UM MERGULHO NO FENÔMENO DA POLARIZAÇÃO | será que Goethe pode nos ajudar?

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Noetá

Rua Afonso José de Carvalho, 164

Vila Madalena, SP 05451000

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

UM MERGULHO NO FENÔMENO DA POLARIZAÇÃO
será que Goethe pode nos ajudar?

Com Pilar Cunha e Ana Biglione

Temos falado muito do momento atual brasileiro e do fenômeno da polarização. Alguns de nós se sentem reféns desse momento, cooptados por ele ou mesmo inseguros de como lidar, por vezes paralizados. Queremos dedicar um tempo consistente - um dia de observação qualificada - sobre esse fenômeno, em busca de compreender as forças que vêm atuando nele e em nós, por meio dele e por meio de nós, de forma a construirmos uma leitura mais aprofundada do mesmo e refletirmos a respeito do que nos cabe.

Será um dia de conversas - em pequenos grupos e roda, momentos individuais de reflexão e construção coletiva de leituras e entendimentos. Queremos tanto explorar o fenômeno da polarização como também compreender um pouco mais sobre essa abordagem em si - o jeito como estamos escolhendo ver e atuar no contexto atual.

www.noeta.com.br

Semana Viva! Goethe de 1 a 6 de outubro

Pilar Cunha é geógrafa formada pela Universidade de São Paulo e facilitadora de processos formada nos programas Profides, Artistas do Invisível e Aprimora. Atua desde 2003 no campo do desenvolvimento social e socioambiental, acumulando experiência em organizações não-governamentais e como consultora de desenvolvimento e aprendizagem para grupos, iniciativas e organizações. É sócia da Mirá - assessoria e desenvolvimento, integra a rede de consultores do Instituto Fonte e trabalha em articulação com diferentes parceiros e colegas. Cultiva a abordagem Goetheana para processos sociais em todos os âmbitos da vida.

Ana Biglione é fundadora da Noetá e atua há mais de 12 anos no campo da transformação social e do desenvolvimento de pessoas e organizações. Inspirada por um pensar e fazer mais vivos e de fato transformadores, facilita processos de aprendizagem e consultorias pela noetá e em parceria com diversas pessoas e organizações principalmente no Brasil, Argentina e África do Sul. Formada pela FGV-SP, vem se aprofundando na prática social reflexiva, uma abordagem embasada no pensamento de Goethe, a qual, além de facilitar processos sobre, também faz mestrado na Universidade Alanus (Alemanha, em parceria com a Proteus Initiative, da Africa do Sul).

***

A Prática Social Reflexiva é uma abordagem, um jeito de compreender a transformação social e a realidade da qual somos parte que nasce da pesquisa científica de Goethe e conta com Allan Kaplan e Sue Davidoff como seus pioneiros. Tanto Ana quanto Pilar conheceram esse jeito de ver e se identificaram com ele, caminhando por processos de aprendizagem tanto como participantes quanto como facilitadoras, e reconhecendo essa abordagem como muito mais do que apenas uma prática profissional, mas sim um jeito de estarem no mundo. O pensamento de Goethe se tornou base de inspiração e de organização de sua compreensão de mundo.

Data e hora

Localização

Noetá

Rua Afonso José de Carvalho, 164

Vila Madalena, SP 05451000

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo