Gratuito

Social Impact Business #4

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

inovabra habitat - Auditório 10º andar

Av. Angélica, 2529

Bela Vista

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

SOBRE O EVENTO

O quarto evento Social Impact Business discutirá ações que estão sendo tomadas em suporte ao Objetivo número 4 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, Educação de qualidade para todos até 2030. O Evento reunirá líderes de universidades, empresas e startups, que apresentarão planos e ações que estão sendo realizadas hoje, para inspirar como podemos inovar tendo a sustentabilidade como propósito. Desta maneira, o foco é elencar alternativas para elevar educação de qualidade a quem precisa e, assim, propor caminhos efetivos para combater, por exemplo, o analfabetismo, além de melhor eficácia na educação de adultos e o empreendedorismo.

Os dados são alarmantes. Dados recentes do Instituto de Estatística da UNESCO (UIS, na sigla em inglês) mostram que há ainda cerca de 262 milhões – ou uma em cada cinco – de crianças, adolescentes e jovens entres seis e 17 anos fora da escola. O número cresce para uma em cada três crianças fora da escola em países de renda baixa e média-baixa. O UIS leva em consideração séries históricas, médias regionais e indicadores sobre assuntos-chave de políticas relacionadas ao acesso às escolas, à participação e à conclusão em níveis educacionais, aos resultados de aprendizagem, de igualdade, de professores e ao financiamento da educação.

Embora vários países tenham progredido na remoção de barreiras para o alcance das metas de educação nos últimos anos, ainda estão fora da escola 64 milhões de crianças de ensino infantil (entre seis e 11 anos), 61 milhões de adolescentes de ensino fundamental (entre 12 e 14 anos) e outros 138 milhões de jovens de ensino médio (entre 15 e 17 anos). Meninas ainda enfrentam obstáculos na maioria das regiões, principalmente na África Subsaariana, onde têm mais chance de serem excluídas da educação do que meninos. A recusa à educação continua sendo moldada pela riqueza, com lacunas significativas que começam a aparecer ainda no ensino infantil, com quase todas as crianças matriculadas no ensino infantil em países de renda alta, enquanto em países de baixa renda baixa essa taxa cai para 80%. Aumentam, inclusive, com a idade: 60% dos jovens de ensino médio não estudam em países de baixa renda.

Dos dez pontos descritos no objetivo, quatro estão relacionados à atenção da educação técnica e empreendedora, o que também se traduz por consumo, produção e industrialização sustentável. O Brasil ainda está caminhando para o aprimoramento educacional de empreendedorismo. Atualmente ocupa a 56ª posição, dentre 65 países, em um ranking de educação empreendedora, preparado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Para se ter uma ideia do atraso nacional, já no início do século XXI, o Parlamento Europeu estipulou empreendedorismo como uma competência educativa. Naquela época, 13 países da União Europeia colocaram o tema como estratégia nacional de ensino e hoje mais da metade desses países estão reformulando suas grades curriculares para incluir a temática.

A intenção do evento é indicar saídas para esse quadro, com a participação de líderes de universidades, o setor de educação da SAP e startups que trabalham nesse setor. Como exemplos, representantes da UniBrad, DreamShaper, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais e os institutos Mauá de Tecnologia e Ayrton Senna. Vamos dialogar a respeito?



SOBRE O(S) PALESTRANTE(S)

Emilio Munaro
Graduado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Mkt e Comunicação pela ESPM e um Mestrado em Administração Internacional pela Rotmann Business School, Universidade de Toronto no Canadá. Durante os últimos 20 anos, foi executivo de empresas multinacionais americanas, entre elas, IBM e McAfee. No entanto, foi na Microsoft como o primeiro Diretor de Educação no Brasil que decidiu se especializar na área. Concluiu um curso de Políticas Públicas e Educação em Harvard e há mais de 12 anos dedica-se ao estudo da educação pública brasileira e mundial, com foco em desenvolvimento socioemocional, tecnologia e inovação. É membro eletivo do Movimento Todos Pela Educação e atualmente Diretor de Desenvolvimento Global & Inovação do Instituto Ayrton Senna. Professor de Inglês, leciona semanalmente como voluntário para alunos de comunidades carentes em São Paulo, há mais de 15 anos através da ONG Cidadão Pro Mundo e apaixonado por história e novas culturas já esteve presente em 106 países no mundo.

Osvaldo Luiz Nogueira
Gerente de Educação Corporativa com oito anos de experiência em Sistemas de Educação Corporativa, Treinamento e Desenvolvimento, Trilhas de Aprendizagem e Liderança. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília com Pós-Graduação em Gestão pela FGV e Especialização em Educação Corporativa pela FIA-USP. Atualmente trabalha na Universidade Corporativa Bradesco (UniBrad).

Felipe Andrade Rodrigues
Graduado em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Entrou no mundo do empreendedorismo cedo com um pequeno negócio no interior de São Paulo, enveredando para o campo da educação para poder propagar e estimular outras pessoas neste ambiente.
Gerente de Operações da DreamShaper – empresa responsável por ajudar mais de 100.000 alunos a desenvolverem habilidades socioemocionais e do mundo do trabalho e ainda a entrarem em contato com o mundo do empreendedorismo.

Prof. Aecio Lira, Ph.D

Ex-Diretor da EE.UFMG. Engenheiro Civil /EE.UFMG. Mestre em Estruturas /Coppe-UFRJ. Doutor em Estruturas/M.S.U/USA. Pos-Doutor em Estruturas/M.I.T./USA. Professor visitante da University of Illinois at Urbana-Champaign/USA. Consultor de Engenharia na área de Análise Dinâmica de Estruturas. Ex- Vice-Presidente Acadêmico da Kroton. CEO da EduQualis. Assessor e Consultor-Executivo das Mantenedoras da FEAMIG e FASEH , em Belo Horizonte. Coordenador e Membro do Conselho Multidisciplinar do Híbrido Engenharias da Unicesumar

Isabel Oliveira

Economista formada pela PUC – Rio de Janeiro, Pós-graduada em Gestão da Cadeia de Suprimentos pela FIPAI, USP de São Carlos, com Certificação Executiva em Estratégia e Inovação MIT SLOAN School of Management.

30 Anos atuando em empresas de Tecnologia sendo 22 Anos na área de Educação da SAP, responsável pela capacitação do Ecossistema de profissionais de empresas clientes, parceiros, funcionários e profissionais independentes. Nos últimos 3 anos atuou com a gestão do negócio de Educação para o Brasil. Atualmente atua com Desenvolvimento de negócios de Educação para a America Latina.

Prof. José Carlos de Souza Junior

Graduado em Engenharia Elétrica ênfase em Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá (1992). Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004).

Atualmente é Reitor e professor dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, além de consultor associado da Versor Inovação Tecnológica.

Possui experiência na área de Engenharia Eletrônica, com ênfase em Sistemas de Processamento Digital de Sinais, atua principalmente nas seguintes áreas: Microcontroladores, Processamento de Imagem, Sistemas Embarcados e Processamento Digital de Sinais.

José Roberto Castilho Piqueira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1987) e livre-docência em Controle e Automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor titular (Concurso Público em 1999) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, da qual foi Diretor (03/2014 a 03/2018), tem 115 artigos indexados na principal coleção da Web of Science (3 Editoriais, 94 em periódicos, 18 em congressos; h=14), orientou 24 mestrados, 26 doutorados e supervisionou 10 pós-doutorados. Participa dos corpos editoriais dos periódicos: Journal of Electrical and Computer Engineering (Hindawi - Editor Associado) e Journal of Taibah University for Science(Elsevier - Editor de Matemática Aplicada). É presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia e do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica, com ênfase em Teoria Geral dos Circuitos Elétricos, sendo pesquisador CNPq 1A, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica, bifurcação, sincronismo, caos e modelos matemáticos.



INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

A ENTRADA NO EVENTO SÓ É GARANTIDA PARA AQUELXS QUE RECEBERAM CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO POR EMAIL. LISTA DE ESPERA NÃO É CONFIRMAÇÃO E O ACESSO NÃO SERÁ LIBERADO;

O ACESSO AO HABITAT DEPENDE DE APRESENTAÇÃO OBRIGATÓRIA DE UM DOS SEGUINTES DOCUMENTOS: RG, CNH OU PASSAPORTE;

O ACESSO AO HABITAT SÓ SERÁ LIBERADO COM 30 MINUTOS OU MENOS ANTES DO INÍCIO DO EVENTO;

O ACESSO AO HABITAT NÃO SERÁ LIBERADO COM MENOS DE 30 MINUTOS PARA O TÉRMINO DO EVENTO.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

inovabra habitat - Auditório 10º andar

Av. Angélica, 2529

Bela Vista

São Paulo, SP 01227200

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo