R$420

Tunga: prosa, ficção e erotismo

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Casa Contexto

Rua Abreu Fialho, 5

sobrado

Jardim Botânico, RJ 22460-240

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
com Luisa Duarte

Sobre este evento

O curso tem como ponto de partida a exposição “Tunga – o rigor da distração” realizada no Museu de Arte do Rio, em 2018 (curada em dupla por Luisa Duarte e Evandro Salles). A mostra reuniu cerca de 200 obras, datadas entre 1973 e 2015, ou seja, um arco que contemplava toda sua trajetória, tendo como eixo central a sua produção em desenhos. Ao redor desse eixo, gravitavam textos (poemas e narrativas ficcionais), esculturas pontuais, fotografias, filmes, assim como uma forte presença do seu pensamento expresso na forma de entrevistas. O título, retirado de um dos seus cadernos de anotações, sinaliza uma forma de conceber o fazer artístico no qual uma rigorosa construção associa-se à livre ação do inconsciente. Assim, ao longo de três aulas iremos abordar três diferentes eixos presentes na exposição, quais sejam: o pensamento de Tunga expresso na forma de entrevistas; as narrativas ficcionais construídas pelo artista como parte importante de inúmeros trabalhos, e, por fim, as relações entre desenho e erotismo.

18/mar: A prosa de Tunga – o pensamento do artista na forma de entrevistas

19/mar: As narrativas ficcionais de Tunga

20/mar: Desenho e erotismo

LUISA DUARTE é crítica de arte e curadora independente. Mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica- PUC-SP. Foi crítica de arte do jornal O Globo de 2009 a 2017. Curadora do programa Rumos Artes Visuais, Instituto Itaú Cultural (2005/ 2006). Coordenadora geral do ciclo de conferências A Bienal de São Paulo e o Meio Artístico Brasileiro – Memória e Projeção, plataforma de debates da 28ª Bienal Internacional de São Paulo, 2008. Organizadora, em dupla com Adriano Pedrosa, do livro ABC – Arte Brasileira Contemporânea, Cosac & Naify, 2014. Foi curadora, em dupla com Evandro Salles, da exposição Tunga – o rigor da distração, no Museu de Arte do Rio de Janeiro, MAR, 2018. Organizadora do livro Arte Censura Liberdade – Reflexões à luz do presente, Editora Cobogó, 2018. Curadora da exposição Adriana Varejão – por uma retórica canibal, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador e Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, 2019. Curadora, ao lado de Solange Farkas, Miguel Lopez e Gabriel Bogossian da 21 Bienal Sesc Vídeo Brasil – Comunidades Imaginadas, sendo responsável também pela curadoria dos Programas Públicos desta edição, Sesc 24 de Maio, São Paulo, 2019.

Política de reembolso:

1. Em caso de cancelamento de aula ou curso por parte da Casa Contexto, a restituição dos valores pagos é completa.

2. Em caso de cancelamento do participante entre 10 dias e 48 horas antes do início do curso, a restituição será de 90% do valor pago ou o participante poderá indicar um substituto (opção sujeita à lotação, mediante confirmação da Casa Contexto).

3. Em caso de cancelamento do participante em menos de 48 horas do início do curso, não haverá restituição.

4. Em caso de não comparecimento do aluno o curso, não haverá restituição.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Casa Contexto

Rua Abreu Fialho, 5

sobrado

Jardim Botânico, RJ 22460-240

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo