Simpósio Cuidar da Terra, Cuidar de Si

Simpósio Cuidar da Terra, Cuidar de Si

Por Unipaz São Paulo

Um Encontro entre Ecologia e Transpessoalidade

Data e horário

Localização

Online

Bom saber

Destaques

  • 4 horas
  • Online

Sobre este evento

Other


Cuidar da Terra, Cuidar de Si: Um Encontro entre Ecologia e Transpessoalidade 🌿


A terceira edição de Simpósios da Unipaz São Paulo floresce em um tempo em que o planeta clama por escuta, presença e renovação. Em meio às emergências climáticas que atravessam o Brasil e o mundo, este encontro convida à pausa e à reflexão: como cuidar da Terra se não cuidamos de nós mesmos — e como cuidar de nós se não reconhecemos a Terra em nós?

Inspirado pelos princípios da ecoformação e da ecoespiritualidade, o simpósio entrelaça ciência, arte, filosofia e espiritualidade em uma jornada de reconexão. Um espaço para restaurar o vínculo sagrado com o planeta vivo, lembrando — como ensinam os saberes originários — que somos parte da teia da vida.

Um chamado à consciência planetária.Um gesto de reverência à vida em todas as suas formas.Um reencontro entre o espírito humano e o espírito da Terra.


👥
Para quem:

Profissionais Socioambientalistas e áreas afins: biólogas, ecologistas, pessoas educadoras, psicólogas, terapeutas, comunicadoras e lideranças comprometidas com práticas socioecológicas transformadoras.

Agentes de transformação social: facilitadores de processos formativos, gestores de recursos humanos, profissionais de organizações sociais e comunitárias voltados ao desenvolvimento humano e ecológico.

Estudantes universitários: especialmente dos campos da ecologia, biologia, sociologia, pedagogia, antropologia, comunicação, psicologia, ecologia, ciências sociais e áreas correlatas.

Acadêmicos e pesquisadores: interessados em abordagens inovadoras no campo da educação para a paz, das ciências humanas, sociais e espirituais.

Comunidades e movimentos culturais: coletivos que promovem práticas espirituais, decoloniais, integrativas e comunitárias.

Pessoas em geral: todas aquelas que buscam caminhos de autoconhecimento, práticas educativas integrais e se dedicam ao cuidado de si, do outro e do planeta.


📆⏰

Quando: 1 de novembro de 2025 (sábado) das 9h às 13h.

1. Conteúdo Programático

Roda de Palestras com Luciana Farias e Tatiane Fico

"Educação Ambiental Transpessoal: superando a visão instrumental do meio acadêmico e ressignificando a relação sujeito–natureza-meio ambiente" com Luciana Farias

Propõe refletir sobre a importância de adjetivar o termo educação ambiental com a palavra transpessoal, destacando como essa abordagem amplia seu sentido e rompe com visões conservacionistas e utilitaristas ainda predominantes no meio acadêmico, bem como no cenário brasileiro. Fundamentada na Psicologia Transpessoal, na Ecologia Profunda e na Ecologia Integral, a proposta entende a Educação Ambiental como um processo integral que envolve corpo, mente, emoções e espiritualidade, promovendo reconexão, sensibilidade e ética em uma sociedade marcada pela fragmentação e pela indiferença.

"Ecopsicologia: o impacto da dimensão psicológica nas relações com a natureza que também somos" com Tatiane Fico

Vivemos em um momento de crise ecológica e psicológica. A crescente ansiedade climática, o sentimento de desconexão e a degradação ambiental refletem uma separação profunda entre a psique humana e o mundo natural. As reflexões chegam como convites para expandir a compreensão sobre nosso lugar no mundo e sobre nossas relações, com uma atuação mais consciente e regenerativa. Os vínculos entre ser humano e natureza são indissociáveis e essa abordagem nos convida ao resgate ecológico da subjetividade.

🌿Roda de Saberes Ancestrais que Cuidam da Terra e do Ser

Nesta roda de relatos, o Simpósio protagoniza vozes que emergem dos territórios de resistência e de cuidado — vozes que ecoam das aldeias, dos quilombos e das periferias.

São saberes que brotam da terra, da vivência e da ancestralidade, revelando modos de vida que entrelaçam espiritualidade, sustentabilidade e justiça social. Essa roda é um convite a escutar com o coração e a reconhecer a sabedoria que habita os territórios vivos, onde o cuidar da Terra é indissociável do cuidar de si e da comunidade.

Bruno Capão

Empreendedor social com formação em Gestão Ambiental e especialização em resíduos sólidos. Nascido e criado no Capão Redondo (SP), leva na trajetória o compromisso de transformar a narrativa da sua comunidade. Na juventude, enfrentou obstáculos como a passagem pela FEBEM, atual Fundação Casa e a necessidade de concluir os estudos em supletivo. Essas experiências reforçaram seu propósito de provar que das margens também nasce projetos de impacto, inovação e cultura. Em sua caminhada, fundou o O Lado B do Capão, laboratório de inovação social voltado a capacitar jovens periféricos e fomentar iniciativas culturais. Em 2024, criou o Ateliê da Reciclagem, projeto que une sustentabilidade, geração de renda e impacto sócio ambiental. A iniciativa promove a reciclagem de resíduos sólidos em eventos e estabelecimentos, envolvendo catadores e a comunidade local. Mais do que um projeto ambiental, o Ateliê funciona como espaço de conscientização e valorização dos trabalhadores da reciclagem, transformando resíduos em oportunidade de emprego, renda e inclusão. Hoje, Bruno atua como articulador entre cultura, meio ambiente e desenvolvimento social, sendo uma das vozes que defendem que só a periferia pode ressignificar sua própria narrativa.

Dona Laura Braga

Liderança do Quilombo da Fazenda, em Ubatuba, Laura Braga é voz ativa na articulação entre ancestralidade, território e direitos. Uma resistência que se materializa decolonizando uma memória viva e inspirando as novas gerações. Laura nos inspira a compreender o quilombo como narrativa central do passado, presente e futuro do litoral. Atua como cozinheira e Coordenadora do TBC (Turismo de Base Comunitária).

Jaxuka Clarice

Guarani Mbya, mora no território Tenondé Porã, na retomada Kalipety, em Parelheiros (SP). Faz parte da liderança local e atua na defesa do território e da preservação dos saberes tradicionais do seu povo. Sua presença reafirma a força das retomadas como caminhos de cura, resistência e reconexão com a terra e com o sagrado.

_____


Certificado:

- Certificado pela Unipaz São Paulo com 75% de participação confirmada.


Comissão Organizadora:

- Coordenação: Nelma da Silva

- Curadoria: Célia Gomes

- Mediação: Célia Gomes, Bárbara Tomiatti e Gustavo Coelho

- Realização: Unipaz São Paulo

_______

Este simpósio será realizado ao vivo através da plataforma ZOOM. Enviaremos o link para se conectar em até 12h antes do início, no mesmo e-mail que você usou para fazer a sua inscrição.

Caso você tenha qualquer dúvida, por favor, entre em contato conosco através do
WhatsApp (11) 97150-5261.

🔴 este simpósio é virtual e ao vivo e NÃO ficará gravado.

Organizado por

Unipaz São Paulo

Seguidores

--

Eventos

--

Organizadores

--

Gratuito
nov 1 · 05:00 PDT