Show Dom Ras Bernardo + La Percussio'n

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Joy Storm Pub

Otto Niemeyer , 1089

Tristeza

Porto Alegre, RS 91910001

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Uma noite de reggae com o mestre...

Sobre este evento

Se alguém for contar a história do reggae no Brasil terá que, obrigatoriamente, mencionar o nome de Ras Bernardo. Não dá para falar de um sem citar o outro. São histórias que correm juntas ao longo do tempo.

Tempo que vem de longe, há quase vinte anos, quando Ras Bernardo montou uma banda para participar de um pequeno festival em Belford Roxo, Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Mais por intuição do que por planejamento, essa mesma banda anteciparia uma onda que somente anos mais tarde iria estourar na cena musical brasileira: o grupo Cidade Negra. Honrando toda a herança cultural que o destino lhe deu, o Cidade Negra espalhou o reggae por todo o país.

Ras Bernardo começa sua trajetória musical junto ao Núcleo Experimental de Cultura, no antigo prédio da lendária União Nacional dos Estudantes (UNE), no ano de 1987. O Núcleo abrigava diversas manifestações de arte, entre elas o movimento do Reggae do Rio de Janeiro, no qual Ras Bernardo se destacava com a banda Lumiar, entre as participações de outros artistas do gênero: Dom Luiz Rasta, Negril, Ubandu Du Reggae e outros. Aos poucos, a banda Lumiar foi imprimindo um diferencial de qualidade ao público da UNE, com o repertório ainda cru, mas com um swing com muita vibração que tinha em Ras Bernardo a sua maior energia. Logo depois, animados pela recepção calorosa do pequeno público da UNE, a banda Lumiar decidiu se expandir por toda a cidade.

Na virada de 1989 para 1990, os integrantes da banda resolveram trocar o antigo nome Lumiar para Cidade Negra e finalmente gravam o seu tão aguardado disco de estréia. Quis o destino que a nova versão da banda viesse assumir o novo e emblemático nome com o qual entrariam para a história da música popular brasileira. Cidade Negra não era apenas um nome, mas sim uma carta de intenções, um retrato fiel do Brasil como ele é, sem retoques ou maquiagem.Do dia pra noite, Cidade Negra e Ras Bernardo passaram a ser reconhecidos em praticamente todo o Brasil, tornando-se uma referência para jovens negros que, como eles, lutavam com dignidade por melhorias da qualidade de vida e por seus direitos.

Foi com Ras Bernardo que a banda iniciou uma bem-sucedida carreira internacional. Em 1992, eles abriram o show do Steel Pulse na França, com excelente repercussão junto à platéia 100% estrangeira. Meses depois, tornaram-se o primeiro grupo brasileiro a pisar no palco sagrado do Sunsplash, o mais importante festival da Jamaica. Em turnê pelos Estados Unidos, passaram por Boston, Nova Iorque (no tradicional Sounds Of Brazil) e Miami, onde se apresentaram ao lado de Ziggy Marley.

Essa experiência de ser o pioneiro do Reggae brasileiro no cenário internacional acabou sendo de extrema importância para Ras Bernardo e teve reflexo claro no seu primeiro trabalho solo, “Atitude Pátria” (Top Tape, 1996). Ele já havia percebido a importância de se fazer um trabalho original, que contivesse não só a força do Reggae original da Jamaica, mas também, a vasta musicalidade que existe em nosso País.

Além das composições próprias, Ras Bernardo também exercita seu lado de intérprete brindando o ouvinte com versos de uma autenticidade reveladora da realidade atual, cênica, irônica e comovente, porque retratam o dia-a-dia das comunidades cariocas.

Neste show especial no castelo Joy Storm em sua rápida passagem por Porto Alegre, vem acompanhado do La Percussio’n (Coringa & Fábio Peralta ) para proporcionar ao público uma noite vibrante e inesquecível.

Abertura do Pub : 19 h

Início do Show: 21 h

Reservas pelo Whats 51-995333202.

Data e hora

Localização

Joy Storm Pub

Otto Niemeyer , 1089

Tristeza

Porto Alegre, RS 91910001

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo