Gratuito

Simpósio Internacional da Longevidade: A Construção da Resiliência face à R...

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Centro Integralidade do Iamspe

Avenida Ibirapuera, 1.215 - Vila Clementino

3º andar

São Paulo, São Paulo

Brazil

Ver mapa

Amigos que vão participar
Descrição do evento

Descrição

Sobre o evento e o tema

O Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-Brasil) expande seu Fórum Internacional da Longevidade que ocorre anualmente desde 2013 no Rio de Janeiro em parceria com a Bradesco Seguros, trazendo um evento satélite a São Paulo. O Simpósio é organizado pelo ILC-Brasil para celebrar os cinco anos de sucesso do Fórum Internacional da Longevidade que já trouxe mais de 100 palestrantes internacionais e nacionais ao Rio para discutir temas tais como o desenvolvimento de uma cultura do cuidado, gênero e envelhecimento, iniciativas amigas do idoso e tecnologias e design amigas do idoso.

No dia 17 de outubro, palestrantes internacionais discutirão sobre a construção da resiliência face à Revolução da Longevidade durante o Simpósio Internacional da Longevidade que ocorrerá no auditório do novo Centro Integralidade do Iamspe em São Paulo. O principal objetivo deste Simpósio é compartilhar e intercambiar ideias, saberes, inovações, experiências e avanços do conhecimento sobre o papel da resiliência em enfrentar os desafios consequentes do aumento da longevidade no contexto da IV Revolução Industrial.

O tema da resiliência ao longo do curso de vida oferece uma reflexão crítica sobre os temas já abordados nos últimos quatro anos do Fórum Internacional, todas elas baseadas no marco político do “envelhecimento ativo” como quadro teórico e prático estruturante da ação social; na perspectiva de “curso de vida”, decisiva para o bem estar em todas as idades, em especial na velhice; no enfoque “amigo do idoso” como estratégia de implementação de políticas de envelhecimento ativo em seus quatro eixos: saúde, aprendizado ao longo de toda a vida, participação e segurança (proteção); e na “cultura do cuidado” como prática presente durante a vida e indispensável para a fase de fragilidades, quando é preciso ir além de promoção e prevenção.

O Simpósio Internacional conta com apoio da Bradesco Seguros e do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos. Parceiros do evento são o Iamspe e a Universidade Aberta à Terceira Idade da USP.

HAVERÁ TRADUÇÃO SIMULTÂNEA!




Programação

08:30 Credenciamento do público e entrega dos fones para tradução simultânea

09:00 Boas vindas e introdução

09:10 Apresentação Gabrielle Kelly

09:50 Apresentação Jos de Blok

10:30 Coffee Break

11:00 Apresentação Daniel Sancho

11:40 Debate mediado por Alexandre Kalache

12:30 Encerramento


Palestrantes

Gabrielle Kelly é diretora do Centro de Bem-Estar e Resiliência (SAHMRI), situado em Adelaide na Austrália. Ela é produtora de filmes, executiva de mídias digitais, empreendedora social e estrategista, ela trabalhou no âmbito de atitudes humanas e mudanças sistêmicas em vários locais. Ela foi Vice-Presidente Sênior do Digital Start Up Health Accord (Nova York), onde desenvolveu produtos de saúde e bem-estar para consumidores de saúde autodirigidos, antes de ser nomeado Diretor do programa inovador Adelaide Thinkers in Residence (ATR). O programa foi uma incubadora de inovação internacionalmente respeitada, que resultou em avanços significativos no design da cidade, na educação infantil e psicologia positiva na Austrália do Sul. Um dos ATR foi o professor Martin Seligman, centrado no tema “Resiliência e Bem-Estar”, imediatamente seguido por outro ATR, Alexandre Kalache cujo tema foi centrado na “Revolução da Longevidade”, origem do programa de atividades do ILC-Brasil. O trabalho de Gabrielle no ATR lançou as bases para o Centro de Bem-Estar e Resiliência SAHMRI, que incorpora os documentos produzidos por tais residências.

Jos de Blok é o fundador e CEO da Buurtzorg, uma organização pioneira de saúde, criada há 10 anos, com um modelo inovador de atendimento holístico em domicílio. Jos é enfermeiro e criou a Buurtzorg para melhorar os serviços tradicionais de cuidado oferecidos na Holanda. A organização revolucionou o atendimento de bairro na Holanda, servindo hoje a mais de 70.000 pessoas por ano, entre idosos, pessoas com deficiência e outras que necessitam de serviços em domicílio. A Buurtzorg iniciou seu processo de internacionalização pela Suécia e hoje atua também nos Estados Unidos, Bélgica, Japão, China, República Tcheca, Coreia, Escócia e no Reino Unido.

Daniel Sancho é sociólogo espanhol especializado em pesquisa qualitativa em saúde social, dependência, cultura do cuidado e envelhecimento. Em 2008, recebeu prêmio nacional em pesquisa de ciências sociais sobre envelhecimento "Infanta Cristina" para seu estudo "Dimensões subjetivas do envelhecimento". É doutor em sociologia pela Universidade Complutense de Madri, com tese sobre os determinantes culturais em relação a valores morais nas relações de cuidado na Espanha. Daniel também trabalha com etnografia visual, com documentários sobre o papel social de pessoas idosas. Seu projeto audiovisual para o Governo do País Vasco "Legado" foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como uma das nove melhores práticas amigas do idoso contra idadismo/ageísmo.



Organização: Centro Internacional de Longevidade Brasil e Iamspe

Apoio: Bradesco Seguros, Consulado Geral do Reino dos Países Baixo, Universidade Aberta à Terceira Idade USP

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Centro Integralidade do Iamspe

Avenida Ibirapuera, 1.215 - Vila Clementino

3º andar

São Paulo, São Paulo

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo