Simulação em Healthcare I
Informações do evento
Sobre este evento
SOBRE O EVENTO
O treinamento Simulação em Healthcare I foi desenvolvido com o intuito de capacitar os participantes a desenvolverem modelos de simulação dinâmica utilizando um dos mais novos e modernos softwares de simulação de eventos discretos, baseado em agentes, SD e fluxos contínuos do mercado mundial. Com o FlexSim Healthcare, o único simulador plataforma aberta do mundo, os participantes aprendem a realizar customizações com as diversas funções pré-programadas já presentes nas propriedades dos objetos. Usado para aplicações nos principais e melhores hospitais do mundo para planejamento de capacidade sob diferentes perfis de demandas, dimensionamento de headcount com otimização de escalas médicas, enfermeiros e técnicos, comissionamento virtual, análise e planejamento assertivo de layouts, estudo sobre balanceamento do fluxo e atividades de pacientes em hospitais. Também é apresentada uma abordagem básica usando os novos recursos Process Flow para ilustrar situações práticas de modelagem de regras de priorização no atendimento de pacientes de risco elevado, restrições e sequência de tarefas, sem a necessidade de codificação. Tudo isso usando uma abordagem de projetos em simulação, passando pelas diferentes etapas desde a definição de escopo de projetos até a validação e análise de cenários, um insight inicial para advanced analytics.
CARGA HORÁRIA:
O tempo de duração do treinamento Simulação em Healthcare I é de aproximadamente 30 horas.
MATERIAL INCLUSO·
- Material didático exclusivo (em arquivo digital).·
- Certificado de conclusão (com o mínimo de 75% de presença)·
- Software DEMO FlexSim
É necessário que cada participante compareça com notebook, mouse e o software DEMO FlexSim previamente instalado (as instruções para efetuar a ativação serão enviadas com antecedência).
DATA E LOCAL
O curso ocorrerá nos dias 15 e 16 e 17 de Junho de 2021 das 09h00min até as 13h00mine e no dia 18 de Junho de 2021: das 09h00min até as 11h00min.
Local: Online (Zoom) ou Microsoft Teams
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Treinamento Simulação em Healthcare I
Módulo 1: Apresentação do Curso e Introdução à Simulação
- Breve contextualização sobre a FlexSim· Estrutura do curso
- Definição de Simulação· Classificação de modelos· Simulação Determinística e Estocástica
- Simulação de Eventos Discretos e Contínuos· GIGO – (Garbage In – Garbage Out)· Input de Dados
- Simulação baseada em Agentes
Módulo 2: Introdução ao FlexSim Healthcare
- Ambiente do software
- Descrição dos principais objetos
- Criação de Grupos e Objetos 3D
- Criação do Fluxo de Pacientes
- Configuração da demanda de pacientes
- Configuração de Recursos (Salas de Exame, Triagem, Recepção, Raio-X e outros)
Módulo 3: Objetivo & Escopo e Modelagem Conceitual
- Objetivo de um projeto de simulação
- Escopo de um projeto de simulação
- Importância de Modelagem Conceitual em Projetos de Simulação
- Tipos de Modelagem Conceitual
Módulo 4: Análise de Dados· Coleta de dados
- Tratamento de dados
- Ferramenta Expert Fit para teste de aderência de curvas de distribuição
- Análise de Dados
Módulo 5: Modelagem do ‘AS IS’
- Construção de um modelo de simulação ‘AS IS’ que será usado como base para balanceamento de fluxo e atividades hospitalares, dimensionamento de headcounts, planejamento de capacidade sob diferentes demandas.
Módulo 6: A* e Fluxo de Pacientes
- Construção e customização do fluxo de pacientes.
- Otimização do fluxo de pacientes e diagrama de espaguete em hospitais.
Módulo 7: Dimensionamento de Recursos por Turnos
- Configuração dos recursos (salas, equipamentos, médicos, enfermeiras, técnicos, equipes de limpeza e manutenção).
Módulo 8: Manutenção de Salas & Equipamentos e Customização de Estados
- Configuração e customização de manutenção e limpeza em diversos equipamentos e salas do hospital;
- Customização dos estados dos recursos dentro do modelo;
Módulo 9: Lógicas Customizadas e Gestão de Diferentes Tipos de Pacientes
- Configuração do nível de risco de pacientes de acordo com a classificação e protocolos adotado pelo hospital (ES1, ES2, risco amarelo, risco vermelho e outros);
Módulo 10: Pacientes de Emergência e Prioridades
- Configuração do milestones para customização dos indicadores
- Configuração dos pacientes de risco elevado em setor de emergência
- Tratativa com prioridades
Módulo 11: Experimentos para Planejamento de Capacidade sob diferentes perfis de demandas
- Experimentos e análise de cenários futuros para planejamento de capacidade sob diferentes perfis de demanda de pacientes;
- Planejamento assertivo e impacto do layout na produtividade de hospitais;
- Melhoria e inovação contínua através do monitoramento e planejamento do LOS (Length of Stay), concentração de pacientes por setor do hospital;
- Dimensionamento da escala ótima de médicos, enfermeiros e técnicos sob diferentes perfis de demanda;
- Overview sob possibilidades de otimização de recursos compartilhados entre UTIs, centro cirúrgico, UPA e Pronto Socorro;
- Dimensionamento de leitos sob diferentes perfis de demanda;
Módulo 12: Road Map para Transformação Digital