Terapia Florestal no Parque da Cidade, Rio de Janeiro

Terapia Florestal no Parque da Cidade, Rio de Janeiro

Ações e painel de detalhes

R$60 – R$100

Data e hora

Localização

Parque da Cidade

57 Estrada Santa Marinha

Gávea, RJ 22451-240

Brazil

Ver mapa

Política de reembolso

Vivência de Terapia Florestal

Sobre este evento

No sábado 20 de Agosto de 09h45 às 12h30 acontece a vivência de Terapia Florestal no Parque da Cidade, na Gávea, Rio de Janeiro com Carla Zorzanelli, primeira guia de Terapia Florestal do Brasil.

Em meio à vida na cidade grande, às responsabilidades, trabalho, família, casa e a correria do dia a dia, muitas vezes acabamos nos distanciando da natureza e passamos a sentir que somos separados dela, como se a natureza fosse algo exterior, alheia à nós. Vivemos correndo, estressados, ansiosos. Nossa saúde física é impactada e nossa saúde mental também. Alguns se sentem sozinhos, deprimidos, sem muito propósito. Essa forma de viver trouxe consequências negativas tanto para as nossas vidas pessoais, como para o planeta.

Por isso a Terapia Florestal é tão importante em uma grande cidade com o Rio de Janeiro. É uma forma, mesmo na correria do dia a dia, da gente cuidar da saúde, do bem-estar e também do planeta. 2 horas e meia desacelerando pode te ajudar e muito a relaxar e a melhorar sua saúde física e mental. Estudos científicos recentes mostram que ficar imerso na natureza, até mesmo por um curto tempo, ajuda a regular o sistema nervoso, a pressão arterial e a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, reduz os níveis de ansiedade, estresse, depressão, o cansaço, a hostilidade e a confusão mental. Os resultados mostram um enorme impacto positivo para o corpo e a mente. As pessoas se sentem mais vivas, relaxadas e passam a ter um melhor humor.

Mas como funciona na prática?

A experiência envolve uma leve caminhada, mas não é uma caminhada no sentido tradicional como fazer uma trilha, por exemplo. Ela é facilitada por um guia de terapia florestal, dura aproximadamente duas horas e meia e geralmente não se percorre mais que meio quilômetro. Durante esse período você será guiado por uma série de convites sensoriais suaves que vão lhe ajudar a desacelerar e a se conectar com a natureza ao redor. No decorrer do percurso, também há momentos de silêncio e de compartilhamento do que se está sendo vivenciado, enriquecendo assim, a experiência individual e coletiva.

Quando: Sábado, 20 de Agosto, 2022

Horário: 09h45 às 12h30

Local: Parque da Cidade, G´ávea, Rio de Janeiro

Valor: Temos 3 opções de contribuição (Mínimo, Justo e Abundante)

Sobre Carla Zorzanelli (@carla_terapiaflorestal):

Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por praia, árvores e música, Carla Zorzanelli passou de um modo de vida urbano e antropomórfico a um caminho de volta à uma profunda conexão com a natureza e o mundo não-humano. Depois de um mestrado em Ciência com foco em sustentabilidade e regeneração na Schumacher College no Reino Unido, ela se concentrou em aprofundar seu relacionamento com a natureza ao se tornar uma guia certificada de Terapia Florestal pela ANFT e, ao pesquisar e mergulhar em tópicos como Rewilding, Ecologia Profunda, Xamanismo, sabedorias indígenas, estudos junguianos e regeneração e, viveu em uma tenda no meio da savana na África. Atualmente, está trazendo a Terapia Florestal para o Brasil, onde guia grupos ativamente. Além disso, oferece cursos de conexão com a natureza para diversos públicos relacionados aos tópicos que estudou e é também cofundadora da EcoUniversidade, uma universidade ecológica que promove uma aprendizagem regenerativa com conteúdos focados na construção de um ecofuturo.

Compartilhar com amigos

Salvar este evento

Evento salvo