Segurança Digital para Comunicadores

Painel de ações

Segurança Digital para Comunicadores

Por SEACOM 2018

Data e hora

quinta, 24 mai 2018 08:00 até 11:00 GMT-3

Localização

Prédio 17, laboratório 15

Avenida Independência Universitário Santa Cruz do Sul, RS 96815900 Brazil

Descrição

A proposta dessa oficina é trazer práticas, ferramentas, softwares e aplicativos de celular que priorizam a nossa segurança na rede. Em tempos de vigilância generalizada na internet por empresas e governos, saber como criptografar um e-mail, navegar anonimamente, trocar mensagens via smartphone e enviar arquivos de forma segura se tornou uma questão importante, em especial para comunicadores e jornalistas. Vamos mostrar algumas boas práticas antivigilância na rede e trazer dicas de usos de softwares e aplicativos para usar em notebooks, desktops e celulares.

LEONARDO FOLETTO

Jornalista, pesquisador e professor, doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS. Edita desde 2008 o BaixaCultura (http://baixacultura.org), laboratório online de cultura livre. Fez parte da Casa de Cultura Digital em São Paulo, e atualmente tece redes de cultura hacker e livre no ônibus Hacker (http://onibushacker.org), Rede das Produtoras Culturais Colaborativas (http://corais.org/colaborativas) e Matehackers (http://matehackers.org). É integrante da CCD POA (https://ccdpoa.com.br/), coletivo ciberativista focado em tecnopolítica, cultura livre e direitos digitais baseado em Porto Alegre.

JANAINA SPODE

Formada em Artes Visuais, produtora cultural e ciberativista. Desde 2004 atua na área de gerenciamento de projetos e Leis de Incentivo, além da produção e gestão de diversos projetos culturais com Apanhador Só, Dingo Bells, Thiago Ramil, Musa Híbrida, Marcelo Fruet e Paula Ramos (A Modernidade Impressa – Artistas Ilustradores da Antiga Editora Globo), entre outrxs. Faz parte da Coalizão Direitos Na Rede (https://direitosnarede.org.br/ ), que reúne diversas organizações civis, ativistas e acadêmicos brasileiros para reforçar os Direitos Humanos no mundo digital, e é integrante da CCD POA (https://ccdpoa.com.br/ ), coletivo ciberativista baseado em Porto Alegre.

Organizado por

Vendas terminadas