Talk: Futuros Ancestrais para Transformar a Moda
- Ages 18+
Programa Futuros para a Moda na Prática: Talk 3: Futuros Ancestrais para Transformar a Moda
Data e hora
Localização
Instituto Ling
João Caetano , 440 Três Figueiras Porto Alegre, RS 90470260 BrazilPolítica de reembolso
Sobre este evento
- O evento dura 1 hora 30 minutos
- Ages 18+
- Estacionamento pago no local
Com Pedro Hermano, Lina Olaya (COL) e convidados de Porto Alegre | Mediação: Paula Visoná e Vikctória Fernandez
Neste Talk, que antecede a oficina prática do módulo Futuros Ancestrais para Transformar a Moda, os convidados compartilham suas experiências e pesquisas sobre práticas ancestrais que desafiam os padrões da moda industrial e apontam caminhos mais sensíveis e sustentáveis para o presente.
Com mediação de Paula Visoná e Vikctória Fernandez, o encontro reúne o artista e pesquisador Pedro Hermano, a designer e educadora colombiana Lina Olaya, além de convidados de Porto Alegre: integrantes do grupo de pesquisa da UFCSPA e a designer e criadora Mariana Basualdo.
Juntos, eles discutem o potencial transformador de técnicas como tingimento natural, processo de tecelagem dos povos originários e biofabricação, explorando a força de um futuro pautado na ancestralidade como impulso para imaginar novas formas de criar e se relacionar com a moda.
Sobre os Ministrantes:
Victoria Fernandez
Doutora e Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pesquisa focada na convergência entre Moda, Tecnologia e Estudos de Futuros. Graduada em Design de Moda pela Faculdade Boa Viagem (FBV-PE). Atua há mais de uma década nas áreas de ensino, pesquisa e inovação, com experiência na coordenação e docência em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em diferentes instituições. Atualmente, no SENAI CETIQT, onde exerce a função de Especialista em Design no Núcleo Estratégico da Gerência de Educação e é ponto focal do Centro de Referência em Moda. Tem experiência internacional em pesquisas sobre comportamento de consumo e participou do documentário Art Makers Wearables (Canal ART1).
Paula Visoná
Doutora e Pós Doutora em Comunicação Social e Design (PUCRS e Università di Bologna), com experiência em metodologias de forecast e foresight, estudos de futuros, design, inovação responsável, sustentabilidade e projetação colaborativa de cenários futuros. É formada em Moda (UCS) e Mestre em Design Estratégico (Unisinos). É cofounder da startup Radar ASG, consultoria em ESG, futuros e cultura organizacional com foco em PMEs. Também é Head de Inovação na Luzz Design e Branding, onde desenvolve projetos de pesquisa de comportamento e consumo com foco em projetos de serviço e experiência e, também, é coordenadora do Lab de Antecipação. Foi professora de cursos de graduação em Moda e Design, e coordenadora das especializações em Design Estratégico e Design de Serviços e Experiências da Unisinos.
Convidados:
Lina Olaya
Lina Olaya é designer industrial, professora e pesquisadora da Universidad Nacional de Colombia. Atua no desenvolvimento de projetos que articulam saberes ancestrais dos povos indígenas com design contemporâneo e tecnologias emergentes. Liderou iniciativas de valorização do artesanato tradicional de comunidades do Cauca (COL), promovendo autonomia econômica e reconhecimento cultural por meio da criação da cooperativa Neephila. Seu trabalho se destaca por conectar design, inovação social e patrimônio imaterial.
Pedro Hermano
Pedro Hermano é designer, stylist e pesquisador focado em design biocêntrico e especulativo, a partir de cosmovisões dos povos originários. É diretor criativo da marca FARPA e atua como consultor em Lean Design no projeto Inova Moda Digital (SEBRAE + SENAI CETIQT). Sua pesquisa envolve o uso de matérias-primas biológicas e tingimentos orgânicos, investigando caminhos para uma moda sustentável, escalável e conectada a práticas ancestrais e tecnologias regenerativas.
Mariana Basualdo
Designer de moda com especialização em pesquisa de tendências. Atuação com foco estratégico em análise de comportamento e inovação de produto, por meio de práticas sustentáveis e abordagens circulares. Desenvolve pesquisas voltadas ao uso de bioplásticos como matéria-prima alternativa para a moda.
A oficina propõe uma imersão no universo do tingimento natural de tecidos, uma prática ancestral que ressurge como alternativa sustentável frente aos impactos ambientais e sociais da indústria têxtil. Através de metodologias acessíveis e adaptadas a diferentes contextos, serão exploradas técnicas de extração de corantes a partir de resíduos orgânicos (como cascas de cebola, café, feijão e raíz de açafrão), além do uso de mordentes caseiros de baixo impacto ambiental.
Grupo Tingimentos UFCSPA
O projeto de Tingimentos Naturais propõe uma imersão no universo do tingimento natural de tecidos, uma prática ancestral que ressurge como alternativa sustentável frente aos impactos ambientais e sociais da indústria têxtil.Com aplicações que vão desde a produção artesanal de peças têxteis até reflexões sobre economia circular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o projeto se propõe a ser um espaço de aprendizado prático, criativo e transformador.
A abordagem metodológica combina princípios de design estratégico, sustentabilidade e inclusão social, promovendo a replicabilidade das técnicas com recursos simples, utilizando utensílios domésticos e protocolos padronizados. As oficinas de tingimento natural desenvolvidas pelo projeto visam não apenas a transmissão de conhecimento técnico, mas também a valorização da cultura do fazer manual, o estímulo à geração de renda e a construção de um olhar crítico sobre o consumo e a moda.
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente: instituto.ling@institutoling.org.br
Política de reembolso:
Em alinhamento com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo para realização do reembolso é de até 7 dias do início da atividade. Caso você tenha efetuado a compra com menos de 7 dias de antecedência à programação/curso, o cancelamento somente poderá ser realizado até 48 horas antes do início do evento.