Sociobiodiversidade e Autocuidado
Informações do evento
Sobre este evento
Com a chegada dessa nova estação, nossas florestas, campos e demais ecossistemas se transformam com suas flores, frutos, filhotes e toda a sua pujança. Essa relação entre os animais, plantas e fungos nos diferentes ecossistemas compõe a biodiversidade brasileira e está muito associada às populações humanas que convivem e manejam esses ambientes, permitindo a conservação da biodiversidade.
Esses grupos compõem a diversidade cultural brasileira, como os indígenas, quilombolas, pescadores, agricultores, cujos modos de vida permitem a sustentação da vida em todo planeta.
Essa relação intrínseca entre modos de vida e a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas dá a base para o conceito de sociobiodiversidade, um conceito eminentemente brasileiro.
Ao mesmo tempo, esse despertar de um novo ciclo nos brinda com seus cheiros, gostos, cores e beleza. Essa relação que nos nutre de diferentes formas está intimamente associada ao autocuidado de cada um de nós e da vida no planeta.
Quando a biodiversidade é trazida para o contexto do nosso cotidiano, e ela começa a fazer parte do nosso banho, cuidados com nossa pele, cabelos, nossa alimentação, os utilitários de nossa casa, as cores de nossas roupas e das tintas com que pintamos, estamos promovendo cadeias produtivas sustentáveis, envolvendo esses grupos e promovendo a sustentação da vida no planeta para nossa e as futuras gerações de todos os seres da terra.