Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Upaon Educacional

5 Alameda D

Alto do Calhau, MA 65071-680

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
A maior e melhor simulação do Maranhão chega à sua quinta edição!

Sobre este evento

Criada em 2015, a Simulação Upaon da Organização das Nações Unidas é um Modelo da ONU para estudantes do ensino médio e tem como objetivo transformar os estudantes em delegados durante dois dias de debate e problematizar temas complexos e em evidência no mundo.

A ser realizada nos dias 8, 9 e 10 de Agosto de 2019, a quinta edição da UPAONU dará oportunidade aos alunos de representarem chefes de estado, governantes, diplomatas e jornalistas. Os delegados terão a oportunidade de vivenciar o funcionamento interno de entidades internacionais com o propósito de buscar uma solução para as problemáticas propostas pelos 5 comitês, tudo isso sob a constante cobertura do Comitê Internacional de Imprensa (CII).

É uma proposta interessante para o desenvolvimento do caráter e aprimoramento do senso crítico, habilidades de ora´tória, escrita e negociação; e virtudes como tolerância e respeito.

Esse ano, a novidade da edição está no comitê inteiramente em inglês, o United Nations Security Council (UNSC). Além disso, pela primeira vez teremos a Conferência Internacional sobre Segurança Digital (CISD) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), bem como os já conhecidos Comitê Internacional de Imprensa (CII) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

É muita novidade junta numa só edição. Não vai perder, né?

Pela primeira vez, a UPAONU 2019 apresenta a Conferência Internacional sobre Segurança Digital, com o tema: “Problemáticas da Segurança Digital Frente à Manutenção da Soberania Nacional”.

A internet não apenas derrubou as barreiras geográficas facilitando a nossa comunicação e acesso a informação como também, na contramão disso, trouxe mudanças nas nossas relações interpessoais, no nosso engajamento político enquanto cidadãos e, importante: possibilitou o amplo acesso de terceiros aos nossos dados pessoais e às vezes, até mesmo, de dados sigilosos pertencentes ao Estado. De escândalos de espionagem com Edward Snowden à pacotes de dados comprados por grandes corporações que espalharam “Fake News” ajudando (ou não) a fraudar uma eleição, não são poucas as problemáticas envolvidas quando o assunto é segurança digital.

Como o Estado pode regular a internet para proteger a soberania nacional? Até onde o Google, o Facebook, os algoritmos, os hackers, as grandes empresas, a publicidade exaustiva e o Estado influenciam a nossa vida em sociedade e utilizam nossos dados? Essas são algumas questões que os delegados irão levantar nos debates à procura de uma solução pra essa problemática, importantíssima pro futuro do século XXI.

A Organização Mundial da Saúde tem como missão elevar os padrões de saúde dos países-membros, bem como, por meio da cooperação internacional, controlar epidemias e aliar esforços em busca do controle sobre progressos iminentes na área da saúde.

Mantendo isso em mente, o comitê, com o tema “As implicações das pesquisas genéticas e de células-tronco para a bioética”, buscará retomar o debate que já foi suscitado na primeira edição da simulação, a UPAONU 2015, sobre questões bioéticas como, por exemplo, os embargos para o pleno funcionamento da engenharia genética, a utilização e manipulação de células-tronco na medicina e as terapias gênicas.

Existe um limite para a atuação da medicina? Até que ponto a sociedade civil pode interferir nas decisões que os órgãos públicos especializados tomam a respeito disso? Qual a influência dos Estados teocráticos em uma questão tão delicada quanto essa? Esses serão apenas alguns dos assuntos postos em discussão na quinta edição da UPAONU, objetivando inserir as delegadas e os delegados em um cenário problemático sobre o qual é imperativo que haja troca de informações.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) é a primeira organização regional do mundo, regulamentada em 1948, com sede em Washington. Sua finalidade é estabelecer uma ordem de paz e de justiça, para promover a solidariedade, intensificar a colaboração e defender a soberania, bem como a integridade territorial e independência dos países das Américas.

De modo inédito na UPAONU, o comitê tem por tema "A Crise na Venezuela: Democracia e Cidadania." O país está sofrendo com a pior crise socioeconômica, política e humanitária de sua história. Quais foram os fatores determinantes para a deflagração da crise? Os países americanos podem ajudar na manutenção da segurança dos venezuelanos sem ferir a soberania do país?

Estas e outras questões serão debatidas na quinta edição da simulação, de forma a suscitar a discussão sobre as dificuldades e os problemas enfrentados pelo governo e povo venezuelano. Assim, delegadas e delegados reunidos na OEA terão a oportunidade de ponderar em nome dos Estados Americanos, a situação da Democracia no Estado Venezuelano, e promover a efetiva concretização da Cidadania na Nação.

Todo ano temos uma nova chance de implementar inovações e refletir acerca do que o futuro trará. Em 2019, de acordo com a proposta do nosso tema geral, a UPAONU apresenta outra novidade: um comitê inteiramente em inglês.

Com vocês, o UNSC:

In social convulsion since the Arab Spring brought down its long-time ruler in 2011, Yemen has become the epicentre of the world’s largest humanitarian crisis. Since then, the identitarian, religious and political conflict has escalated to include major countries such as Saudi Arabia, Iran, the United States, the United Kingdon and France.

At UPAONU 2019, the United Nations Security Council shall assemble to discuss and negotiate the possible solutions to the war, which is thought to have killed at least 7,000 civilians and injured another 11,000 and has no end in sight.

O CII é o único comitê que não debate. Os inscritos serão jornalistas e farão toda a cobertura do evento (jornal, marketing, mídias sociais, fotografia, filmagem, logística).

Aqui, o trabalho é sério e começa muito antes dos dias da simulação em si. Os inscritos neste comitê passarão por um processo de seleção prévio, taokei?

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Upaon Educacional

5 Alameda D

Alto do Calhau, MA 65071-680

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo