R$10

Simpósio de Saúde das Populações Negligenciadas

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Espaço de Eventos do Bloco Didático

Avenida Bandeirantes 3900

Bloco Didático FMRP - USP

Ribeirão Preto, SP 14049900

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
O Projeto Veredas tem o prazer de apresentar o III Simpósio de Saúde das Populações Negligenciadas!

Sobre este evento

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

18h - 18h30: Credenciamento e Abertura

18h30 - 19h10: Saude da População negra: aspectos teoricos e historicos (Marcelo Vinicius Domingos Rodrigues)

19h10 - 19:50h: Saude da População Carcerária (Luciane Loures dos Santos)

19h50 - 20h20: COFFEE

20h20 - 20h50: Movimento e rua (Edvaldo Gonçalves de Souza)

20h50 - 21h20

Consultório na Rua - o estado da arte no Brasil.

(Marcelo Pedra Martins Machado)

21h20 - 22h: Saúde da População Indigena

(Vicente Rocha Furtado)

SOBRE OS PALESTRANTES:

1-Vicente Rocha Furtado

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atua desde 2007 no contexto da Saúde Indígena da Amazônia Legal, trabalhou em diversos locais de difícil acesso na fronteira com a Colômbia e com a Venezuela, como médico clínico da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, especialmente com indígenas da etnia Yanomami de Roraima e das etnias do Alto Rio Negro/AM: Baniwa, Kurripaco, Tukano, Hupdah, Yuhupdah, Wanano, etc. Atualmente é supervisor do Programa Mais Médicos para o Brasil MEC/MS-Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, supervisiona o DSEI Parintins, em Maués/AM. Além de trabalhar como consultor para educação em Saúde Indígena do Instituto Sociedade População e Natureza, nas Terras Indígenas Carú e Pindaré, com as etnias Guajajara e Awá-Guajá do Maranhão. As oficinas de Saúde Indígena estão desenvolvendo instrumentos e exercícios audiovisuais, produzindo filmes e narrativas, inserindo o cinema nos processos educativos em saúde.

2-Luciane Loures dos Santos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(FMRP-USP), fez Mestrado em Saúde na Comunidade (2003) e Doutorado em Ciências Médicas pela FMRP-USP (2010). Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP. Tem experiência na área de Medicina de Família e Comunidade, atuando principalmente com os seguintes temas: Medicina de Família e Comunidade, Atenção Primária à Saúde, Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde, População em situação de vulnerabilidade, especialmente municípios de pequeno porte e saúde prisional.

3-Marcelo Vinicius Domingos Rodrigues dos Santos

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Riberão Preto - Universidade de São Paulo (EERP-USP), desenvlvendo a pesquisa intitulada: Análise do racismo institucional na assistência em saúde sexual e reprodutiva no município de Ribeirão Preto - SP. Graduado Bacharel em Enfermagem pela EERP-USP (2015). Presidiu o Centro Acadêmico Marina de Andrade Rezende (2014) e atuou como Diretor de Esporte na Associação Atlética Acadêmica Marina de Andrade Rezende (2012 - 2014). Atualmente é enfermeiro do Núcleo de Gestão e Prevenção em Saúde do Grupo São Francisco.

4-Marcelo Pedra Martins Machado

Psicólogo Sanitarista, Doutorando em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), Mestre em Ensino em Saúde (IMS/UERJ), Mestre em Políticas Públicas em Saúde (FIOCRUZDF), Especialista em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), Arte e Cultura na Saúde (IOC/FIOCRUZ), Apoio Institucional em Saúde (UNICAMP) e Ensino em Saúde (IMS/UERJ). Consultor Técnico do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, atuando nas áreas de Saúde Mental na Atenção Básica, atenção à população em situação de rua (Consultório na Rua), Apoio Matricial em saúde, Nasf AB (Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) e formação de trabalhadores para o campo da saúde.

5-Edvaldo Gonçalves de Souza

Coordenador estadual do Movimento Nacional da população em situação de rua.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Espaço de Eventos do Bloco Didático

Avenida Bandeirantes 3900

Bloco Didático FMRP - USP

Ribeirão Preto, SP 14049900

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo