R$20 – R$30

Seminário de Ciências Bíblicas, da SBB, em Nova Friburgo (RJ)

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Igreja Internacional Agape

Rua Pernambuco, 48, Bela Vista

Nova Friburgo, RJ

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), com o apoio do Conselho de Pastores Evangélicos de Nova Friburgo (Copenf), promoverá, em Nova Friburgo (RJ), a última edição de 2019 do Seminário de Ciências Bíblicas (SCB). O Seminário acontecerá na Igreja Internacional Agape e contará com seis painéis, além de espaço para perguntas. Organizados desde o ano 2000, esses encontros já alcançaram milhares de pastores, líderes cristãos, obreiros, professores de escola bíblica e seminaristas, entre outros públicos.

Confira, a seguir, a programação de palestras:

Sexta-feira, 22/11, das 18h30 às 22h

  • “Traduções: histórias, princípios e influências”, por Rev. Paulo Teixeira, secretário de Tradução e Publicações da SBB, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia do Instituto Concórdia de São Paulo; bacharel em Letras (Linguística, Hebraico e Português) pela FFLCH-USP; especialista em Língua e Literatura Hebraica pela USP; especialista em Tradutologia e Administração Editorial pelo Summer Institute of Linguistics/University of Texas.

Abordará os princípios de tradução, de equivalência formal e equivalência funcional ou dinâmica, relacionando os aspectos que influenciaram essas versões. Entre as razões para o avanço das traduções, destaque para o desenvolvimento, pelas Sociedades Bíblicas Unidas, de edições contendo os textos originais, o engajamento de tradutores nativos e o uso de computadores. Esse trabalho possibilitou a transmissão da mensagem bíblica a milhões de pessoas que antes não podiam ser alcançadas com a Palavra de Deus.

  • “A transmissão do texto bíblico: passado, presente e futuro”, por Rev. Dr. Martinho Lutero Semblano, administrador de empresas e teólogo pós-graduado em Antigo Testamento e Arqueologia Bíblica, membro titular da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), fundador da Faculdade de Teologia Wittenberg, da qual foi reitor por dez anos, pastor de 14 Igrejas de Nova Vida, sendo a sua sede na Tijuca e autor de mais de 70 livros, entre os quais ‎‎“Bereshit: a criação, do Big Bang à costela de Adão”, “Idiomas e dialetos do Antigo Testamento: o desenvolvimento gradual da escrita e da linguagem durante o período vétero-testamentário” e ‎‎“Reformadoras – As mulheres da Reforma Protestante”.

A Bíblia, escrita em hebraico, aramaico e grego, é uma coleção de livros que ficou pronta há mais ou menos dois mil anos. Se hoje os textos originais são traduzidos, cabe perguntar: Como esses textos foram preservados? Onde estão publicados? Como ter acesso a eles? Esta palestra, que inclui temas relacionados com paleografia, arqueologia e crítica textual, procura mostrar como a Bíblia foi transmitida, desde o tempo dos profetas e apóstolos, até os dias de hoje.

Sábado, 23/11, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h

  • “A tradução Nova Almeida Atualizada: história, desenvolvimento e recursos de estudo”, por Rev. Paulo Teixeira.

A palestra destaca os principais recursos dessa publicação e também os diferenciais da tradução Nova Almeida Atualizada, lançada, pela Sociedade Bíblica do Brasil, em novembro de 2017. Com mais de 44 mil notas, esta é uma das mais completas Bíblias de estudo da atualidade.

  • “Idiomas e dialetos do Antigo Testamento: o ‎desenvolvimento gradual da escrita e da linguagem durante o período vétero-testamentário”, por Rev. Dr. Martinho Lutero Semblano.

Um dos objetivos é desmistificar a tradicional ideia de que o Antigo Testamento foi escrito em apenas dois idiomas (hebraico e aramaico), apontando o desenvolvimento linguístico que abrangeu os períodos em que viveram os autores dos textos sacros que, posteriormente, teriam seus escritos – nos vários idiomas e dialetos em que foram escritos – traduzidos e padronizados para um dos tipos do hebraico, resguardando, eventualmente peculiaridades daqueles, ainda que em poucas ocasiões tenham preservado das traduções tipos distintos de aramaico, o que viria a dar base a esta tradição tão enraizada no cristianismo.

  • “Combatendo o analfabetismo bíblico”, por Rev. Paulo Teixeira.

A falta de conhecimento da Bíblia resulta em crises na família, na igreja e na sociedade. Combater o analfabetismo bíblico é uma das prioridades da SBB.

  • “Ler, viver e compartilhar a Bíblia”, por Rev. Dr. Acyr de Gerone Junior, secretário Regional da SBB no Rio de Janeiro, graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Betânia de Curitiba (PR), mestre em Educação (UFPA) e doutor em Teologia (PUC-Rio). É pastor, palestrante e autor de livros e artigos sobre teologia, missão, gestão e educação.

Fundada em 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil tem a missão de semear a Bíblia e transformar vidas por meio de sua mensagem. Durante a palestra, será apresentado o trabalho realizado pela organização para envolver as pessoas com o texto bíblico, de forma que ele seja vivenciado e compartilhado.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Igreja Internacional Agape

Rua Pernambuco, 48, Bela Vista

Nova Friburgo, RJ

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

Salvar este evento

Evento salvo