Objetivo do curso
Descrever os benefícios da utilização do 2D nas operações de varejo
Analisar as diferenças entre códigos lineares e bidimensionais.
Entender impactos da adoção na operação do negócio. Entender a diferença entre códigos lineares e bidimensionais.
Objetivos de aprendizagem
· Entender a diferença entre códigos lineares e bidimensionais.
· Entender a diferença entre GTIN (número do código de barras) RCN (Número de circulação restrita)
· Reconhecer os diferentes tipos de 2D (GS1 DataMatrix/QR Code).
· Entender estrutura de AIs (Identificadores de Aplicação) e GS1 Digital Link.
· Conhecer o passo a passo de implementação.
Requisitos
Ter conhecimentos básicos no sistema GS1.
Público-alvo
Profissionais do varejo em específico do setor supermercadistas interessados ou participantes de piloto de implementação do 2D.
Visão de Mercado
A segurança e a confiança do consumidor são as principais preocupações de todas as empresas. O uso de códigos de barras 2D nos produtos pode e será um facilitador chave para resolver muitos desafios de negócios, como evitar a venda de produtos vencidos ou em recall.
Diferenciais
A proposta do curso "Implementação de Códigos 2D para Varejo" da GS1 Brasil visa capacitar profissionais do varejo a compreender e aplicar códigos de barras 2D de forma estratégica. O curso abrange criação, integração com sistemas, normas da GS1 e casos práticos. O objetivo é impulsionar a eficiência operacional, rastreabilidade de produtos e aprimorar a experiência do cliente, promovendo a inovação no setor varejista.
Programa detalhado
Módulos e tópicos
1. Institucional GS1
1.1 GS1 no mundo e no Brasil
1.2 Pilares do Sistema GS1
2. Cenário
2.1 Cenário geral: consumidores, varejo, indústria e regulação
2.2 Múltiplas simbologias em uma embalagem
3. O que é o 2D?
3.1 Como o 1D e o 2D são diferentes?
3.2 Exemplos
3.3 O que o 2D no PDV significa?
4. Por que implementar o 2D?
4.1 Benefícios de implementação
5. Como Implementar? Varejo
5.1 Identificação
5.1.1 GTIN - Início da Identificação
5.1.2 RCN
5.1.3 Dados Fixos e Exemplos
5.1.4 Dados Variáveis e Exemplos
5.1.5 Identificadores de Aplicação
5.1.6 Utilização na Prática
6. O que é o Digital Link?
6.1 Definição e Aplicação
6.2 Exemplos
7. Como Começar?
7.1 Hardware - Impressoras Balanças, Leitores e Pontos de Venda
7.2 Software - Frente de Loja e Retaguarda
7.3 Produtos
7.4 AIs selecionados
7.5 Processos
8. Cases
8.1 Brasil
8.2 Globais
9. Exercícios
10. Fechamento
Metodologia
Aulas expositivas, Apresentação de Cases, enquete e exercícios práticos.
O que não será contemplado no curso
Marcas de equipamentos e sistemas.