemas de controles.
A Estrutura da Governança Corporativa e a colaboração da Secretaria no processo da GC.
- Como elaborar o código de governança, regimentos, revisão do estatuto, código de ética e políticas.
- Para melhor desempenho do profissional da SGC – elaboração do escopo alinhado com o superior imediato.
- Contribuir levando as melhores práticas aos órgãos de fiscalização e controles, no Conselho de Administração e Diretoria.
- Participar e assessorar Comitês de assessoramento ao Conselho, garantindo melhor fluidez para que as questões sejam levas e tratadas.
- Como o conhecimento em Gerenciamento de Riscos, Compliance e outros sistemas de controles, podem ser de suma importância para um melhor desempenho estratégico desse profissional.
- Secretaria de Governança, a estrutura Organizacional e a quem se vincula, Conselho ou Gestão – apresentação de modelos.
- O Profissional de GC e o alinhamento com o Conselho para desenhar a estrutura de GC de acordo com o momento e a cultura instalada.
Responsabilidades da Secretaria de Governança
- Responsabilidades do Secretário de Governança e sua interação com o presidente do conselho, com os conselheiros e Diretoria Executiva.
- Elaboração dos documentos de Governança – Revisão do Estatuto Social, Políticas, Código de Governança, Regimentos internos (conselho e comitês) auxiliar no acordo de Acionistas e outros documentos necessários que necessitem da sua contribuição.
- Implementação dos instrumentos e ferramentas de Governança, Cronograma e prioridades para operação da Secretaria – Agendas, Atas, Calendário Anual, Propostas de Deliberação e Portal de Governança.
- Participação na avaliação do Conselho e dos Conselheiros.
- Estruturação da Secretaria de Governança e toda documentação confidencial.
Perfil do Profissional e competências requeridas
- Competências requeridas desse profissional de acordo com o do perfil de cada empresa.
- Qual perfil esperado desse profissional?
Como é o modus operandi do Secretário de Governança nas empresas?
- Familiar
- Terceiro setor
- Cia Aberta e Fechada
- Estatal ou de Economia Mista
- Cooperativas
INSTRUTORA Elsie Sarmento
Elsie Sarmento, é advogada com especialização em Governança Corporativa, Direito Empresarial, Compliance e Riscos. Concluiu o Curso de Conselheiros em 2015 pela Fundação Dom Cabral. Tem uma trajetória rica de 22 anos de experiência em Governança Corporativa, sempre trabalhando dentro do Conselho de Administração como Governance officer.
Foi Membro de duas Comissões do IBGC, uma Secretaria de Governança (hoje denominada Governance Officer) e outra de Ética na Governança por 9 e 2 anos, respectivamente. Desenvolveu grande projetos e papers com os temas em conjunto com o referido Instituto que trouxeram destaque à profissão.
Coautora do Caderno 13 - Boas Práticas para Secretaria de Governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa- IBGC/SP, lançado em dez/2015, única obra até hoje no Brasil sobre o assunto.
A atuação dentro da GC se deu em algumas empresas familiares, S/A abertas e fechadas, cooperativas de crédito e de saúde, terceiro setor e operadoras de saúde. Passou por empresas tais como Atento, Iberdrola Energia S/A, Neoenergia S/A, Capemisa, Duas Rodas Industrial e ESPRO- Ensino profissionalizante e Rossi Residencial S/A.
Hoje é membro de outras Comissões de outros Institutos - IASP/SP (Compliance ) e ABRASCA (Comissão Jurídica) tem grande relevância no mercado de Governança. Em 2021 assumiu o Conselhinho da Abrasca como convidada e depois como membro permamente.
Sócia-fundadora da Saggezza, é Consultora da área de Governança Corporativa, instrutora de alguns Cursos da empresa e Mentora de 280 profissionais até hoje, tornando-se assim a pioneira na criação do Plano de Gestão de Carreira- Mentoring para Governance Officers .
Hoje o Mentoring é levado para outros profissionais - C-LEVEL, Conselheiros Fiscal, Administração e Consultivo.
O CURSO DÁ DIREITO AO MATERIAL DE APOIO AO ALUNO E CERTIFICAO DE PARTICIPAÇÃO
DEPOIMENTO DE QUEM FEZ O CURSO DE SECRETARIA DE GOVERNANÇA E DE ATAS E AVALIAÇÕES NA SAGGEZZA
"Gostaria de descrever um breve relato sobre os dois cursos que participei com a Elsie.
O primeiro deles, Secretaria de Governança! Este curso foi simplesmente fantástico, foi um dia de imersão total no universo da Governança Corporativa, absorvi um aprendizado que valeu para a minha vida toda, em um dia, aprendi e entendi conceitos que valeram como uma faculdade para mim. Todo o conhecimento adquirido, troca de experiências e informações, não tem preço!
Em outra oportunidade, realizei também o curso de Atas e Avaliações!
Mais uma experiência marcante e enriquecedora! Atuando como Secretária Executiva, e também, como Secretária do Conselho de Administração, o curso foi de extrema importância para que eu pudesse agregar ainda mais conhecimento ao meu trabalho.
Só tenho a agradecer a Elsie pela atenção, competência, dinamismo, foco e profissionalismo demonstrados na ministração de ambos os cursos." Vivian - Perfimec - Secretária de Governança - Curitiba
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