R$1.800 – R$1.960

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

R. Agatino de Esparta, 25

25 Rua Agatino de Esparta

Jardim Horizonte Azul, SP 06852-310

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
O Ser Humano como ponte para uma nova realidade social

Sobre este evento

 Objetivos do Seminário:

• Propiciar aos participantes  uma caminhada de desenvolvimento individual e social através das diversas atividades que fazem parte desta semana
• Conhecer e cultivar a diversidade social através da troca fraterna entre capacidades e necessidades
• Pesquisar a realidade urbana na periferia e questionar paradigmas.

O mundo atual parece não ter mais limites: tudo funciona o tempo todo e acontece rapidamente e, enquanto os prazos ficam cada vez mais exíguos, as pessoas procuram definir as condições em que querem e podem trabalhar e se relacionar umas com as outras.

Surgem sintomas de uma vida social insatisfatória: desentendimentos e conflitos; stress atingindo níveis epidêmicos; relacionamentos que terminam deixando frustrações por todos os lados. Todas as relações sociais requerem nossa atenção e cuidado, nos confrontando com as mudanças que precisamos, podemos e queremos fazer em nossas vidas e no mundo.

O seminário de pedagogia social se oferece como uma experiência real nas questões que a contemporaneidade coloca ao ser humano. Desenvolvido há 40anos no Brasil, passou a chamar-se Seminário de Desenvolvimento do Ser Social, enquanto um caminho aberto a todo ser humano no exercício de Co criador da nossa Humanidade.

Atividades sensoriais, físicas, intelectuais e artísticas compõem uma trajetória única para cada grupo que constrói seu próprio ambiente de confiança. A imersão de 8 dias cria a circunstância de afastamento das interferências do dia a dia, promovendo atenção concentrada na experiência comunitária.

Essas características elevam e aprofundam significados, geram novos pontos de vista ampliando a compreensão da existência. O aprendizado único para cada um, ganha lugar num rico mosaico de conhecimento que, dia a dia, cresce e envolve mais e mais a experiência do grupo. Um tema central é o encontro consigo mesmo num enigmático exercício do livre arbítrio possível a partir do encontro verdadeiro, trazendo para a consciência uma trama de construção do tecido social, que no nosso cotidiano permaneceria inconsciente.

Cada participante retorna a sua realidade fortalecido e livre na sua individualidade, sendo ele mesmo renovada fonte de um sensível ativismo para a manifestação do Humano que quer emergir em nossa época. Constitui-se como instrumento para uma nova realidade social.

Seu DNA

Conhecido como seminário de pedagogia social, o processo de imersão de 8 dias passou a chamar-se Seminário do Desenvolvimento do Ser Social, enquanto um caminho aberto a todo ser humano no exercício de Co criador da nossa Humanidade.

Durante oito dias em imersão os participantes realizam atividades como trabalhos em grupo, trabalhos individuais, apresentações em plenárias, colheitas de aprendizagem coletivas, processos de autoconhecimento, artes diversas e movimento corporal. Pode incluir cuidados inspirados nas terapias externas (antroposóficas), ativação dos 12 sentidos, jogos cooperativos e interação com a comunidade local.

A singularidade dessas práticas no seminário se dá por se realizarem num ambiente de confiança construída entre os participantes, e pela circunstância de afastamento das interferências do dia a dia, o que garante a devida concentração.

Essas qualidades elevam e aprofundam significados: novos pontos de vista a respeito de si mesmo e do coletivo, bem como a compreensão da vida e do mundo surgem para todos, com intensidade e frequência espantosa!!!!!!!

O aprendizado único para cada um, ganha lugar num rico mosaico de conhecimento que, dia a dia, cresce e envolve mais e mais a experiência do grupo. Um tema central é o encontro consigo mesmo num enigmático exercício do livre arbítrio, onde cada individualidade se revela e conta com interesse verdadeiro de muitas outras pessoas: permite trazer para a consciência uma trama de construção do tecido social, que no nosso cotidiano permaneceria inconsciente.

A preparação da coordenação apoia todo o mistério e encantamento, e também traz inspirações em situações mais difíceis:

a consciência de que cada grupo faz uma trajetória própria, constituída pelos encontros completamente inusitados, solicita grande confiança em forças espirituais superiores, no sentido de sustentar o processo em elevados ideais humanos.

a disposição para lidar honestamente com os processos de relacionamento entre as pessoas que compõem a coordenação, se coloca como pré-requisito.

força de concentração, o isolar-se da vida pessoal para estar presente com todo seu potencial pedagógico-terapêutico.

conhecimento prévio da antroposofia e pedagogia social são muito necessários para uma compreensão clara e objetiva dos fenômenos que acontecem durante a semana.

forte vitalidade para a dedicação exaustiva.

As condições claras e respeitadas desde a inscrição de cada participante também são relevantes:

Cada participante deve decidir-se por si mesmo, em total liberdade.

A idade de 24 anos protege os jovens ainda no processo de se apropriarem de seu “EU”, regra que pode se flexibilizar até o mínimo de 21 anos em condições especiais.

O compromisso da imersão.

A contribuição financeira no sentido de manter uma conexão com nossa realidade.

Os participantes devem estar em boas condições de saúde física e mental: para suportar seu próprio processo e seu testemunho dos processos dos demais, o que exige muita consciência para a percepção dos fenômenos sociais.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

R. Agatino de Esparta, 25

25 Rua Agatino de Esparta

Jardim Horizonte Azul, SP 06852-310

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo